COMPRE AGORA

sábado, julho 13, 2013

CARL EDWARDS , PILOTO DA NASCAR REVIVE A HISTÓRIA COM O FORD SWEEPSTAKES 1901

O  Sweepstakes 1901, histórico carro de corrida de Henry Ford, voltou a cena na mídia norte-americana com o piloto Carl Edwards, astro da Nascar, categoria mais popular do automobilismo nos Estados Unidos. O carro original, precursor dos "fórmulas" no início do século passado, está exposto no Museu Ford como um marco do recorde de velocidade de 110 km/h batido pelo fundador da empresa.
Carl Edwards esteve em Dearborn, cidade sede da Ford, para dirigir o mesmo carro com mais de 100 anos. "O Ford Sweepstakes é o carro de corrida mais insano e  legal que eu já dirigi", afirmou Edwards.
Antes do teste, ele disse que não sabia exatamente o que esperar. Mas, assim como Henry Ford quando venceu Alexander Winton no dia 10 de outubro de 1901, pilotar o carro histórico foi "pura emoção".
"Pode não parecer, mas é uma das coisas mais assustadoras que eu já fiz. Você faz a curva e não há freios. Eu não sei como Henry Ford fez para dirigir essa máquina perto de 110 km/h em 1901",  disse. Veja o vídeo neste link: www.youtube.com/embed/Ru_hC9oGVbo?list=UU87j_-SIjbzUqlY8tuKlZyQ"
História da indústria
O Sweepstakes levou Henry Ford à vitória em sua primeira corrida em Grosse Pointe, Michigan. Como Ford era o "azarão e o preferido da torcida local, sua vitória sobre Alexander Winton, um dos pilotos de maior sucesso dos Estados Unidos, teve uma grande repercussão. Esta foi a única corrida de Henry Ford como piloto.
A vitória de Ford, no entanto, mudou tudo para ele e a história da indústria automobilística. Muitas pessoas que viram a corrida vieram oferecer apoio financeiro, o que abriu caminho para a criação da Ford Motor Company em junho de 1903. Ford levou adiante o seu projeto de carro de baixo custo de produção com o Modelo T, o carro que colocou o mundo sobre rodas.
Museu Ford
O Sweepstakes 1901 de Henry Ford faz parte da coleção "Racing in America" do Museu Henry Ford. "O Sweepstakes é um dos carros chaves, um dos paradigmas da nossa coleção", diz Christian Overland, vice-presidente executivo do museu.
"Ter alguém como Carl Edwards vindo aqui para experimentar o que o sr. Ford sentiu quando dirigiu o Sweepstakes em 1901 é importante para ajudar os outros a entender o desafio que ele enfrentou naquele dia contra o maior piloto da América. O resultado daquela corrida mudou o mundo automotivo", completa.
"Pensar que foi este carro que começou a coisa toda é incrível", comentou Edwards. "Se não fosse por ele, a Ford Motor Company não transformaria o caminho de muitas pessoas, inclusive o meu, que vivo do automobislimo."
Edwards tornou-se, ao lado de Dale Jarret, o segundo piloto da Nascar a dirigir o carro. Edsel B. Ford II, bisneto de Henry Ford, convidou Edwards para visitar o Museu Henry Ford, em Greenfield Village, conhecer a história e dirigir a máquina de 1901.
Fonte:
Imprensa Ford

Nenhum comentário:

VÍDEOS

Loading...