COMPRE AGORA

segunda-feira, agosto 26, 2013

500 KM de Interlagos será um festival para apaixonados por carros


Corrida de carros clássicos, largada estilo Le Mans e torneio de regularidade fazem parte do festival da prova mais tradicional do calendário paulista


Nos dias 6, 7 e 8 de setembro o autódromo José Carlos Pace sediará uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, os 500 KM de Interlagos. A prova, que é organizada pelo Automóvel Clube Paulista (ACP), chega a sua 29ª edição em 2013 e contará com diversos eventos para celebrar sua história. Além dos 500 KM, haverá uma corrida de carros clássicos, baterias de regularidade e uma corrida de três voltas com largada estilo Le Mans, para carros de competição das décadas de 50, 60, 70 e 80.

500 KM

A prova contará com um grid cheio, dividido entre carros de Gran Turismo ou Esporte Protótipos distribuídos em cinco categorias, as mesmas do Campeonato Brasileiro de Endurance. Uma das principais atrações da prova será a Ferrari 458 Italia GT3 da equipe Via Italia, vencedora da última edição com um modelo F430 GT2 pilotado por Daniel Serra e Chico Longo. Outros carros confirmados estão o protótipo da equipe DIMEP, seis Spyders, e carros de Gran Turismo. O grid deverá contar ainda com alguns protótipos Stock Car, além de Porsches e BMWs.

CORRIDA DE CARROS CLÁSSICOS

A corrida de 30 minutos de carros clássicos acontece dentro do evento dos 500 KM de Interlagos e contará com a presença de pilotos e preparadores que disputam a Classic Cup. Carros consagrados como Karman Ghias, Fusca, Pumas, Brasílias, BMWs, Alfas, Passats, 147s, Bianco e até um Lada correm para mostrar que ainda fazem bonito dentro de suas categorias.

HOMENAGEM AOS VETERANOS

Uma ação do Automóvel Clube Paulista será uma corrida de três voltas com largada estilo Le Mans para pilotos e carros veteranos. Serão carreteiras e carros de turismos que podem ser originais ou réplicas de clássicos que já competiram em categorias nacionais ou até mesmo em edições das décadas de 50, 60, 70 e 80 dos 500 KM de Interlagos. Pilotos como Bird Clemente, Lian Duarte, Graziela Fernandes, Emílio Zambello, Luiz Evandro Águia, Alfredo Guaraná Menezes estarão presentes. Alguns pilotos já falecidos deverão ser representados por amigos ou familiares, como é o caso de Piero Gancia, que será representado por sua filha, a jornalista Bárbara Gancia.

FESTIVAL DE REGULARIDADE

Para carros clássicos de rua o Automóvel Clube Paulista organizou em conjunto com o Grupo Comolatti um torneio de regularidade para carros clássicos, onde os proprietários podem escolher entre três opções de tempo para fazerem o maior número possível de voltas dentro do escolhido. Perde pontos quem faz acima ou abaixo do tempo estipulado e o vencedor será aquele que perder o menor número de pontos. Nos mesmos padrões, haverá uma bateria para futuros clássicos, carros nacionais ou importados que já ocupam um lugar importante no coração dos apaixonados.

HISTÓRIA

A tradicional corrida dos 500 km de Interlagos foi criada pelo Automóvel Clube Paulista, com o objetivo de integrar o calendário das comemorações de 7 de setembro. A primeira edição foi realizada no anel externo de Interlagos, mas desde 1997 passou a ser disputada no circuito completo. Em 28 edições e quase 56 anos de existência, a prova recebeu alguns dos principais nomes do automobilismo nacional, como Chico Landi, José Carlos Pace, Wilson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Fonte: Dinho Leme

Nenhum comentário: