COMPRE AGORA

quarta-feira, maio 23, 2007

* TRINTA ANOS DE BMW DRIVER TRAINING: RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA COM TRADIÇÃO.

Munich. 30 anos de BMW Driver Training e, portanto, 30 anos de ensino de direção defensiva e segura. O BMW Group festejou este importante aniversário em 16 de maio de 2007, organizando um evento especial no centro de cursos de direção da BMW, no aeroporto de Munique. Entretanto, os cursos da BMW começaram, na realidade, em 22 de abril de 1977.

Neste dia, um grupo de clientes realizou uma série de manobras de treinamento a bordo de um BMW 320i. A BMW foi uma das fabricantes de automóveis pioneira em oferecer a seus clientes a possibilidade de otimizar suas habilidades ao volante. O Dr. Klaus Draeger, membro da junta diretiva da BMW AG, se expressa com as seguintes palavras sobre o assunto: "Há três décadas, entendeu-se no BMW Group que não basta desenvolver automóveis esportivos e dinâmicos. Sendo uma empresa consciente de suas responsabilidades, também nos preocupamos em transmitir conhecimentos necessários para aprimorar o domínio ao volante".
Além dos cursos de direção da BMW, o BMW Group oferece cursos de direção para o MINI e para motocicletas BMW. A frota de veículos utilizada nos cursos inclui, entretanto, mais de 250 automóveis e 100 motocicletas, quantidade necessária para levar ao fim os mais de 40 cursos diferentes existentes no mercado. Apenas na Alemanha se organizaram em torno de 1.000 eventos durante 2006, nos quais participaram aproximadamente 18.000 pessoas, entre homens e mulheres. Desde 1997 já participaram mais de 200.000 pessoas.

Instrutores muito competentes

O BMW Group – Driver Training se transformou em uma marca, sinônimo de cursos de níveis escalonados, proveitosos tanto para novatos como para condutores experientes. Nestes cursos se realizam exercícios sistemáticos de condução de acordo com os mais recentes resultados de pesquisas científicas. São mais de 120 instrutores, experientes pilotos de provas, engenheiros e especialistas em desenvolvimento de automóveis, os quais, em muitos casos, estiveram presentes durante muitos anos na competição automobilística, além de disporem de conhecimentos técnicos e faculdades didáticas. O piloto finlandês Rauno Aaltonen, uma lenda do mundo dos rallyes, foi o primeiro instrutor chefe dos cursos de direção da BMW, em 1977. Desde então, a equipe de instrutores contou com a presença de pilotos profissionais, entre eles Marc Surer e Claudia Hürtgen.

Constante atualização

Assim como os veículos e motocicletas do BMW Group são objetos de desenvolvimento constante, também o conteúdo dos cursos é atualizado continuamente. Há 30 anos não se conheciam os sistemas de assistência ao condutor, que, na atualidade, contribuem para o domínio seguro do veículo. Hoje em dia, subentende-se que os exercícios de direção levem em conta funções importantes como o ABS e o controle dinâmico de estabilidade (DSC).

Outros temas foram mantidos inalterados durante as três últimas décadas. A meta de todos os cursos foi e segue sendo a compreensão da teoria dos fatores técnicos e físicos que incidem na condução, além da aplicação prática destes conhecimentos teóricos nos exercícios de direção, com objetivo de conseguir com que o condutor domine seu veículo com segurança, também em situações exigentes.

Prioridade: o ser humano

Aproximadamente 95% dos acidentes se devem a erros humanos. Segundo a pesquisa realizada a respeito, demonstrou-se que cada condutor tem 9 acidentes em sua vida. A cada cinco anos se envolve em um acidente sem haver provocado e, a cada nove anos, o mesmo provoca um acidente. Este é precisamente o ponto de partida dos cursos de direção da BMW, que têm a finalidade de conseguir com que o motorista otimize suas reações em situações críticas. Os cursos sempre visam a segurança das pessoas.

Somados aos sistemas de segurança e de assistência ao condutor, é importante que os participantes dirijam de forma mais segura e que, portanto, contribuam para aumentar o nível de segurança no trânsito. Trata-se de uma oferta útil individualmente, mas que também serve para a coletividade. Frank Isenberg, Diretor do BMW Group – Driver Training, indica: "Pelas muitas cartas pessoais que temos recebido, sabemos que quem participou dos nossos cursos e, portanto, aumentaram suas habilidades ao volante, foram capazes de evitar acidentes. Supondo que cada participante do curso tenha sofrido um só acidente durante sua vida como condutor, já alcançaríamos muito".

Preparados para o futuro

O BMW Group continuará inovando os cursos Driver Training e seguirá levando em conta os novos sistemas que se incluem nos veículos. O exemplo mais recente é o BMW Track Trainer, um sistema que, desde 2007, ajuda aos participantes a conduzir pela trajetória ideal nos circuitos. Na primeira fase, os veículos equipados com este sistema percorrem automaticamente a trajetória ideal sem que o motorista intervenha e, nas fases posteriores, indicam ao motorista como deve corrigir seu traçado para percorrê-lo de forma ideal.

Além da segurança e tranqüilidade ao volante, o programa de cursos BMW Group – Driver Training também concede prioridade a um estilo de condução econômico. O BMW Group oferece desde 1999 um curso de como aprender a conduzir reduzindo o consumo. Os critérios básicos deste curso da BMW irão integrar a médio prazo os demais cursos. Dessa maneira, a empresa concederá ainda mais importância ao fato de que é possível reduzir em 20% o consumo de combustível aplicando um estilo de condução mais apropriado.

BMW Driver Training no Brasil

Também no Brasil o BMW Driver Training é o primeiro curso de direção segura criado no país por uma montadora de automóveis. É ministrado por especialistas da área de segurança, que orientam o motorista a prever e analisar todas as possíveis reações em situações de risco.

As duas versões do BMW Driver Training disponíveis – Básico e Avançado - são abertas a qualquer motorista, proprietário ou não de automóveis da marca BMW, e é idêntico ao programa desenvolvido pela matriz, com devidas adaptações locais.

No mercado brasileiro desde 1998, vem sendo realizado no Campo de Provas da Pirelli, localizado no município de Sumaré, em São Paulo, além de algumas outras cidades do país, como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Londrina.

O curso é composto de uma aula teórica, com cerca de uma hora de duração, e muitos exercícios práticos conduzidos por uma equipe de instrutores altamente qualificada e chefiada pelo piloto Ingo Hoffmann, o qual, apesar da sua enorme experiência nas pistas de competição, recebe treinamentos regulares para coordenar as aulas no Brasil.

Os interessados no BMW Driver Training podem se inscrever por meio do site www.bmwdrivertraining.com.br ou pelo telefone: 0800-553578.

BMW Rider Training no Brasil

O BMW Rider Training On Road é também ministrado no Campo de Provas da Pirelli, em Sumaré. Tem como objetivo melhorar o posicionamento do piloto na moto, o seu equilíbrio, mostrar os diferentes tipos de frenagem, corrigir maus vícios e treinar reações em diversas situações de trânsito.

Já o BMW Rider Training Off Road é um curso de pilotagem desenvolvido com o objetivo de aumentar a segurança do motociclista em terrenos difíceis, melhorar a frenagem na terra, passar por terrenos rípios, trilhas, erosões, obstáculos, subidas e descidas íngremes, entre outros. O curso é ministrado na Fazenda Cascata, em Votorantim, próximo a Sorocaba.

Ambos têm como instrutor chefe o já conhecido piloto de Enduro Maurício Fernandes e como instrutor substituto o piloto Raul Fernandes, editor da revista Motociclismo. São voltados a qualquer motociclista, independente de ser ou não proprietário de motocicleta BMW. Cada curso tem no máximo 6 alunos e 1 dia de duração.

Informações sobre o BMW Rider Training estão disponíveis no site www.bmw-motorrad.com.br ou através do e-mail
bmw-brasil.motorrad@bmw.com.br .

Nenhum comentário: