COMPRE AGORA

segunda-feira, novembro 27, 2006

* F-3 SUL-AMERICANA: LUIZ RAZIA É CAMPEÃO COM VITÓRIA EM INTERLAGOS

Piloto baiano comemorou o título da categoria mais veloz do continente no alto do pódio em São Paulo. Mario Moraes terminou a temporada em segundo e Diego Nunes, em terceiro

O novo Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana vem da Bahia, tem apenas 17 anos e, na última segunda-feira foi eleito por jornalistas especializados o melhor piloto do país na categoria Fórmula, recebendo da Revista Racing o prêmio Capacete de Ouro. Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica), que está somente em seu segundo ano no automobilismo, venceu neste domingo, em São Paulo, a última etapa da temporada de 2006 e comemorou, do alto do pódio, a vitória na disputa mais apertada da Fórmula 3 Sul-Americana nos últimos 13 anos. Mario Moraes garantiu o vice-campeonato a 10 pontos do campeão (99 a 89), mas havia chegado ao circuito apenas dois pontos atrás de Razia na classificação geral. Diego Nunes fechou o campeonato em terceiro, com 78 pontos.

"Tivemos uma temporada difícil e disputada e fico muito feliz por ter chegado até aqui em condição de comemorar esse título. Não tenho palavras para explicar o que estou sentindo porque a emoção é muito grande. Cheguei a estar 18 pontos atrás do Marinho depois de abandonar as três corridas disputadas em Santa Fé, na Argentina, e pensei que tudo estava perdido. Mas conseguimos, ponto a ponto, reverter essa diferença. Foi um grande trabalho da equipe e quero agradecer, também, a Deus e a minha família", declarou o campeão.

Na corrida que decidiu o nome do novo campeão, Razia largou na terceira posição e assumiu a vice-liderança ao ultrapassar Bia Figueiredo – que largara na pole, mas já havia perdido o primeiro lugar para Clemente Faria. Seguro na posição que já lhe daria o título com boa vantagem sobre Moraes, Razia fez uma prova cautelosa e ainda foi beneficiado pela sorte para comemorar a conquista do alto do pódio. A quatro voltas do final, Clemente Faria teve um problema elétrico e caiu para o quarto lugar. Bia Figueiredo recebeu a bandeirada em segundo e Mario Moraes, em terceiro.

"Tive um pouco de sorte para poder comemorar o título com vitória já que, não só o Clemente, mas toda a equipe Cesário Fórmula (por onde corre, também, Bia Figueiredo) foram adversários muito fortes nessa etapa. Corri pensando no título e não teria tentado passar o Clemente, mas confesso que é muito bom terminar o ano com vitória", completou Razia.

Com sete vitórias na temporada e duas conquistadas no ano passado – em seu ano de estréia na Fórmula 3 e no automobilismo –, Luiz Razia tornou-se o sétimo maior vencedor da história da categoria, que nos últimos anos voltou a ser a principal formadora de talentos brasileiros para o automobilismo internacional. Deste campeonato saíram nomes como os de Nelsinho Piquet, hoje piloto de testes da equipe Renault de Fórmula 1, Lucas di Grassi e Xandinho Negrão, da GP2, e Danilo Dirani.

Com o título de Campeão Sul-Americano de Fórmula 3 assegurado, Luiz Razia terá pela frente na próxima semana dois testes na World Series e na GP2, que estão entre seus destinos mais prováveis para 2007. Há um mês, ele já havia vencido suas três primeiras corridas pela Fórmula 3000 Masters, em Portugal, e dez dias depois marcou o terceiro melhor tempo nos testes coletivos da GP2, na Espanha. Melhor estreante na ocasião, ele busca patrocínio para garantir presença na principal categoria de acesso à Fórmula 1 em 2007.

"Hoje vou pensar apenas em comemorar, mas na segunda-feira viajo para a Europa para mais alguns testes. Ainda não sei em qual categoria vou competir e tudo vai depender do patrocínio que conseguirmos levantar. Se tiver condições de correr na GP2, correrei. Se tiver verba apenas para a World Series, é para lá que eu vou", finalizou Razia.

O resultado completo da última etapa da temporada é o seguinte:

1º) Luiz Razia (Bra), 20 voltas em 30:52.563 (média de 167.46 km/h)
2º) Bia Figueiredo (Bra), a 8.590
3º) Mario Moraes (Bra), a 14.861
4º) Clemente Faria Jr (Bra), a 17.106
5º) Diego Nunes (Bra), a 25.228
6º) Willian Starostik (Bra), a 28.992
7º) Lú Boesel (Bra), a 48.639
8º) Nelson Merlo (Bra), a 4 voltas
9º) Paulo José (Bra), a 9 voltas
10º) Allan Helmeister (Bra), a 17 voltas
11º) Pedro Ferreira (Bra), a 17 voltas
12º) Fernando Galera (Bra), a 19 voltas
13º) Fabio Beretta (Bra), a 19 voltas
Melhor Volta: Clemente Faria Jr, 1:31.871

Os seis primeiros no campeonato foram:

1) Luiz Razia, 99 pontos
2) Mario Moraes, 89
3) Diego Nunes, 78
4) Clemente Faria Jr, 70
5) Bia Figueiredo, 66
6) Nelson Merlo, 50
7) Fabio Beretta, 36
8) Eduardo Leite, 28
Pedro Ferreira, 28
Lú Boesel, 28

Inova Comunicação – Rafael Durante

Foto: Luca Bassani

Nenhum comentário: