Kris Meeke confirmou com razoável antecedência sua inscrição no Rally Internacional de Curitiba, prova que será disputada nos dias 4, 5 e 6 de março, como segunda etapa do IRC, o Intercontinental Rally Challenge. O piloto inglês é o atual campeão da categoria e tem lá seus motivos para garantir com prazo tão longo sua presença no Brasil. Quer que a prova brasileira tenha para ele o mesmo efeito que teve em 2009.
Exatamente como na temporada anterior, ele chega carregando a frustração de um acidente na primeira etapa da temporada, disputada agora em janeiro: o Rallye Automobile Monte Carlo, em Mônaco. Ainda sem pontos no atual campeonato, Kris Meeke torce para que a história se repita e que possa começar a trilhar seu caminho rumo ao título se recuperando com uma nova conquista nas especiais do Brasil.
De fato, não existe oportunidade melhor para deixar tudo para trás. As diferenças entre os ralis são enormes - começando pelo piso. Se na primeira etapa os pilotos enfrentaram asfalto e gelo, por aqui vão precisar adaptar os carros e a própria pilotagem ao cascalho. Aparentemente, nenhum problema para Kris Meeke, que no ano passado colocou o Rally Internacional de Curitiba como o melhor de sua carreira.
O inglês ainda venceu mais três vezes ao longo do campeonato para ficar com o título em sua primeira temporada, feito que o transformou em estrela da marca que o contratou na Europa, tanto que foi o escolhido para o divertidíssimo comercial da versão de rua do carro que pilota, o Peugeot 207 (http://www.youtube.com/watch?v=_5ploC3ef_4). O anúncio faz um trocadilho com o nome do piloto: "He’s Meeke, but he’s not mild" (meek e mild = meigo).
A presença dele talvez seja a principal, mas haverá outras muitas atrações estrangeiras no evento, como a equipe Skoda, líder do campeonato de marcas, que vem pela primeira vez ao Brasil. "Será fantástico correr no Brasil e na Argentina porque com a participação nas três primeiras etapas aumentaremos a nossa chance de sucesso no IRC neste ano", comenta Guy Wilks, um dos pilotos da montadora, sexto colocado na tabela de pontuação.
A procura por inscrições só confirma o prestigio da prova brasileira, que estreou em 2009. Pela matemática da categoria, as equipes nem precisariam fazer grandes deslocamentos, como viajar até a América do Sul, único continente no calendário além da Europa. Para a definição do campeonato, valem apenas os sete melhores resultados entre as doze provas realizadas. Mas esta etapa parece ter um significado maior do que apenas pontos para o campeonato.
O Rally Internacional de Curitiba tem o patrocínio da Peugeot.
Dinho Leme
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