COMPRE AGORA

sábado, agosto 21, 2010

Nicolas Costa larga na pole da Fórmula Future Fiat

Carioca supera líderes diante de Felipe Massa em Interlagos

SÃO PAULO - Diante dos olhos de Felipe Massa, idealizador e padrinho da categoria, o carioca Nicolas Costa conquistou a pole da quinta etapa da Fórmula Future Fiat, prova de abertura da rodada dupla da categoria de monopostos do Racing Festival marcada para este domingo em Interlagos. Massa foi atração nos boxes e recebeu a visita de Lucas di Grassi, seu colega da Fórmula 1. Mais rápido dos ensaios livres da véspera, Nicolas dominou praticamente os 20 minutos da sessão classificatória, abrindo vantagem de quatro décimos sobre o paulista Felipes Apezzatto, com quem dividirá a primeira fila.

Nicolas ocupa a terceira colocação do campeonato com 42 pontos e poderá até assumir a ponta da tabela, já que o líder João Jardim (46) e o vice Francisco Alfaya (45) largarão apenas em quarto e sétimo. "Ainda tentei baixar o tempo, mas não deu. Ainda bem que foi suficiente. No final, foi aquilo que falei ontem: o que é preciso é acelerar na hora certa. Estou contente porque aprendi a andar de carro em Interlagos e conheço bem a pista. Vamos ver agora se conseguimos fechar o final de semana com perfeição", comentou Nicolas, que vem recebendo a assessoria do experiente piloto Guto Negrão.

Apezzatto também confirmou a evolução revelada em Londrina, onde havia comandado o grid na terceira etapa e terminado em segundo no complemento do programa. "Estou feliz, claro, mas o ideal era largar na pole, porque tivemos um problema na parte elétrica no primeiro treino da sexta-feira e depois passamos a andar no mesmo ritmo dos mais rápidos. Amanhã, vou tentar tomar a ponta na largada; se não der, vou procurar acompanhá-lo de perto e esperar pela oportunidade da ultrapassagem", disse. Em seu melhor resultado até agora, Alvarenga ainda espera mais. "Estou muito feliz, porque não participei dos testes coletivos em Interlagos, mas aprendi bastante desde a abertura dos treinos na sexta-feira. O carro está bom e tenho tudo para ir bem."

Jardim fez o que pôde, de acordo com suas próprias palavras. "Fiz o máximo, andei no limite, fui sempre constante, mas faltou velocidade para brigar pela pole. O que me deixa confiante é que o ritmo de corrida parece bom." Alfaya, com quem vem se alternando na liderança da classificação, identificou as causas do desempenho decepcionante. "Na reta, o motor não estava nem batendo no limitador. Deve ser um problema de potência, mas a organização está trabalhando para resolvê-lo", concluiu o gaúcho, que deverá correr com outro motor neste domingo.

Com duração de 25 minutos mais uma volta, a primeira bateria começará às 10 horas e será exibida ao vivo pelo SporTv. A RaceTV também levará a prova ao ar na íntegra pela Internet no endereço 
www.racetv.com.br. A segunda bateria será realizada às 14h20, com o grid invertido em relação à ordem de chegada da primeira.

O grid da Fórmula Future Fiat ficou assim:

1 - Nicolas Costa, 1min42s479 (151,371 km/h)
2 - Felipes Apezzatto, 1min42s910
3 - Vini Alvarenga, 1min43s149
4 - João Jardim, 1min43s163
5 - John Louis, 1min43s475
6 - Johilton Pavlak, 1min43s687
7 - Francisco Alfaya, 1min44s235
8 - Rafael Azrak, 1min44s277

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: