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sexta-feira, março 31, 2006

REVISTA ANTIGOS DE GARAGEM: CONFIRA OS DESTAQUES DA ÚLTIMA EDIÇÃO


JÁ ESTÁ NAS BANCAS A NOVA EDIÇÃO DA REVISTA ANTIGOS DE GARAGEM

CONFIRA OS DESTAQUES:

*SONHO DE OPALEIRO - ESTILO E ORIGINALIDADE NUM 6 BOCAS BOCAS NERVOSO!

*SAIBA COMO TORNAR UM OPALA MAIS ECONÔMICO E COM MAIS TORQUE.

*BRASILEIROS DE FIBRA - PUMA vs BIANCO: A DISPUTA DOS SUPERESPORTIVOS NACIONAIS QUE CONQUISTARAM O BRASIL.

*DODGE DART SE NO ESTILO STREET ROD.

*EMOÇÃO E NOSTALGIA NAS CORRIDAS DA CATEGORIA "CARROS ANTIGOS"

DTM: APRESENTAÇÃO DOS CARROS PARA A TEMPORADA 2006









APROXIMADAMENTE 138 MIL PESSOAS ESTIVERAM NAS RUAS DE DUSSELDORF, ALEMANHA, PARA A APRESENTAÇÃO DOS CARROS E PILOTOS QUE IRÃO DISPUTAR A TEMPORADA 2006 DA DTM.
ENTRE OS PILOTOS QUE ESTARÃO COMPETINDO ESTÃO: JEAN ALESI, MIKA HAKKINEN, HEINZ-HARALD FRENTZEN E BERND SCHNEIDER.

FORMULA 1: PILOTOS DE TESTES FAZEM OS MELHORES TEMPOS DA SEXTA-FEIRA EM MELBOURNE








NOS TREINOS LIVRES PARA O GP DA AUSTRÁLIA DE FORMULA 1, OS PILOTOS DE TESTES FORAM NOVAMENTE OS MAIS RÁPIDOS DA SEXTA-FEIRA , NO CIRCUITO DE MELBOURNE. O MELHOR TEMPO FICOU COM ANTHONY DAVIDSON DA HONDA, O SEGUNDO MELHOR DO DIA FOI ALEX WURZ DA WILLIAMS, E O TERCEIRO FOI ROBERT KUBICA DA BMW SAUBER.

CONFIRA OS TEMPOS:

1. 36 DAVIDSON Honda M 1'26"822 219.884 Km/h
2. 35 WURZ Williams Cosworth B 1'26"832 + 0'00"010
3. 38 KUBICA BMW Sauber M 1'27"200 + 0'00"378
4. 12 BUTTON Honda M 1'27"213 + 0'00"391
5. 1 ALONSO Renault M 1'27"443 + 0'00"621
6. 5 M.SCHUMACHER Ferrari B 1'27"658 + 0'00"836
7. 3 RAIKKONEN McLaren Mercedes M 1'27"773 + 0'00"951
8. 11 BARRICHELLO Honda M 1'28"075 + 0'01"253
9. 4 MONTOYA McLaren Mercedes M 1'28"200 + 0'01"378
10. 6 MASSA Ferrari B 1'28"227 + 0'01"405
11. 2 FISICHELLA Renault M 1'28"280 + 0'01"458
12. 17 VILLENEUVE BMW Sauber M 1'28"440 + 0'01"618
13. 14 COULTHARD RedBull Ferrari M 1'28"531 + 0'01"709
14. 9 WEBBER Williams Cosworth B 1'28"860 + 0'02"038
15. 16 HEIDFELD BMW Sauber M 1'29"053 + 0'02"231
16. 8 TRULLI Toyota B 1'29"138 + 0'02"316
17. 21 SPEED Toro Rosso Cosw. M 1'29"196 + 0'02"374
18. 7 R.SCHUMACHER Toyota B 1'29"379 + 0'02"557
19. 18 MONTEIRO Midland Toyota B 1'29"713 + 0'02"891
20. 37 DOORNBOS RedBull Cosworth M 1'29"876 + 0'03"054
21. 15 KLIEN RedBull Ferrari M 1'29"879 + 0'03"057
22. 10 ROSBERG Williams Cosworth B 1'29"933 + 0'03"111
23. 40 JANI Toro Rosso Cosw. M 1'30"686 + 0'03"864
24. 20 LIUZZI Toro Rosso Cosw. M 1'30"734 + 0'03"912
25. 19 ALBERS Midland Toyota B 1'30"830 + 0'04"008
26. 39 WINKELHOCK Midland Toyota B 1'31"260 + 0'04"438
27. 22 SATO S. Aguri F1 Honda B 1'32"556 + 0'05"734
28. 23 IDE S. Aguri F1 Honda B 1'34"224 + 0'07"402

STOCK CAR: FONTES E SPERAFICO DEMONSTRAM CONFIANÇA DE VETERANOS NA APRESENTAÇÃO DA EQUIPE



Dupla será comandada pelo experiente Jorge de
Freitas, que soma dois títulos e 27 vitórias na categoria.

Nem parece que esta será apenas a segunda temporada completa de Rubens Fontes e Rodrigo Sperafico na Stock Car. Eles foram apresentados oficialmente como pilotos da equipe Neosoro JF Racing nesta quinta-feira (30), em São Paulo, demonstrando muita confiança para o campeonato que começa no próximo dia 9 de abril, em Interlagos (SP). O otimismo é resultado do desempenho de ambos no ano de estréia, do histórico em outras categorias e da estrutura da equipe, que soma dois títulos na categoria e jamais ficou fora do grupo dos dez primeiros colocados. Manter o bom retrospecto e levar a Neosoro JF Racing à disputa pelo título são as missões que Ruben Fontes e Rodrigo Sperafico assumem a partir da semana que vem, com os primeiros treinos de 2006.

Para o chefe de equipe, Jorge de Freitas, o time está pronto para voltar a vencer o campeonato. "Nós temos uma das melhores duplas de pilotos do grid, o que só faz crescer a minha responsabilidade. Preciso entregar um carro rápido e confiável para os dois em todas as etapas, porque sabemos que eles têm potencial para chegar ao título e exigem um equipamento competitivo", afirma Jorge de Freitas, que desde janeiro vem acertando os detalhes para o campeonato, enfrentando jornadas de trabalho de até 16 horas na oficina da equipe, em Petrópolis (RJ). "É um trabalho muito delicado. È como mecânica de avião. Se alguém errar, cai. Nossa equipe tem se dedicado 100% para que esteja tudo muito bem preparado na primeira etapa", conclui.

O goiano Ruben Fontes, que conquistou uma vitória logo no ano de estréia, tem como principal meta chegar à disputa pelo título nesta temporada da Stock Car. "Quero marcar o maior número de pontos possível na primeira fase, para estar entre os dez que disputarão o playoff decisivo nas quatro últimas etapas. A estratégia é ser mais cerebral no início do ano e agressivo na fase final", revela o piloto. Seu companheiro de equipe será o paranaense Rodrigo Sperafico, que estréia na equipe. "Aprendi muito no meu primeiro ano de Stock Car e tenho tudo para conquistar ainda mais resultados positivos em 2006, correndo pela equipe do Jorge de Freitas", comenta.

A dupla da Neosoro JF Racing começa a enfrentar os desafios da nova Stock Car, que chega com regulamentos técnico e esportivo completamente modificados, a partir da próxima terça-feira (4). Serão dois dias de treinos coletivos, reunindo todas as equipes do grid. Como os testes de pré-temporada são proibidos na categoria, esta será a única oportunidade de pilotos e equipes trabalharem com o coletor de dados (o chamado PI), com os novos pneus importados da Itália (que ficaram mais duros e resistentes) e as novas barras estabilizadoras antes do início do campeonato.

Dinho Leme Comunicação
Fotos: Carsten Horst

STOCK CAR: TEMPORADA 2006 TERÁ 90 CARROS




Ainda faltam algumas definições, mas até o momento estão
confirmadosno grid43 pilotos na V8, 30 na Light e 17 na Jr.

São Paulo - A Stock Car Brasil vai confirmando sua condição de principal categoria do automobilismo nacional. A temporada 2006, que começará no dia 9 de abril, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, contará com nada menos do que 90 carros, sendo 43na Stock Car V8 , 30 na Stock Car Light e 17 naStock Jr. A marca supera a do ano passado, quando a disputa com maior grid contou com 70 veículos com duas categorias, confirmando o crescimento da Stock Car Brasil. A primeira ação oficial da categoria acontece nos dias 4 e 5 de abril, com os treinos coletivos em Interlagos e a presença dos pilotos da V8, Light e Jr.

Na Stock Car V8, que este ano marca a estréia do Volkswagen Bora ao lado do Chevrolet Astra e do Mitsubishi Lancer, são 43 carros. A relação de equipes e pilotos já confirmados é a seguinte: Astra - Medley/A.Mattheis, Giuliano Losacco e Guto Negrão; Vogel Motorsport, Thiago Camilo e Gualter Salles Jr.; Boettger Competições, Alceu Feldmann e Allam Khodair; Bassani Racing, Mateus Greipel e Renato Jader David; MT Racing, Wanderlei Rack Junior; Hot Car Competições, Popó Bueno e Geraldo Rola; L&M Racing, Valdeno Brito e Wagner Ebrahim; Scuderia 111, Nono Figueiredo e Felipe Gama;Powertech, Diogo Pachenki e Hybernon Cisne; JF Racing, Rodrigo Sperafico e Rubens Fontes; Carreira Racing, Luis Carreira e Fábio Carreira; M4T Motorsport, Paulo Salustiano; e AJ5 Racing, Adalberto Jardim; Lancer - Eurofarma RC, Antonio Jorge Neto e Cacá Bueno; AMG Motorsport, Ingo Hoffmann; Katalogo Racing, Ricardo Maurício; Nascar Motorsport, Christian Conde e Ricardo Etchenique; Terra/Avallone, Felipe Maluhy e Christian Fittipaldi; Officer Pamplona’s Motorsport, Duda Pamplona; Bora - Action Power, Luciano Burti e Thiago Marques; Amir Nasr Racing, Hoover Horsi;WB Motorsport, Chico Serra; RS Competições, Rogério Santos; Sama-Gomesport, Pedro Gomes; e CA Competition Team, Carlos Alves.

Já na Stock Car V8 Light,o campeonato contará com 30 carros e a presença de nove equipes novas, deixando claro que a categoria continua sendo atrativa como preparação para a V8. As equipes e pilotos confirmados são estes, todos com Chevrolet Astra: WT Racing, Wigberto Tartuce; Carreira Racing, Gustavo Sonderman e Lucas Schowambach; F&F Racing, Afonso Bastos; Full Time Sports, Daniel Landi, Otávio Mesquita e Patrick Rocha; Hot Car Competições, Jefferson Endo e Paulo Roberto Bonifácio; RC Competições, Liko Kaesemodel; TG Competições, Tiago Gonçalves e Felipe Nogueira; W2 Racing, Rafael Daniel; Pachenki Motorsport, Alexandre Izzo; M4T Motorsport, William Starostik e Guilherme Figueroa; GS Racing Team, Gustavo Sucolotti; Nordeste Racing, Alcides Moreira; J. Racing, Murillo Macedo; A. Guaraná Sports, Leonardo Burti e Rodrigo Stefanini; Bennamed Motorsport, Renato Russo, Cristiano Frederico e Eduardo Borges; AMG Motorsport, Norberto Gresse; Nova/RR Competições, Ariel Barranco e Marcos Gomes; WB Motorsport, Daniel Serra; e L&M Racing, Giuseppe Vecci.

"A Stock Car Brasil vai conquistando cada vez mais espaço graças ao trabalho profissional de todos os envolvidos. Esses números nos deixam bastante felizes e fazem com que nos esforcemos mais para manter o nível da categoria. As mudanças na competição e a entrada de novas equipes vão dar uma emoção extra para a Stock Carl", destaca Carlo Col, diretor da Vicar Promoções, realizadora da Stock Car Brasil 2006.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen, Mitsubishi e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga

Fotos: Carlos Pandolfe

MERCADO: GENERAL MOTORS DO BRASIL REALIZA MEGA FEIRÃO NO CAMPO DE MARTE, EM SÃO PAULO


Feirão Seleção Chevrolet" terá disponíveis aos consumidores mais de 5.000 veículos novos e seminovos

A General Motors do Brasil utilizará pela segunda vez um amplo espaço do Campo de Marte, no bairro de Santana, em São Paulo, para realizar o "Feirão Seleção Chevrolet", nestes próximos sábado e domingo (1º e 02 de abril de 2006). No local, a ação conjunta de varejo da GM contará com a presença de 30 concessionárias Chevrolet da Região Metropolitana de São Paulo.

Serão oferecidas aos clientes condições especiais de preços, além de taxas de juros bastante competitivas e prazos de financiamento de até 48 meses. A taxa mensal de juro de 0,99%, por exemplo, será um grande atrativo especificamente para o modelo Corsa 1.0, zero-quilômetro, nas configurações hatchback e sedã.

Outra oferta especial será o Classic 1.0 com motor Flexpower, ano-modelo 2006, pelo preço promocional de R$ 24.990,00. Também estará disponível o Celta 1.0, série especial "Seleção" que, por meio do plano "Smart Buy", poderá ser adquirido com um entrada de R$ 14.814,00 (60% do valor do veículo) e 24 parcelas mensais fixas de R$ 284,00.

"Mais uma vez utilizaremos este tradicional espaço do Campo de Marte para oferecermos inúmeras oportunidades aos nossos clientes, como resultado da iniciativa da GM em parceria com a nossa rede de concessionários Chevrolet", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

As ofertas do "Feirão Seleção Chevrolet"

Durante o "Feirão Seleção Chevrolet" haverá também o "Espaço Nova Geração", no qual, segundo Santiago Chamorro, diretor de Vendas da GM do Brasil, "os visitantes poderão conhecer e reservar o Celta Nova Geração, pelo nosso programa de pré-lançamento de vendas do novo modelo".

Os clientes que comprarem o modelo Astra ganharão dois ingressos, válidos para a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Stock Car, que ocorrerá em Interlagos, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de abril de 2006.

Os clientes que visitarem o "Feirão Seleção Chevrolet", terão uma ampla área para estacionamento gratuito. No local haverá um plantão do Banco GMAC, para atender aos clientes que quiserem comprar seus veículos financiados.

A General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327,000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Em 2005, foram comercializados globalmente 9,17 milhões de veículos para passageiros e comerciais da GM com as seguintes marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saab, Saturn e Vauxhall. A GM também administra uma das maiores companhias financeiras do mundo, a GMAC, que oferece financiamento para veículos, residências e também seguros. A subsidiária da GM OnStar é a líder da indústria automobilística em termos de segurança veicular, patrimonial e de serviços de comunicação. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.gm.com.

Carlos A. Pereira de Souza
Renato Acciarto

PORSCHE GT3 CUP: CLASSIFICAÇÃO E CORRIDA NESTE SÁBADO EM INTERLAGOS





Os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil terão uma programação diferente na abertura da temporada 2006, neste sábado (01 de abril) em Interlagos. Às nove horas da manhã, eles participarão do treino classificatório que definirá o grid de largada da primeira corrida do ano, com largada prevista para as 11h00. A segunda corrida começará às 14h55. Cada uma terá 25 minutos de duração.

Em 2005, os treinos classificatórios foram sempre realizados no dia anterior às provas. Ao passar a definição do grid da primeira etapa para a manhã de sábado, os organizadores proporcionaram aos pilotos a participação em duas sessões de treinos livres nesta sexta-feira. Dessa maneira, haverá mais tempo para adaptação aos Porsche 911 GT3 Cup nesta primeira etapa. Como já acontecia antes, o resultado final da primeira corrida do dia define também o grid de largada para a segunda.

O campeonato de 2006 passa a ter também um novo patrocinador. O laboratório farmacêutico Medley se junta à Stuttgart Sportcar, importador oficial Porsche para o Brasil, e à Yokohama, fornecedora dos pneus usados por todos os carros.

A programação da abertura do GT3 Cup Challenge Brasil é a seguinte:

Sexta-feira, 31 de março

11h45 às 12h15: treino livre 1
16h10 às 16h40: treino livre 2

Sábado, 01 de abril

09h05 às 0h25: treino classificatório
11h00: primeira etapa (25 minutos mais uma volta)
14h55: segunda etapa (25 minutos mais uma volta)

A lista de pilotos inscritos para a corrida é esta:

1-Beto Posses
3-Totó Porto
5-Antônio Hermann
7-Roberto Samed
8-Marcelo Ometto
9-Xandy Negrão
11-Omilton Visconde Jr.
12-Clemente Lunardi
15-Henry Visconde
18-Charles Reed
21-Luís Zattar
27-Ricardo Baptista
31-Marcos Moraes Barros
34-Maurizio Billi
51-Otávio Mesquita
55-Marcel Visconde
57-Guilherme Figueiroa
63-Sérgio Ribas
65-Válter Rossete
78-Haroldo Pinto
99-Tom Valle

GT3 Cup Challenge Brasil
www.porsche.com.br
Luiz Alberto Pandini
Foto: Vinicius Nunes

FORMULA MUNDIAL: ANTONIO PIZZONIA VAI CORRER EM LONG BEACH


Brasileiro vai integrar a equipe Rocketsports Racing

O brasileiro Antonio Pizzonia, que até o ano passado atuava na equipe Williams na Fórmula 1, foi anunciado como piloto da Rocketsports Racing para a prova de abertura da Fórmula Mundial, de 7 a 9 de abril em Long Beach, na Califórnia (EUA). "Estou muito feliz com a oportunidade que a Rocktesports está me dando", agradeceu o amazonense. "Correr na Fórmula Mundial será uma experiência nova para mim, e um bom desafio. Eu estava precisando voltar a competir e estou entusiasmado para estar com a equipe Rocketsports", disse o piloto de 25 anos de idade.

Antonio Pizzonia testou há duas semanas atrás o Lola/Cosworth/Bridgestone da Rocketsports, e no próximo sábado e domingo volta a treinar em Houston, no Texas, onde ficou a apenas três décimos de segundo do recorde do do canadense Paul Tracy no Mercedes-Benz of Sugar Land Road Course (MSR). "Eu gostei de testar com eles em Houston, então, estou ansioso para trabalhar com eles novamente", assegura. "O teste neste fim de semana será muito importante para mim e a equipe, para nos preparamos para a primeira corrida. Com apenas 350 km de experiência que tive com este carro, durante dois dias incompletos de treinos, preciso de mais quilometragem para me familiarizar com o Champ Car. Então, esses testes extras serão bons para eu aprender mais e me preparar para Long Beach", confia Pizzonia.

Um dos proprietários da Rocketsports Racing, Paul Gentilozzi ficou impressionado com a performance e experiência de Antonio Pizzonia, o que foi fundamental para convidar o amazonense para defender o time na abertura do campeonato de 2006, nas estreitas e traiçoeiras ruas de Long Beach. "Pizzonia mostrou que é muito experiente com monopostos e nos testes que fez em Houston teve um aprendizado muito rápido do Lola-Cosworth. Ele nos mostrou que pode disputar no mesmo nível de outros pilotos experientes na categoria, e que poderá andar na frente", acredita o norte-americano. "Eu estou muito feliz em tê-lo no nosso time, que já tem o pessoal entusiasmado com o seu conhecimento, a sua personalidade maravilhosa e seu espírito vencedor", entusiasma-se Gentilozzi. "Será uma nova experiência para mim e pretendo aproveitar ao máximo esta oportunidade que o Paul Gentilozzi está me dando", respondeu o amazonense.

Baseada em Lansing, no estado de Michigan, a Rocketsports Racing foi fundada em 1985, mas ingressou na Champ Car em 2003. Neste mesmo ano já garantiu duas pole positions e, na temporada seguinte, venceu o seu primeiro Grande Prêmio com o canadense Alex Tagliani. Também já passaram pelo time o francês Nelson Philippe, o britânico Guy Smith, e os norte-americanos Memo Gidley e Ryan Hunter-Reay. No ano passado o alemão Timo Glock foi o Rookie Of The Year (Estresnte do Ano) e terminou o campeonato em oitavo.

MasterMidia Marketing Ltda
J. Alberto Otazú
Fotos: Sydney Davis

FORMULA SÃO PAULO: VICTOR CORRÊA FAZ OS SEUS PRIMEIROS TREINOS OFICIAIS



Treinos livres oficiais para a terceira etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo começam nesta sexta-feira

Com dois treinos livres de 30 minutos cada, começa nesta sexta-feira a programação oficial para a terceira etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo, que será disputada domingo, a partir das 9 horas, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Uma das atrações da categoria será a estréia do tricampeão mineiro e campeão paulista de kartismo Victor Corrêa (Unifenas), pela equipe Alpie Racing. "Eu fiz a Escola de Pilotagem com a Alpie, e resolvi que seria a melhor opção para que eu estreasse no automobilismo. Nos primeiros testes com o Fórmula São Paulo eu me senti confortável e estou ansioso para debutar em treinos oficiais e na corrida", afirma o jovem que completou 16 anos de idade neste mês.

Correndo de kart desde 1999, Victor Corrêa estará realizando um dos grandes sonhos de sua vida, ao disputar a sua primeira corrida de carros. "Todo kartista sonha em ser campeão mundial de Fórmula 1. Comigo não foi diferente, mas eu tenho os pés no chão. Aprendi muito nestes sete anos no kartismo, e sei que é necessário um trabalho de longo prazo, com uma base sólida, para você ter condições de ter sucesso e ir subindo de degraus aos poucos. Por isso optei em começar pela Fórmula São Paulo", comentou com segurança. "Muitos pilotos começaram nesta categoria e saíram da Fórmula São Paulo bem preparados, como recentemente aconteceu com o Nelson Merlo, campeão em 2004 e que no ano passado já foi campeão na Fórmula Renault e agora já está na Fórmula 3. E ainda tem o Vinicius Quadros e o Fernando Galera, que também andaram na Fórmula São Paulo no ano passado e já largaram da pole position nas duas primeiras corridas da Fórmula Renault neste ano", justificou o piloto da Unifenas, que a partir de agora tem o apoio do Auto Jornal, um novo veículo de comunicação do sul de Minas Gerais.

Em seus primeiros treinos com o Fórmula São Paulo, Victor Corrêa teve uma boa adaptação, e a oportunidade de conhecer as reações do carro tanto no seco como em pista molhada. "Minha maior dificuldade foi com o câmbio, pois eu nunca tinha dirigido um carro de rua. O kart só tem acelerador e freio. Com relação às reações do Fórmula, não tive problemas, pois no kart a impressão de velocidade é maior, ele exige reflexos mais rápidos e um preparo físico melhor. Então, não foi difícil", admite o representante de Alfenas. "O traçado de Interlagos também foi fácil de memorizar, tanto o de seco como o de chuva. Agora, nesta sexta-feira, vamos fazer a primeira comparação com os outros pilotos da categoria, para eu ter um parâmetro real", acredita Victor.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 132 cavalos de potência, que chegam a 220 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, Luiz "Colinha" é o preparador dos motores de todos os competidores.

A programação da Fórmula São Paulo em Interlagos é a seguinte:

Sexta-feira -
08h35 às 09h05 – Treino Livre
12h55 às 13h25 – Treino Livre

Sábado
08h35 às 09h00 – Treino de Classificação

Domingo
09h00 – Largada para a corrida

MasterMidia Marketing Ltda
J. Alberto Otazú
Fotos: Vinicius Nunes/Luca Bassani

quinta-feira, março 30, 2006

REVISTA OLD CARS: KARMANN GHIA TC & MP LAFER

JÁ NAS BANCAS A ÚLTIMA EDIÇÃO DA REVISTA OLD CARS COM OS SEGUINTES DESTAQUES:

KARMANN GHIA TC- INSPIRAÇÃO À MODA GERMÂNICA

MP LAFER - O CLONE BRASILEIRO DO MG SÉRIE T DA FÁBRICA LAFER

STOCK CAR: SCUDERIA 111 ANUNCIA NONÔ FIGUEIREDO E FELIPE GAMA



Tradicional equipe da nova fase da Stock Car V8, a Scuderia 111 vai disputar a temporada 2006 com uma dupla de pilotos que promete lutar por vitórias, com o objetivo de chegar às últimas quatro etapas do Campeonato Brasileiro no seleto grupo dos dez pilotos que participarão do Playoff: o experiente Nonô Figueiredo (Henkel/Cobra Automotiva/Correias Automotivas Goodyear/Mobil 1/SKF) e o estreante Felipe Gama (CNA Inglês Definitivo/ Multiforma Gráfica/Fly Tour Viagens). A primeira prova da Stock Car será realizada em São Paulo, no próximo dia 9 de abril.

A mescla de experiência entre os pilotos é a chave do sucesso para o Diretor Técnico da Scuderia 111. "A idéia foi unir um piloto experiente com um piloto de futuro, que já venceu na Stock Car Light", justificou Carlos Chiarelli. "O Nonô dispensa apresentações, é um reconhecido vencedor. E o Gama tem o talento nato, é rápido, e só falta-lhe a quilometragem na Stock Car V8", emendou o engenheiro. A grande novidade do time é a contratação do renomado e experiente engenheiro Anésio Hernandez, e a assessoria técnica do engenheiro Luiz Garcia nos amortecedores.

O jovem piloto Felipe Gama é só entusiasmo para a sua primeira temporada completa na Stock Car V8, depois de ter participado de cinco provas no ano passado, que culminou com pontuação em Buenos Aires, na Argentina. "Na verdade, posso dizer que esta será a minha temporada de estréia. A expectativa é muito boa. Estou contente com este momento. Estou muito feliz com a oportunidade de correr ao lado do Nonô, um piloto que admiro muito e que vai somar bastante na minha carreira", admite o piloto de 26 anos. "E o entusiasmo do time com o Carlão, a chegada do Anésio, e o Luiz Garcia, vão aliar a técnica com o profissionalismo, que serão fundamentais para alcançarmos o sucesso", prevê o piloto, que no ano passado venceu uma prova da Stock Car Light, antes de ingressar na categoria principal.

O experiente Nonô Figueiredo, vencedor de duas provas na categoria, aposta no profissionalismo e união da equipe para alcançar o sucesso nesta temporada. "Acredito muito no trabalho em equipe. A Stock Car está muito profissional e o time tem que estar muito atento, tem que se preocupar com os mínimos detalhes para buscar a performance, e a Scuderia 111 está focada neste objetivo", acredita o piloto de 34 anos. "O Gama já demonstrou que tem condições de estar na Stock Car V8. Acho que teremos uma relação importante, principalmente pela nossa proximidade. Espero trabalhar bem em conjunto, em prol do sucesso de cada piloto. Deverá ser uma troca interessante de experiência. Eu tenho certeza que o Felipe tem a atitude profissional e a vontade de ganhar", elogia Nonô Figueiredo. "Acho que esta combinação e entrosamento de pilotos e equipe técnica vai nos levar ao topo", encerra o diretor da Scuderia 111.

A apresentação dos carros e pilotosda Scuderia 111 será durante os testes coletivos da Stock Car, que tem início na próxima terça-feira (04/4), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

MasterMidia Marketing Ltda
J. Alberto Otazú

COMPETIÇÕES E TUNING: ENTREGA DO 2º PRÊMIO GOODYEAR OFF ROAD REUNIU CERCA DE 400 PESSOAS EM SÃO PAULO






Além da renovação do patrocínio ao Rally dos Sertões 2006, Goodyear também anunciou o prêmio e o concurso de fotografia de arrancada

Em uma grande festa realizada na noite desta terça-feira, no Villa Country, em São Paulo, pilotos, navegadores e dirigentes de provas a motor disputadas na terra foram homenageados no 2º Prêmio Goodyear Off Road. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento que foi um sucesso e está se tornando tradicional, com presença de diversos órgãos de imprensa. Pelo segundo ano consecutivo, a Goodyear premiou os melhores competidores do ano dos campeonatos brasileiros de Rally de Velocidade, Rally Cross Country, Rally de Regularidade, Velocidade na Terra e 4x4 na temporada 2005.

"É uma grande satisfação realizar estes dois prêmios e poder homenagear tanto os competidores quanto os fotógrafos. Também estamos com uma grande expectativa para o prêmio de arrancada, além da renovação da parceria com a Dunas Race para o Rally dos Sertões. Outro ponto importante foi a participação de profissionais dos vários escalões da Goodyear, da área técnica com as fábricas, diretores, departamento de vendas, treinamento, entre outros. Esse é um exemplo de que toda a empresa apóia esta iniciativa e também o esporte, como destacou Chris Corcoran, presidente da Goodyear do Brasil", disse Carolina Wagner, gerente de Produto Pneu de Automóvel e Camioneta da Goodyear.

A escolha dos melhores do ano foi feita por um júri formado por 20 jornalistas especializados de várias partes do país, que atribuíram notas para os finalistas de cada categoria das modalidades válidas. Os cinco pilotos e navegadores mais bem colocados nos respectivos campeonatos concorreram.

O piloto gaúcho Ulysses Bertholdo é o competidor recordista do Prêmio Goodyear Off Road. Nesta segunda edição do evento, o gaúcho venceu pela categoria N4 do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. No ano passado, levou um troféu pela mesma modalidade e um como Destaque Internacional.

"Para mim é uma honra receber este prêmio, pois tem muita gente boa concorrendo. A minha vitória também mostra a transparência e a isenção dos organizadores do prêmio, pois no rali de velocidade corri com uma marca de pneu concorrente e no cross country com outra marca, também concorrente", disse Bertholdo.

Uma dupla que merece destaque é a formada por duas mulheres, Helena Deyama e Andréa Portas. Única dupla feminina tanto no brasileiro de rali de velocidade quanto no cross country, neste conquistou o título inédito de campeã brasileira na categoria Super Prodution, que também rendeu o troféu do Prêmio Goodyear Off Road para as duas.

Além dos competidores das disputas nacionais, também concorriam as duplas que representaram o país no exterior, com o Destaque Internacional, que foi para Rafael Túlio/Clécio Maestrelli, campeões sul-americanos de rali de velocidade na categoria A6. Outro prêmio especial foi o Homenagens Históricas, para aqueles que de alguma forma já contribuíram para o esporte a motor na terra.

Os homenageados foram Odilon Ribeiro Coutinho, presidente da Federação Paraibana de Automobilismo e criador do Campeonato Brasileiro de 4x4; professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo e do Conselho Nacional de Velocidade na Terra; José Aloísio Cardoso Bastos, presidente do Conselho Nacional de Rali e Dyonísio Malheiro, promotor de provas de rally cross country.

Devido ao grande sucesso do Prêmio Goodyear Off Road e do Concurso Goodyear de Fotografia, a fabricante de pneus decidiu criar também o Prêmio Goodyear de Arrancada, que homenageará os pilotos do Campeonato Paranaense da modalidade, além de incluir a categoria no concurso de fotografia, do qual podem participar os fotógrafos oficialmente credenciados para a cobertura dos eventos.

Confira a lista de vencedores do 2º Prêmio Goodyear Off Road:

Rally de Velocidade:

Categoria N4 - Ulysses Bertholdo (RS), piloto e Rafael Capoani (RS), navegador
Categoria A6 - Luís Tedesco (SC), piloto e Carlos Kz Morales (DF), navegador
Categoria N2 - Reinado Varela (SP), piloto e Ivan Bertagna (SP), navegador

Rally Cross Country:

Protótipos - Guilherme Spinelli (RJ), piloto e Marcelo Vívolo (SP), navegador
Production Diesel - Felipe Bibas (PR), piloto e Emerson Cavassim (PR), navegador
Super Production Diesel - Helena Deyama (SP), piloto e Andréa Portas (SP), navegadora
Caminhões - Carlos Salvini (RJ), piloto e Guido Salvini/Fernando Chwaicert (RJ), navegadores

Rally de Regularidade:

Graduados - Jeferson Barbalho, piloto e Flávio França (RN), navegador
Novatos - Wilson dos Santos, piloto e Ednaldo Barros Jr. (PE), navegador

Velocidade na Terra:

Fórmula Tubular - Sérgio Introvini (MT), Piloto
Super Fórmula Tubular - Ricardo Kreuz (RS), Piloto
Turismo 1600 - Gustavo e Vicente M. Passarelli (SP), Pilotos

4x4:

Força Livre - Cícero "Tony" Almeida (PB), Piloto
Jeep Willys - Alessandro Valadares (PB), Piloto
Pick Up - Ivo Queiroz (PE), Piloto
Diesel - Reinaldo Luiz Vasconcelos (RN), Piloto

Categoria Internacional

Rafael Túlio e Clécio Maestrelli, piloto e navegador, campeões Sul-Americanos na categoria A6.

Homenagens Históricas

Odilon Ribeiro Coutinho (presidente da Federação Paraibana de Automobilismo, criador do Campeonato Brasileiro de 4x4); professor Rubens Carpinelli (presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo e do Conselho Nacional de Velocidade na Terra); José Aloísio Cardoso Bastos (presidente do Conselho Nacional de Rali) e Dyonísio Malheiro (promotor de provas de rally cross country).

Texto: Fábia Renata (Mtb. 29.472)

FORMULA 3 INGLESA: PRÉ-TEMPORADA ENTRA NA FASE FINAL

Depois das duas sessões desta semana, pilotos e equipes têm
apenas mais um treino antes da etapa de abertura do campeonato.

A equipe Cesario Formula teve pouco mais de um mês para montar toda a estrutura na Inglaterra, preparar um carro e oferecer as condições necessárias para o mineiro Alberto Valerio participar da pré-temporada da Fórmula 3 Inglesa. A fase de testes está bem próxima do fim, depois de mais duas sessões, realizadas nesta semana em Donington Park e Oulton Park. O saldo, após tanto trabalho, é muito positivo. O piloto brasileiro teve boa participação em todos os treinos da categoria, conheceu quatro das sete pistas inglesas que integram o calendário e está pronto para começar sua trajetória no exterior. "Ainda temos mais um teste antes da primeira corrida, mas estamos prontos. Eu sinto que as coisas evoluíram tão bem quanto esperávamos", afirma Alberto Valerio.

O otimismo do time, formado apenas por brasileiros, faz esquecer as dificuldades enfrentadas durante a pré-temporada. Nos treinos desta semana, por exemplo, Alberto Valerio quase não treinou com pista seca. Na terça-feira (28), em Donington Park, choveu o dia inteiro. A quarta-feira (29) foi um pouco melhor. As equipes transferiram suas estruturas para Oulton Park, um autódromo vizinho, a 100 km dali. O asfalto molhado só atrapalhou a programa na parte da tarde. "Chove demais neste lugar. Foi bom para nos aproximarmos dos adversários neste tipo de situação. Só que o ideal é andar um pouco mais com pista seca, porque quase não tive chance desde que cheguei aqui", revela o piloto, atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana.

Alberto Valerio acredita que o mais importante foi ter conhecido outras duas pistas que fazem parte do calendário. "Quando você tem experiência no traçado, mesmo que tenha dado poucas voltas, entra muito mais confiante e pode trabalhar imediatamente no acerto do carro, sem se preocupar em conhecer o circuito. Os testes de pré-temporada são fundamentais para um estreante e eu tentei tirar todo o proveito possível", analisa. "Aqui o pessoal corre sob muita pressão, precisa de bons tempos. A maioria entra nos testes com acertos de corrida. A gente procurou ter um pouco mais de tranqüilidade, trabalhar mais o equipamento, deixar alguma coisa guardada para usar quando for a hora", revela.

A hora está chegando. A abertura da temporada está prevista para o dia 17 de abril, em Oulton Park. Antes, na terça-feira (4) e quarta-feira (5), o piloto mineiro volta à pista para a última sessão de testes, em Snetterton. "Pela primeira vez vou andar num circuito que já conheço, o que faz toda a diferença. O trabalho será feito para encontrar os últimos ajustes, mas estarei liberado para virar algumas voltas mais rápidas, me preparando para a primeira prova", conta Alberto Valerio, que está satisfeito com os resultados apresentados até o momento. "Tivemos algumas dificuldades, mas a equipe conseguiu um ótimo desempenho na pré-temporada e só posso estar otimista", conclui.

Calendário da Fórmula 3 Inglesa:

17 de abril, Oulton Park (Inglaterra)
21 de maio, Donington Park (Inglaterra)
5 de junho, Pau (França)
25 de junho, Mondello Park (Inglaterra)
16 de julho, Snetterton (Inglaterra)
30 de julho, Spa-Francorchamps (Bélgica)
13 de agosto, Silverstone (Inglaterra)
27 de agosto, Brands Hatch (Inglaterra)
17 de setembro, Mugello (Itália)
24 de setembro, Silverstone (Inglaterra)
1º de outubro, Thruxton (Inglaterra)

Dinho Leme Comunicação

PAULISTA DE MARCAS: CATEGORIA VOLTA A COLORIR INTERLAGOS NESTE FIM DE SEMANA




Campeonato chega a 3ª etapa e não existem favoritos

O Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos vive neste final de semana sua 3ª
etapa, com a realização da 5ª e 6ª rodadas*.* A promessa é de uma
"enxurrada" de emoções, uma vez que a disputa entre os estreantes e os
pilotos "vetereanos" está cada vez mais acirrada.

O "sangue" jovem vem de vários pilotos que até o ano passado competiam na
Classe Light, e este ano vem mostrando seu talento na Classe Super, caso de
Zigomar Farias, Ralf Krause entre outros. Os veteranos se "defendem" com
verdadeiras aulas de condução em alta velocidade, como fez Edgar Amaral na
última etapa.

Os estreantes não ficam a dever nada ao espetáculo, com atuações magistrais
de Ricardo Kraft e Charles Sartori. Junte a estes Carlos Louro, Carlos
Vallone, Gen Mahiex, Paulo Morais, Renato Rattes e Ney Galvão e a
"explosiva" mistura empolga o público e arrepia até o último fio de cabelo.
O show já tem até data para começar, já que nesta sexta-feira começam os
treinos livres, no sábado será disputada a tomada de tempos, e no domingo a
primeira prova será disputada às 10:00. com entrada franca.

As corridas serão apresentada no programa "Limite" que vai ao ar pela ESPN
Brasil.

Programação

31/03 Sexta-Feira
*
1º Treino Livre 09:50 à 11:00
2º Treino Livre 14:50 à 15:25
*
01/04 Sábado
*
Treino de classificação das *13*:1*0**

02/04 Domingo
*
1ª Bateria 10:00 (12 voltas ou 30 minutos de prova)
2ª Bateria 14:00 (12 voltas ou 30 minutos de prova)

Ferraro Rodas Esportivas, Yokohama, Metagal, Raster Pastilhas de Freio,
Fremax Freios, Delphi, IGP, Noova, GIM Rodas, TG Poli Automotives, R2A.

JV5Racing -29/03/ /2006
João Vasconcelos

Fotos: Carlos Pandolfe

STOCK CAR: PROGRAMAÇÃO DOS TREINOS COLETIVOS ESTÁ PRONTA





As sessões acontecerão na terça e quarta, em Interlagos

São Paulo - A Stock Brasil 2006 abre sua programação oficial na próxima semana com a realização dos treinos coletivos nos dias 4 e 5. Equipes e pilotos da Stock Car V8, Stock Car V8 Light e Stock Jr. estarão reunidos para o evento, programado para o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, local da primeira etapa da temporada no dia 9 de abril. Além dos treinos coletivos, essenciais para aqueles que participam e, especialmente, estréiam na categoria, haverá ainda a apresentação oficial do campeonato para imprensa e patrocinadores na terça-feira, às 10 horas, e a foto oficial da equipes e pilotos.

Cada categoria terá quatro sessões, duas por dia, com 40 minutos cada. Na segunda-feira, das 12 às 18 horas, acontecerão a vistoria e lacração de pneus. A programação é a seguinte: Terça-feira, 04/04 08h00 às 12h00, vistoria e lacração de pneus; 10h00 às 11h00, Apresentação da Stock Car Brasil 2006; 11h20 às 12h30, Stock Car V8 Light; 12h40 às 13H20, Stock Jr.; 13h30 às 14h40, Stock Car V8; 14h50 às 16h00, Stock Car V8 Light; 16h10 às 16h50, Stock Jr.; 17h00 às 18h10, Stock Car V8; Quarta-feira, 05/04, 08h20 às 10h00, Stock Car V8 Light; 10h10 às 10h50, Stock Jr.; 11h00 às 12h40, Stock Car V8; 13h20 às 15h00, Stock Car V8 Light; 15h10 às 15h50, Stock Jr.; 16h00 às 17h40, Stock Car V8.

A Stock Car Brasil tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet, Volkswagen, Mitsubishi e Pirelli e co-patrocínio da Bosch, Texaco e Medley. Apoios de Cobreq, Fremax, Transzero e Binno.

Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Stock Car Brasil:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

Fotos: Carlos Pandolfe

quarta-feira, março 29, 2006

TEST DRIVE: TESTAMOS O ASTRA ELITE











Esportivo com muita classe

Lançado em 1998, o Chevrolet Astra foi reestilizado em 2002 e no ano seguinte ganhou motor 2.0L bicombustível, uma estratégia que agradou o consumidor

Texto: Edison Ragassi
Fotos: Valéria Matias/Paulo Gouvêa

Quando chegaram ao mercado em 2003, os primeiros modelos bicombustíveis da Volkswagen estavam equipados com motores 1.0L e 1.6L.
Já a General Motors optou por investir em propulsores potentes, tanto que o primeiro carro a consumir álcool, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção apresentado pela GM foi o Corsa 1.8L.
A estratégia levou em conta o fato de não existir incentivo fiscal para produtos de menor cilindrada.
No ano seguinte, a Montadora de São Caetano do Sul ampliou as opções para quem procurava motores potentes ao lançar o 2.0L 8V utilizado na Zafira e Astra Hatchback de 2, 4 portas, ou sedã.

Com visual moderno possuí na dianteira grade frontal com barra cromada central integrada ao logo da marca (a gravata Chevrolet).
Na parte traseira, a tampa do porta-malas em conjunto com as lanternas, forma um visual limpo e os emblemas são usados de maneira à realçar a identificação do modelo.

A versão do Astra entregue para esta avaliação foi a Hatch com acabamento Elite (topo de linha).
Logo ao sentar no banco, em couro percebe-se o conforto, as regulagens simples, o mesmo acontece com os comandos elétricos dos espelhos retrovisores vidros das portas.
O painel de instrumentos é de fácil visualização (inclusive as informações do computador de bordo), e os comandos do sistema de som, acoplado ao volante em couro é bem prático. Os detalhes em plástico, que imitam madeira, contribuem com o visual refinado do interior.

Impressões ao dirigir

Ao girar a chave, o motor 2.0 Flexpower mostra-se silencioso, quase imperceptível, mas ao engatar a primeira e arrancar, ele surpreende.
Abastecido com 100% de álcool, desenvolve 127,6 cavalos, o que justifica o tranco no arranque do primeiro contato, pois é uma usina de potência.

Por tratar-se de um modelo esportivo, a relação de marchas é curta e o câmbio macio e preciso.
No Astra, o sistema de acelerador eletrônico (drive by wire- não há cabo), proporciona acelerações rápidas, retomadas precisas, segurança para realizar ultrapassagens, pois o torque máximo está disponível quando atinge 2.600 rpm, abastecido com gasolina e a 2.400 rpm com álcool.

Já o conjunto de suspensão, aliado aos pneus 205/55R16, montados em rodas 16 x 6 (liga leve) favorecem a estabilidade quando o motorista enfrenta as curvas nas rodovias, isso porque tem uma calibragem mais dura.
Ainda vale destacar o sistema Upshifting Light. Acionado por uma tecla colocada no console, ele avisa através de um sinal luminoso no velocímetro, qual o momento exato de realizar a troca de marcha.

Atualmente é comercializado em três opções de acabamento: ADVANTAGE, COMFORT, ELEGANCE e Elite e dois modelos de carroceria, Hatch e Sedã
com duas e quatro portas. O preço sugerido de venda para compras via web na versão Hatch de entrada, é de R$ 42.990 (2 portas) e R$ 48.990 (Sedan 4 portas).

Ficha Técnica

MOTOR

Modelo: X20XE Família II
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.998
Injeção eletrônica de combustível: Bosch, S.F.I. (Sequential Multi Injection)
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência máxima líquida
Gasolina: 121 cv a 5.200 rpm Álcool: 127,6 cv a 5.200 rpm
Torque máximo líquido
Gasolina: 18,3 mkgf (179,5 Nm) a 2.600 rpm Álcool: 19,6 mkgf (192,3 Nm) a 2.400 rpm
Rotação máxima do motor (rpm): 6.400

Consumo:

Gasolina: 10,0 (Cidade) / 15,7(Estrada) Álcool: 7,2 (Cidade) / 10,8(Estrada) 8

TRANSMISSÃO

Modelo manual: F17-5 Plus WR de 5 velocidades à frente sincronizadas

SUSPENSÃO

Dianteira: Independente, McPherson, com braço de controle ligado ao sub-chassis, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira

FREIOS
Elite- Discos ventilados dianteiros, discos traseiros, com sistema de freios anti-blocante (ABS) de 5a geração

RODAS/PNEUS

Roda tamanho: 16 x 6 - liga leve
Pneus: 205/55R16

DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 2.614
Comprimento total (mm): 4.199
Largura carroceria (mm): 1.709
Largura total (mm): 1.989
Altura (mm): 1.431
Altura mínima do solo (mm): 115
Peso em ordem de marcha (kg): 1.180

CAPACIDADES

Porta-malas (litros): 370 à 1.180
Carga útil (kg): 500
Velocidade máxima (km/h): Gasolina: 198 Álcool: 201
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gasolina: 9s8 Àlcool: 9s1