COMPRE AGORA

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Fórmula Future Fiat poderá receber pilotos de 15 anos

CBA altera limite de idade e amplia alcance da nova categoria

SÃO PAULO - A Confederação Brasileira de Automobilismo alterou o limite mínimo de idade nas competições supervisionadas pela entidade. A partir de agora, pilotos que completarem 16 anos até o dia 31 de dezembro estarão habilitados a disputar corridas em circuitos fechados no território nacional. Até então, para correr em qualquer categoria, os pilotos deveriam ter 16 anos completos.

A medida já provoca reflexos na Fórmula Future Fiat, uma das séries - juntamente com o Trofeo Línea - que estreará no País em 2010 tendo Felipe Massa como padrinho e consultor. Nesta quarta-feira, os organizadores do Racing Festival começaram a receber consultas de novatos do kart. "A Fórmula Future Fiat é destinada exatamente à garotada saída do kart. Ao igualar a legislação à dos países da Europa, a CBA permitirá que esses jovens tenham a primeira oportunidade no automobilismo", lembra Titonio Massa, da RM Racing Events.

O paranaense Jonathan Lewis poderá ser um dos beneficiados pela antecipação da idade mínima. Com 15 anos - completará 16 em novembro -, o campeão brasileiro de kart, vice da Copa Brasil e vencedor do Prêmio Capacete de Ouro de 2009 admite que está considerando seriamente a possibilidade de correr na Fórmula Future Fiat. "Ainda estou avaliando minhas alternativas para esta temporada. Pensava em continuar no kart ou ir para uma categoria de base na Europa. Agora, com essa mudança nas leis da CBA, a Fórmula Future Fiat passa a ser uma hipótese altamente provável", avisa.

Lewis reconhece que o pacote de incentivo oferecido pela Fórmula Future Fiat poderá pesar na decisão. "Sei que os orçamentos no exterior são muito mais elevados. Além disso, os prêmios são bastante interessantes", lembra. O campeão da Fórmula Future Fiat ganhará uma temporada paga em 2011 na Fórmula Abarth (ex-Fórmula Azzurra) italiana e terá direito a um teste pela equipe Signature na Fórmula 3 européia juntamente com o vice e o terceiro-colocado.

Ainda em processo de homologação pela CBA, o calendário da Fórmula Future Fiat e do Trofeo Linea, principais atrações do Racing Festival, deverá ser aberto dias 24 e 25 de abril em Interlagos. Serão 12 etapas de cada categoria, divididas em seis finais de semana com rodada dupla.

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e pela Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e realização da RM Racing Events.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: