COMPRE AGORA

quarta-feira, maio 16, 2007

* DEZ ANOS DE F-TRUCK EM INTERLAGOS.

Categoria brasileira faz sua décima prova em São Paulo com expectativa de novo recorde de público

O Autódromo Municipal José Carlos Pace em Interlagos recebe no próximo dia 20 de maio, a Fórmula Truck que corre pela décima vez no tradicional circuito paulistano. O trabalho de montagem da grande festa da F-Truck em São Paulo começou com 30 dias de antecedência com a construção da estrutura para a recepção do público estimado em aproximadamente 50 mil pessoas, número contabilizado nos quatro últimos anos.

As arquibancadas em estrutura modular que acrescentam 40 mil assentos ao longo do circuito já foram montadas na semana passada esperando as coberturas contra chuva e sol que estão já sendo posicionadas. Nesta semana o trabalho passou a ter um ritmo mais forte, com a construção dos centros de hospitalidade que devem receber perto de seis mil convidados de empresas ligadas ao evento com patrocínios oficiais e das equipes e a finalização das áreas do público.

Além de já ser uma atração para o público de São Paulo e cidades do interior do Estado, as corridas da F-Truck tem um apelo super interessante para o público. A produção cuida atentamente para que os concessionários de alimentação do autódromo não cobrem preços exorbitantes. "A prova de São Paulo exige muito cuidado com vários setores para se ter uma produção segura e dar comodidade ao público. No início os torcedores eram explorados nos preços dos alimentos, hoje não deixamos que isso aconteça" lembra o promotor da F-Truck Aurélio Batista Félix.

O trabalho de preparação para a prova de São Paulo nas sedes das equipes não é menor e nem menos tenso. O objetivo é um só, fazer bonito na prova de São Paulo. Inclui nessa planilha de trabalho, o visual do caminhão, a estrutura e a decoração do Box da equipe e lógico, a boa performance nos três dias de atividades na pista. Afinal, não é todo dia que os pilotos correm para um público tão grande e uma área VIP recheada de potenciais patrocinadores. "É mais importante uma vitória em São Paulo do que três durante a temporada", lembra Beto Napolitano que anuncia também a estréia do segundo caminhão Volkswagen Constellation da sua equipe que leva o seu nome, pilotado por Urubatan Helou Jr.

Fazer bonito é o principal mandamento da cartilha de todas as equipes na prova de São Paulo. A DF Motorsport de Sorocaba que lidera o campeonato com o piloto pernambucano Beto Monteiro tem sua estratégia para se dar bem no palco mais importante da temporada. O líder Monteiro corre para manter a sua posição no campeonato e um dos outros dois caminhões guiados por Djalma Fogaça e Daniel Gianfratti – substituindo Luiz Carlos Zappeline acidentado em Tarumã -, vai enfim estrear na equipe o modelo do Ford Cargo com motor eletrônico. "Já tivemos o tempo necessário de trabalho no motor no dinamômetro e colocamos o caminhão na pista. Acho que chegou a hora de ver ele andando pra valer", diz com a convicção Djalma Fogaça.

O vice-líder do campeonato, o paulista Roberval Andrade (Scania), vencedor em Interlagos no passado e em 2004, mostra bem o que representa a prova de São Paulo. "Toda noite eu sonho que estou freando na curva do S do Senna, acelerando na saída do bico de pato. Não tem como pensar em outra coisa. A prova de Interlagos dá o clima do resto da temporada do ano. Nem penso no orçamento do ano inteiro, trabalho para me dar bem", conta o piloto, que também é o chefe da equipe Roberval Motorsport Scania, que tem também como piloto o goiano José Maria Reis.

Outros dois nomes que levam favoritismo para Interlagos no dia 20 são os companheiros da equipe ABF Mercedes-Benz, o paranaense Wellington Cirino, terceiro colocado com 29 pontos e o piloto do Distrito Federal, Geraldo Piquet em quarto com 28 pontos. Cirino, como o maior vencedor em Interlagos (1999, 2002 e 2003) parece bem tranqüilo com uma performance de primeira. "Não treinei e meu caminhão é o mesmo que corri em Tarumã onde fui terceiro. A equipe teve que trabalhar no carro do Geraldo (Piquet) que ficou completamente destruído. A corrida de Interlagos para mim é a mais tranqüila do campeonato", afirma com grande dose de otimismo o único tri-campeão da categoria. O Mercedes-Benz Axor 2044 de Geraldo Piquet teve que ser reconstruído depois do acidente de Tarumã que resultou na suspensão por duas provas do piloto Vinicius Ramires.

Pela performance apresentada no início da temporada, outro piloto se apresenta como forte concorrente ao pódio de Interlagos. Leandro Totti (Ford), vencedor da última etapa em Tarumã. Totti divide a quarta posição no campeonato com Geraldo Piquet.

Na seqüência da classificação do campeonato está Felipe Giaffone (Volkswagen) que divide a sexta posição com Vig Fízio, e que recusou dois novos convites para participar da classificação das 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy Estados Unidos realizada também no mês de maio. Giaffone correu cinco edições das 500 Milhas de Indianápolis e tem um honroso terceiro lugar em 2003. "Estou dedicado à Fórmula Truck e estou pronto para dar o título de construtores para a Volkswagen", completa o piloto com sua humildade reconhecida pelos colegas de pista.

Além da estréia de Urubatan Helou Jr. A prova de Interlagos também terá a volta do piloto Adalberto Jardim, pole position no circuito da etapa do ano passado. Jardim correrá com caminhão Scania da equipe Lanzoni Competições.

Os ingressos para a terceira etapa da F-Truck já estão à venda nos Postos BR Petrobras e revendas Bridgestone/Firestone (para a informação dos locais de venda acesse o site www.formulatruck.com. O valor do ingresso é R$ 25,00 e quem fizer a compra antecipada ainda ganha o boné oficial da F-Truck bordado. Pessoas com mais de 65 anos, portadores de deficiência física e crianças de cinco a sete anos não pagam entrada. Para circular pela área dos boxes a idade mínima é de 16 anos. É proibido a entrada de crianças menores de 5 anos no autódromo.

Os estudantes também têm direito à meia entrada, mas o ingresso somente poderá ser comprado nas bilheterias do autódromo, a partir do dia 19 de maio e sem a promoção do boné.
A prova de São Paulo será transmitida pela TV Band para todo o país com a narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Todos os vencedores de Interlagos:

2006 – Roberval Andrade (Scania)
2005 – Leandro Totti (Ford)
2004 – Roberval Andrade (Scania)
2003 –Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2002 – Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
1999 – Tiago Grisson ( Volvo)
1998 – Renato Martins (ainda corria de Scania)
1997 – Oswaldo Drugovitch (Scania)
1996 – Wagner França (Scania)

Classificação do Campeonato após duas etapas: Beto Monteiro, 33 pontos; 2) Roberval Andrade, 32 vts.; 3) Wellington Cirino, 29 pts.; 4) Geraldo Piquet e Leandro Totti, 28 pts.; 6) Vignaldo Fizio e Felipe Giaffone, 14 pts.; 8) Renato Martins, 12 pts.; 9) José Cangueiro, João Maistro e José Maria Reis, 4 pts.; 12) Débora Rodrigues, 3 pts.; 13) Djalma Fogaça, 2 pts. e 14) Beto Napolitano, 1 pts.

Campeonato de Marcas: 1) Mercedes-Benz, 71 pontos; 2) Ford, 63 pts.; 3) Scania, 36 pts.; 4) Volkswagen, 29 pts. e 5) Volvo, 4 pts.

O site www.formulatruck.com está sempre com as informações atualizadas da F-Truck.
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.

Fotos Oficias: Orlei Silva
Legenda: Beto Monteiro (Ford), líder do campeonato

Dinho Leme
dinholeme Comunicação

Nenhum comentário: