COMPRE AGORA

sábado, novembro 19, 2005

STOCK CAR: STOCK JR. É A NOVA CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL.



São Paulo - A partir de 2006 o automobilismo brasileiro terá mais uma categoria de formação. Com o crescimento da Stock Car, os carros de Turismo têm conquistado a simpatia dos jovens pilotos brasileiros, a Vicar e a ZF Racing decidiram criar a Stock Jr., que correrá nos mesmos 12 finais de semana da Stock Car V8. O lançamento foi nesta sexta-feira às 12 horas no Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo, onde no final de semana será realizada a 500 Milhas da Granja Viana. Além do trabalho de preparar pilotos para o automobilismo brasileiro, a idéia de Carlos Col e de Zeca Giaffone é de dar mais atrações ao público que comparece aos autódromos para acompanhar o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8.“Realmente, queremos dar mais entretenimento à torcida e criar uma nova abertura, barata, para os jovens que querem iniciar no automobilismo através das categorias de Turismo”, disse Col.Os carros, importados dos Estados Unidos, terão chassi tubular, com motores Yamaha de 130 cavalos de potência com tração traseira e o câmbio é seqüencial de cinco marchas. A carroceria será de fibra de vidro, fabricada no Brasil, com desenho sem ligação com qualquer montadora.O campeonato da Stock Jr. terá 24 corridas nas 12 rodadas da Stock Car V8 e os carros podem ser ocupados por um ou dois pilotos, cada um com uma pontuação específica. De acordo com o regulamento, um piloto pode ser campeão mesmo dividindo o carro com outro, pois serão computadas somente 12 provas. Se somente um utilizar o carro e fizer a rodada dupla do final de semana, seus pontos serão somados e divididos por dois.
Além do objetivo de formar pilotos, a Stock Jr. também será direcionada para aqueles mais experientes em busca de novos desafios. Com isso, a categoria será dividida em Pro e Sênior, com pódios e premiações distintas. A Pro comportará pilotos com até 35 anos e a Sênior acima dos 36 anos. O campeão da Stock Jr. na Categoria Pro receberá R$ 50 mil, dinheiro que deverá ser gasto na temporada do ano seguinte da Stock Car V8 Light.Como o objetivo é formar pilotos e movimentar aqueles mais experientes, o custo das 12 provas da Stock Jr. é baixo para os padrões do automobilismo. De acordo com Zeca Giaffone, que trouxe para o Brasil 19 carros, a temporada completa ficará em R$ 96 mil.“Será uma boa relação custo-benefício, pois a categoria vai correr junto com a Stock Car V8, que tem uma excelente visibilidade e atrai bastante a atenção de toda a imprensa nacional”, completou Zeca, que repassou para um dos seus filhos, o também piloto Felipe Giaffone, o comando técnico da nova categoria.FICHA TÉCNICA DO STOCK JR.Motor: Yamaha 1250cc com 130 cavalos de potência a 9.800 rpm Câmbio: seqüencial de 5 marchas Aceleração: 0 a 100 km/h em 4s2 Velocidade máxima: 200 km/h Combustível: Avigás Pneus: radial 205/13 Chassi: tubularDimensõesEntre eixos - 1m80 Largura - 1m50 Comprimento total - 3m20 Altura - 1m10 Peso: 550 kg.Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno. Mais informações no site www.stockcar.com.br LOCAL DA COMUNICAÇÃO. Fotos: Fábio Oliveira

Nenhum comentário: