COMPRE AGORA

sábado, agosto 28, 2010

FIA GT: Zonta dá show na chuva e larga em quarto

Na prova classificatória em Nürburgring, paranaense recupera sete posições em pista molhada, mesmo carregando um lastro de 40kg em sua Lamborghini

Parece até combinado. Não teve evento na Europa realizado neste sábado sem a presença da chuva e do sol, misturados, provocando muitas emoções dentro da pista. No FIA GT, que disputou em Nürburgring a corrida classificatória para a sexta etapa, foi desta forma, similar ao caos visto não muito longe dali, na Bélgica, onde a F-1 disputa a 13ª corrida do ano.

Quem sentiu na pele a chuva foi Ricardo Zonta. O paranaense, que corre com o piloto da casa Frank Kechele, se viu no meio de um temporal que desabou na metade final da corrida, quando havia acabado de assumir o volante de sua Lamborghini Muricielago 670 R-SV. "A chuva resolveu cair duas voltas depois que entrei no carro", comenta o ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.

Como Zonta deixou os boxes com pneus para pista seca, assim como todos os outros, ele foi obrigado a entrar nos boxes para colocar compostos de chuva. Para perder menos tempo, a Reuter, equipe do brasileiro, resolveu chamá-lo junto com seu parceiro, o holandês Peter Kox, que estava uma posição à frente. "Acabamos perdendo tempo com isso. Deixei os boxes com sete segundos de atraso e muitas posições atrás", descreve.

Desta forma, as voltas finais foram uma batalha para Zonta, que corre com um lastro de 40 kg como "prêmio" pela vitória na corrida anterior, em Spa. Em um espaço muito curto de voltas, o paranaense passou da 11ª para a quarta posição na prova, assegurando a segunda fila na etapa de amanhã. "Passei muitos carros mais velozes, sem peso extra e de todas as marcas, e fiquei muito feliz, ainda mais levando em conta o cenário. O carro está ótimo e isso nos deixa muito otimistas para a corrida de amanhã, que também promete tempo maluco", completa o piloto, que também lidera o RZ Corinthians Motorsport na Stock Car, ao lado de Antonio Jorge Neto.

A vitória na corrida classificatória ficou com o Aston Martin de Darren Turner e Tomas Enge, que saiu na pole. Marc Hennerici e Alexander Margaritis, em um Corvette, ficaram em segundo. Parceiro de Zonta, Kox completou o pódio ao lado de Christian Hennerici. O outro brasileiro na competição, Enrique Bernoldi, foi o sétimo ao lado de Miguel Ramos em um Maserati. A corrida válida pela sexta etapa da temporada acontece às 10h15 (de Brasília), com exibição em VT pelos canais pagos Bloomberg e ESPN HD durante a programação. O site oficial (
www.gt1world.com) transmite a corrida ao vivo.

Grid de largada para a sexta etapa do FIA GT

1°. Darren Turner/Tomas Enge (Aston Martin)
2°. Marc Hennerici/Alexander Margaritis (Corvette)
3°. Peter Kox/Christopher Haase (Lamborghini)
4°. Ricardo Zonta/Frank Kechele (Lamborghini)
5°. Clivio Piccione/Jonathan Hirschi (Aston Matin)
6°. Thomas Mutsch/Richard Westbrook (Ford GT)
7°. Miguel Ramos/Enrique Bernoldi (Maserati)
8°. Nicolas Prost/Neel Jani (Ford GT)
9°. Christoffer Nygaard/Stefan Mucke (Aston Martin)
10°. Andrea Bertolini/Michael Bartels (Maserati)

Assessoria de Imprensa Ricardo Zonta/RZ Corinthians Motorsport
MS2 Comunicação | (51) 3381.9323

Nenhum comentário: