COMPRE AGORA

quarta-feira, janeiro 13, 2010

F-3 Sul-Americana: Yann Cunha inicia trabalho com nova equipe no autódromo de Brasília

Piloto realiza os primeiros testes com o carro da Bassan Motorsport durante os dias 13, 14 e 15 de janeiro. Estreia está marcada para o próximo dia 21, no F3 Brazil Open

O piloto brasiliense Yann Cunha iniciou nesta quarta-feira (13) sua preparação para a temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-Americana. As primeiras sessões de treino com sua nova equipe, a Bassan Motorsport - atual vice-campeã do torneio, acontecem no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Plano Piloto da capital federal. Serão três dias de treinos que visam, além do entrosamento de Yann com o time, uma série de testes com o modelo Dallara/Berta de 255 cavalos de potência.

"Não via a hora de voltar a pilotar um carro de Fórmula 3", lembra Yann Cunha, destaque da temporada 2009 da Fórmula 3 Sul-Americana, quando fez sua estreia no automobilismo. "Preciso aproveitar ao máximo esses testes. Como tenho um ano de experiência na categoria, acredito que não vamos perder tempo com adaptações e poderemos começar logo o trabalho no desenvolvimento do carro", comenta o piloto, que vai usar o modelo que deu o vice-campeonato sul-americano de Fórmula 3 ao paranaense Cláudio Cantelli Júnior no ano passado.

Na manhã do primeiro dia de ensaios o brasiliense estabeleceu a marca de 1min49s580, considerada boa em razão das condições de pista encontradas. "Estou contente por ter sido competitivo já no primeiro treino que fizemos. O carro da Bassan é diferente do que usei no ano passado, e é natural que haja um período de entrosamento com a equipe. Mesmo assim, nossa expectativa é de que terminemos os testes andando nos primeiros décimos da casa de 1min48s, tempo semelhante ao obtido pelo Cláudio Cantelli Jr. no ano passado", acrescentou Yann Cunha.

Yann Cunha fará sua estreia oficial pela Bassan Motorsport antes mesmo do início da temporada continental. Entre os próximos dias 21 e 24 de janeiro, a Fórmula 3 disputa o I F3 Brazil Open, torneio que será realizado durante o GP Cidade de São Paulo no autódromo de Interlagos. O evento faz parte das comemorações do 456º aniversário da capital paulista, no próximo dia 25 de novembro.

"O Open foi uma iniciativa muito legal dos organizadores da Fórmula 3. Primeiro porque permite que pilotos e equipes voltem à ativa logo no início do ano, e também porque será um termômetro da temporada 2010 do campeonato sul-americano", avalia Cunha. "Espero brigar pelo título em São Paulo aliando a experiência que tive na categoria em 2009 com o trabalho da Bassan Motorsport", completa.

F3 Sul-Americana - A Fórmula 3 é uma das etapas mais importantes no processo de formação de um piloto profissional, tanto que a categoria possui diversos campeonatos ao redor do mundo - com destaque para o Campeonato Inglês, que já teve pilotos como Ayrton Senna e Nelson Piquet entre seus campeões; e para o Campeonato Europeu - que revelou, entre outros, o inglês Lewis Hamilton para o automobilismo.

A divisão Sul-Americana existe desde 1987 e atualmente serve como a principal ligação entre o kartismo brasileiro e o automobilismo europeu. Graças à chegada dos modelos italianos Dallara F-309 no ano passado, a categoria se alinhou às suas correspondentes divisões internacionais e conta com os motores mais potentes entre todas as Fórmula 3 do mundo: os propulsores Ford/Berta, preparados na Argentina, que desenvolvem mais de 250 cavalos de potência.

Entre os campeões revelados por esta divisão continental, destacam-se Christian Fittipaldi (ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy, campeão em 1990); Ricardo Zonta ( ex-piloto de Fórmula 1, campeão em 1995); Bruno Junqueira (ex-piloto da Champ Car, campeão em 1997); Vítor Meira (piloto da IRL, campeão em 2000); Nelsinho Piquet (ex-piloto de Fórmula 1, campeão em 2002) e Luiz Razia Filho (anunciado recentemente piloto de testes da equipe Virgin Racing de Fórmula 1, campeão em 2006).

Rafael Durante

Nenhum comentário: