COMPRE AGORA

quarta-feira, novembro 29, 2006

* 500 MILHAS GRANJA VIANA DIVULGA LISTA DOS "WILD CARS".


Massa, Barrichello, Giaffone, Kanaan, Castroneves e Nelsinho Piquet fazem disputa à parte

SÃO PAULO – A lista dos 15 pilotos convidados com vaga garantida no Top Qualifying foi divulgada nesta terça-feira pelos organizadores das 500 Milhas Granja Viana, a mais tradicional prova do kartismo brasileiro e que está completando o seu 10º aniversário. Principais atrações do evento, astros da Fórmula 1 como Felipe Massa, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet medirão forças na sexta-feira com Tony Kanaan e Helinho Castroneves, da Indy Racing League, e representantes da Stock Car, como Cacá Bueno, Luciano Burti, Tarso Marques e Christian Fittipaldi. Na luta pela pole, a eles se juntarão os cinco mais rápidos de cada um dos outros dois grupos. A largada está confirmada para a meia-noite de sábado.

Massa, Barrichello e Nelsinho, participando dos ensaios desta semana em Barcelona, só deverão chegar a Cotia para as tomadas classificatórias. Na ausência deles, os companheiros de equipe é que estão cuidando da preparação dos karts. Na segunda-feira, as chuvas pesadas que desabaram sobre a Grande São Paulo atrapalharam a programação. O circuito só começou a formar um trilho quando restavam cerca de 90 minutos para o fim da sessão. Nos últimos 30 minutos, a maioria dos pilotos aproveitou as condições mais favoráveis para entrar na pista.
Hoje(ontem), ainda sem a chuva prometida pela meteorologia para o final da tarde, as equipes aceleraram os trabalhos. "Já separamos os motores que usaremos na classificação e na corrida. A preocupação agora é acertar o chassi de forma a reduzir o consumo de pneus, já que em corridas de longa duração como as 500 Milhas um dos objetivos é perder o mínimo de tempo com as trocas. Testamos eixo e mangas, porque todo ano sempre aparece uma novidade em termos de componentes, mas já temos uma ótima base do ano passado, quando fizemos a pole", lembrou Rafael Daniel, do quarteto liderado por Felipe Massa e completado por Ruben Carrapatoso, outro que treinou nesta terça-feira, e João Paulo Bertuccelli.

Uma das atrações dos treinos foi a participação da equipe formada por cinco portadores de deficiências físicas – quatro paraplégicos e um surdo. Sob o comando do preparador Mingo, Paulo Polido, Sérgio Vida, José Luiz Pacheco, Thiago Cenjor e Júlio Reis revezaram-se em dois karts especialmente adaptados. "Demorei uma semana para terminar o primeiro. Embora o acelerador tenha saído dos pedais e ido para junto do volante, a maior dificuldade está sendo acertar os freios. Esses karts freiam bastante, mas precisam da força dos pés. Acelerar e frear ao mesmo tempo com as mãos não é uma tarefa fácil", explicou Mingo. Durante treinos oficiais e a corrida, a equipe só poderá mandar um kart para a pista. "Vamos trocar o kart junto com o piloto, já que todo o processo de acomodação e amarração do cinto de segurança leva cerca de dois minutos.
Assim, quando um chegar, o outro já está pronto para ir embora."

A lista dos "wild cards" é esta:

Felipe Massa
Rubens Barrichello
Felipe Giaffone
Tony Kanaan
Hélio Castroneves
Nelsinho Piquet
Ricardo Zonta
Enrique Bernoldi
Christian Fittipaldi
Luciano Burti
Cacá Bueno
Nonô Figueiredo
Tarso Marques
Aírton Daré
Rodrigo Piquet

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Fotos: Miguel Costa Jr.

Nenhum comentário: