COMPRE AGORA

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Facco e Deusdará completam primeira etapa do Rally Velocerapió

Equipe Acelera Siriema deu início à maratona de quatro dias de prova que percorre as trilhas entre o Ceará e Piauí, no entanto, o resultado do primeiro dia ficou indefinido e não divulgado ainda pela organização

Foi dada a largada nesta quarta-feira (27) para a terceira edição do Velocerapió, modalidade Cross Country de Velocidade que acontece dentro do Rally Cerapió, prova de Regularidade que completa 23 anos no eixo Ceará-Piauí. E pelo segundo ano consecutivo, a dupla formada pelo paulista Luiz Facco e cearense Silvio Deusdará encara o certame na categoria Super Production.

As 13 duplas de Velocidade encontraram na primeira etapa, um percurso basicamente de areia por trechos do litoral cearense entre Pecém e Flexeiras. A Especial das Praias foi a mais curta das quatro, até o momento, que estão em disputa até sábado (30), quando o rali termina nas Dunas de Luis Correia no Piauí.

No entanto, o resultado desta etapa não foi divulgado pela organização. Os competidores de Velocidade saíram do briefing, encerrado por volta das 23 horas, sem saber a classificação para a largada do dia seguinte. Sendo que o roteiro foi revisto e sofrerá algumas modificações que serão divulgadas posteriormente.

Neste primeiro dia, as zonas de radares não agradaram muito aos competidores, acostumados a velocidade. Por conta disto e, também devido ao encurtamento da Especial que seria inicialmente de 60 quilômetros, restaram apenas 30 quilômetros de trechos para andar forte e deixou um ar de "quero mais" aos off-roaders.

"O Ceará tem tantas trilhas maravilhosas e acabamos hoje (27) passando grande parte do roteiro em meio a vilarejos que não nos deram condições de fazer uma prova de Velocidade como esperávamos. Isto, aliado a alguns erros na planilha e aos radares prejudicaram nosso desempenho. De qualquer forma, pegamos areia pesada, dunas e apesar do calor, o clima estava agradável e vamos aguardar amanhã para começar a acelerar", ressalta Facco, que em 2009 conquistou ao lado de Deusdará, o título de Campeão do Rally dos Sertões, na Super Production.

Para o navegador cearense, conhecedor da região, as trilhas do litoral não deram muito trabalho nesta etapa de abertura. "Hoje (27) ainda não tivemos o gostinho de fazer a prova que estamos acostumados a fazer, devido aos radares e algumas informações desencontradas na planilha. Mas esperamos que a partir do segundo dia, possamos realmente andar mais forte e, desta forma também, nos prepararmos para as demais prova do ano", explica Deusdará.

Na Etapa 2 de quinta-feira (28), chamada de Especial do Sertão, as equipes de Velocidade largam, por volta das 14 horas, em Itapipoca e têm como destino final Miraima (CE). A Especial está prevista para ter um total de 125 quilômetros, mas terá também vários radares. No percurso, trechos de terreno duro com muitas pedras, outros sinuosos, ao longo do Sertão cearense.

A abertura oficial da prova aconteceu na terça-feira (26) com a realização do Prólogo, que definiu o grid de largada e depois mais à noite, a Largada Promocional na Praia do Futuro. Considerada a maior prova off-road de Enduro de Regularidade da América Latina, o Cerapió atraiu nesta edição participantes de 22 estados do país, mas a modalidade Cross Country de Velocidade foi introduzida no evento somente em 2007 e ainda está se estruturando. Participam do evento competidores de bikes, motos, quadriciclos e carros 4x4.

A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, SI Indústria, Yokohama e Marinho Pneus e apoio da 4x4 Experts. Visite o site da equipe.

Foto: Donizetti Castilho

O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Mércia Suzuki

Nenhum comentário: