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quarta-feira, março 29, 2006

TEST DRIVE: TESTAMOS O ASTRA ELITE











Esportivo com muita classe

Lançado em 1998, o Chevrolet Astra foi reestilizado em 2002 e no ano seguinte ganhou motor 2.0L bicombustível, uma estratégia que agradou o consumidor

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Valéria Matias/Paulo Gouvêa

Quando chegaram ao mercado em 2003, os primeiros modelos bicombustíveis da Volkswagen estavam equipados com motores 1.0L e 1.6L.
Já a General Motors optou por investir em propulsores potentes, tanto que o primeiro carro a consumir álcool, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção apresentado pela GM foi o Corsa 1.8L.
A estratégia levou em conta o fato de não existir incentivo fiscal para produtos de menor cilindrada.
No ano seguinte, a Montadora de São Caetano do Sul ampliou as opções para quem procurava motores potentes ao lançar o 2.0L 8V utilizado na Zafira e Astra Hatchback de 2, 4 portas, ou sedã.

Com visual moderno possuí na dianteira grade frontal com barra cromada central integrada ao logo da marca (a gravata Chevrolet).
Na parte traseira, a tampa do porta-malas em conjunto com as lanternas, forma um visual limpo e os emblemas são usados de maneira à realçar a identificação do modelo.

A versão do Astra entregue para esta avaliação foi a Hatch com acabamento Elite (topo de linha).
Logo ao sentar no banco, em couro percebe-se o conforto, as regulagens simples, o mesmo acontece com os comandos elétricos dos espelhos retrovisores vidros das portas.
O painel de instrumentos é de fácil visualização (inclusive as informações do computador de bordo), e os comandos do sistema de som, acoplado ao volante em couro é bem prático. Os detalhes em plástico, que imitam madeira, contribuem com o visual refinado do interior.

Impressões ao dirigir

Ao girar a chave, o motor 2.0 Flexpower mostra-se silencioso, quase imperceptível, mas ao engatar a primeira e arrancar, ele surpreende.
Abastecido com 100% de álcool, desenvolve 127,6 cavalos, o que justifica o tranco no arranque do primeiro contato, pois é uma usina de potência.

Por tratar-se de um modelo esportivo, a relação de marchas é curta e o câmbio macio e preciso.
No Astra, o sistema de acelerador eletrônico (drive by wire- não há cabo), proporciona acelerações rápidas, retomadas precisas, segurança para realizar ultrapassagens, pois o torque máximo está disponível quando atinge 2.600 rpm, abastecido com gasolina e a 2.400 rpm com álcool.

Já o conjunto de suspensão, aliado aos pneus 205/55R16, montados em rodas 16 x 6 (liga leve) favorecem a estabilidade quando o motorista enfrenta as curvas nas rodovias, isso porque tem uma calibragem mais dura.
Ainda vale destacar o sistema Upshifting Light. Acionado por uma tecla colocada no console, ele avisa através de um sinal luminoso no velocímetro, qual o momento exato de realizar a troca de marcha.

Atualmente é comercializado em três opções de acabamento: ADVANTAGE, COMFORT, ELEGANCE e Elite e dois modelos de carroceria, Hatch e Sedã
com duas e quatro portas. O preço sugerido de venda para compras via web na versão Hatch de entrada, é de R$ 42.990 (2 portas) e R$ 48.990 (Sedan 4 portas).

Ficha Técnica

MOTOR

Modelo: X20XE Família II
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.998
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência máxima líquida
Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm Álcool: 127,6 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido
Gasolina: 18,3 mkgf (179,5 Nm) a 2.600 rpm Álcool: 19,6 mkgf (192,3 Nm) a 2.400 rpm
Rotação máxima do motor (rpm): 6.400

Consumo:

Gasolina: 10,0 (Cidade) / 15,7(Estrada) Álcool: 7,2 (Cidade) / 10,8(Estrada) 8

TRANSMISSÃO

Modelo manual: F17-5 Plus WR de 5 velocidades à frente sincronizadas

SUSPENSÃO

Dianteira: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira

FREIOS
Elite- Discos ventilados dianteiros, discos traseiros, com sistema de freios anti-blocante (ABS) de 5a geração

RODAS/PNEUS

Roda tamanho: 16 x 6 - liga leve
Pneus: 205/55R16

DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 2.614
Comprimento total (mm): 4.199
Largura carroceria (mm): 1.709
Largura total (mm): 1.989
Altura (mm): 1.431
Altura mínima do solo (mm): 115
Peso em ordem de marcha (kg): 1.180

CAPACIDADES

Porta-malas (litros): 370 à 1.180
Carga útil (kg): 500
Velocidade máxima (km/h): Gasolina: 198 Álcool: 201
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gasolina: 9s8 Àlcool: 9s1

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