COMPRE AGORA

sábado, janeiro 16, 2010

Fim do Dakar 2010. Mas não para Kolberg

Mitsubishi Pajero Sport Flex continua na estrada. Agora, Klever segue guiando de Buenos Aires até São Paulo, com escala em Porto Alegre para mais testes

O Rally Dakar terminou neste sábado (16) com a última especial, entre Santa Rosa e Buenos Aires - e um deslocamento total de 707 quilômetros -, mas para o piloto Klever Kolberg e o navegador Giovanni Godoi, do Valtra Dakar Eco Team, o desafio continua.

"Para nós não foi Buenos Aires-Iquique-Buenos Aires, mas sim São Paulo-Buenos Aires-Iquique-Buenos Aires-São Paulo. Em vez de nove mil quilômetros, foram 14 mil", brincou Kolberg. Assim como nos dias que antecederam o rally, Klever optou por colocar o Mitsubishi Pajero Sport Flex na estrada já no deslocamento entre as capitais paulista e argentina, como uma forma de teste.

O carro é o primeiro a competir, na história do Dakar, usando etanol como combustível. "Ao contrário da ida até a Argentina, a volta não se tratará de um grande teste. Mas como é fizemos uma revisão bem básica no carro, é uma quilometragem grande para se fazer e checar todos os componentes", disse Klever, que fará uma parada de dois dias em Porto Alegre - para mais uma bateria de testes com o Pajero.

"Foi um rally bem duro, bem difícil para todos os competidores, e para nós, por ser um projeto novo, um conceito mais voltado para o lado ambiental, foi especial - e especialmente difícil. Agora o desafio continua. Vamos com o carro até Porto Alegre para uma bateria de testes com o carro e depois seguimos guiando para São Paulo", afirmou Kolberg, cuja chegada à capital paulista está prevista para a noite do dia 20.

Sobre Klever Kolberg:

Engenheiro e piloto, Klever Kolberg é o brasileiro que mais vezes participou do Rally Dakar, competição off-road mais difícil e perigosa do mundo, tendo sido um dos pioneiros no país a disputá-la. O piloto criou a primeira equipe brasileira a participar do Dakar e vai competir pela 22ª vez em 2010. Um dos grandes nomes do off-road nacional, Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Giovanni Godoi:

Engenheiro mecânico com 20 anos de experiência no automobilismo nacional, sendo oito dedicados às competições off-road como engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos veículos de competição da Mitsubishi. Em 2003 disputou o Rally dos Sertões, terminando em 17º na geral e terceiro entre os novatos, com o objetivo de entender e vivenciar as exigências a que o carro e a dupla piloto/navegador são submetidos em uma prova deste porte, e em paralelo, testar e desenvolver novos componentes. Esteve no Dakar 2009 com navegador de um caminhão de apoio.

Comandado por Klever Kolberg (piloto) e Giovanni Godoi (navegador) no Rally Dakar 2010, o Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Mitsubishi, Cosan, Unica, Mobil Super Flex, Pirelli, Fremax e Magneti Marelli, e apoiado por Artfix, Sparco e Waiver.

Foto: Doni Castilho

Acesse o site do piloto: www.parisdakar.com.br


ReUnion Press

Nenhum comentário: