COMPRE AGORA

terça-feira, janeiro 05, 2010

Carros do Google começam a mapear Rio e São Paulo para o serviço Street View

Veículos deverão percorrer as cidades por cerca de quatro meses.
Parceria com Fiat vai colocar 30 'fotógrafos' motorizados nas ruas.


Em julho de 2009, leitor fotografou carro do Google em Belo Horizonte. (Foto: Kleiris Nascimento/VC no G1)

Os carros do Google começaram a fotografar nesta segunda-feira (4) São Paulo e Rio de Janeiro para o serviço Street View. O trabalho de mapeamento das duas cidades – as primeiras a contarem com o serviço no Brasil – deve durar de três a quatro meses, de acordo com a assessoria de imprensa da companhia. Após essa etapa, ainda segundo a assessoria, serão mais três ou quatro meses de trabalho na edição e tratamento das imagens captadas pelos veículos.

A chegada ao Brasil do serviço do Google que digitaliza imagens das ruas no serviço de mapas da empresa foi anunciada pela companhia em julho, quando começou o período de testes em Belo Horizonte, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

Essa ferramenta, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual.

Foto: Divulgação
Modelo Fiat Stilo foi adaptado para receber o kit de captura de imagens do Google Street View. (Foto: Divulgação)

A parceria do Google com a Fiat leva às ruas 30 carros modelo Stilo, adaptados para capturar as imagens enquanto circulam. Ao todo, nove câmeras instaladas no topo do carro fotografam os ambientes - as imagens são sincronizadas com um aparelho GPS e armazenadas em um computador embarcado no veículo. Segundo executivos das empresas envolvidas, o Stilo foi escolhido por apresentar tecnologias avançadas, que facilitam a integração com o equipamento de captura das imagens.

O objetivo da empresa é digitalizar todas as ruas das regiões metropolitanas dessas cidades, o que resulta, segundo estimativas, em 1 milhão de quilômetros a serem percorridos. O Google diz que, em áreas com alto índice de criminalidade, vai seguir orientações de autoridades de segurança para que a captura de imagens seja bem sucedida.

Fonte: G1

Nenhum comentário: