COMPRE AGORA

quarta-feira, novembro 14, 2012

Filtros de óleo garantem desempenho seguro do motor

A utilização do filtro por um tempo maior do que o especificado pode ocasionar parada total 


Manutenção preventiva é essencial para evitar danos 


Aumento no consumo de combustível, carro falhando ou com dificuldade de dar partida, esses são alguns sintomas que podem ser causados pela má conservação dos filtros existentes nos veículos. 

O filtro de óleo é um item que merece atenção especial do motorista, pois a utilização deste item por um tempo maior que o especificado traz várias conseqüências como: desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível ou até a parada total do motor, ocasionando danos mais sérios aos seus componentes. 

Os filtros são responsáveis por eliminar do óleo circulante as impurezas e partículas em suspensão, como pó, abrasão metálica, carvão do óleo e partículas de fuligem. Essa função essencial garante o bom funcionamento do motor e do sistema hidráulico, já que ele também filtra 99% dos contaminantes em suspensão no óleo desse sistema. 

No motor, o óleo reduz a fricção originada durante o movimento das partes móveis, reduzindo o desgaste e a perda da potência. No sistema hidráulico, o fluido foi projetado para protegê-lo e proporcionar uma perfeita transmissão de energia, lubrificação das partes internas, troca de calor e preenchimento da folga entre componentes. 


As vantagens da manutenção preventiva 


A manutenção preventiva do filtro de óleo evita o desgaste prematuro das partes móveis do motor, reduz o consumo de combustível e também a emissão de poluentes. Se o uso deste item exceder o período máximo indicado no manual do veículo, o filtro pode ultrapassar a capacidade de retenção máxima, o que vai impossibilitar a passagem do óleo pelo meio filtrante e causar a abertura da válvula de segurança, permitindo a passagem de óleo com impurezas diretamente para o motor. 


Por isso, a Bosch recomenda que a troca do filtro ocorra conforme o intervalo indicado no manual do fabricante. 


Fonte: Bosch

Nenhum comentário:

VÍDEOS

Loading...