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quinta-feira, novembro 23, 2006

* IPIRANGA COMEMORA 15 ANOS DO 1º POSTO PÚBLICO DE GNV NO BRASIL.

Programa de GNV completa 15 anos no Brasil

Ipiranga comemora o pioneirismo na oferta de gás natural veicular

Novembro de 2006 marca os 15 anos do início da distribuição de gás natural veicular (GNV) para veículos leves no Brasil. Em 1991, antecipando-se ao restante do mercado, a Ipiranga inaugurou, no Rio de Janeiro, o primeiro posto público com GNV, uma decisão que contribuiu para o desenvolvimento desse mercado no País. Até aquele momento o GNV era utilizado, de forma experimental, apenas em ônibus.

Diante da falta de tecnologia nacional para habilitar os veículos para o uso do GNV, a Ipiranga importou da Itália e instalou em alguns carros kits de gás, além de incentivar os primeiros testes com o combustível. Para comprovar a viabilidade do GNV, equipou um Opala 4 cilindros, que passou por avaliações dos órgãos de metrologia e da imprensa. Na época, os cilindros tinham capacidade de armazenar entre 15 e 18 metros cúbicos. Atualmente, os menores cilindros disponíveis têm capacidade de 6 metros cúbicos.

O próximo passo foi instalar um posto em São Paulo e depois partir para outros municípios. Hoje, a rede tem 185 postos com oferta de GNV, número que chegará a 200 até o final do ano. A empresa é a maior distribuidora privada de gás natural veicular, com 12,4% de market share (Fonte: Brasil Energia – ago/06). A popularização do combustível gerou uma frota de 1,3 milhão de carros convertidos no Brasil, o que faz do País a segunda maior frota mundial convertida, atrás da Argentina.

O sucesso do GNV se explica pela economia. O combustível é 53% mais barato que o álcool e 63% mais em conta quando comparado à gasolina (Fonte: Pesquisa de Preços ANP – 11 a 15 de novembro). O retorno do gasto com o kit (R$ 2.600,00 em média) é alcançado em até seis meses, para um motorista de veículo a gasolina que circula 100 quilômetros por dia na cidade de São Paulo, por exemplo. Além da economia, o GNV polui menos, na comparação com os demais combustíveis.

A Ipiranga encerrará 2006 com investimentos de R$ 40 milhões na abertura de postos com GNV, montante que vem se mantendo nos últimos anos e deve se repetir no ano que vem. A expectativa é aumentar a rede para 350 postos até 2011. "Entendemos que a escolha cabe ao consumidor. Por isso, fazemos questão de oferecer os três combustíveis na nossa rede", destaca Francisco Barros, gerente do Departamento de Gás e Desenvolvimento Automotivo da Ipiranga.

Opala convertido pela Ipiranga: começo do GNV no Brasil

Sobre a Ipiranga: A Ipiranga é a maior empresa privada de distribuição de derivados de petróleo no País e está entre os dez maiores grupos nacionais. Tem 19,4% de market share do mercado total de combustíveis (gasolina, álcool e diesel – Fonte: ANP set/06). São cerca de 4.250 postos revendedores, 1.067 franquias próprias de conveniência e automotivas e 185 postos com gás natural veicular (GNV). Na petroquímica, a Ipiranga é uma das maiores empresas do País e uma das controladoras da Companhia Petroquímica do Sul (Copesul), central de matérias-primas localizada no Pólo Petroquímico de Triunfo (RS). A Ipiranga Química é a maior distribuidora de produtos químicos do Brasil. Tem portfólio de 700 produtos e aproximadamente 4 mil clientes. Atua nos mercados de: household; cosméticos e fármacos; tintas e adesivos; polímeros; petroquímica; agroindústria; química de base; e borracha, lubrificantes e serviços.

Adriana Costa
Kelly Ricardo
Fernanda Amorim RP1 Comunicação
www.rp1.com.br

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