COMPRE AGORA

segunda-feira, maio 14, 2007

* F-1: MASSA IMPARÁVEL EM BARCELONA.


Felipe Massa dominou por completo o Grande Prémio de Espanha, já que depois de largar da pole position assumiu o comando para só o largar nas duas paragens nas boxes para reabastecer e trocar de pneus. O brasileiro ainda encontrou oposição de Fernando Alonso na primeira curva. Os dois tocaram-se mas o Campeão do Mundo saiu pior da refrega, caindo na altura para o quarto posto, recuperando depois um lugar quando Kimi Raikkonen foi obrigado a abandonar, na oitava volta.

"Foi uma situação perigosa. Tocamo-nos. Podíamos ter terminado ali a corrida os dois. É o que acontece na maioria destes casos, mas eu mantive a minha trajectória por dentro e o Fernando acabou por sair de pista. Tivemos muita sorte", admitiu Massa.

Depois deste episódio, o brasileiro da Ferrari procurou afastar-se de Lewis Hamilton, que durante o resto da prova comandaria a perseguição ao piloto de São Paulo. "O carro funcionou na perfeição e a equipa também, pelo que pude admnistrar no final a vantagem que consegui no início", referiu ainda Massa, que acabou também por ficar com a melhor volta da corrida.

Já Hamilton conseguiu manter sempre Fernando Alonso a uma certa distância, mesmo se nem sempre o seu McLaren Mercedes esteve nas melhores condições. "Na partida, depois de passar o Kimi, beneficiei do toque entre o Felipe e o Fernando. O meu carro estava mais pesado, mas depois os tempos por volta equilibraram as coisas, mesmo se no segundo terço da corrida me debati com alguma tendência subviradora. É óptimo estar na frente do campeonato apenas no meu quarto grande prémio. Estou a viver um sonho", declarou o jovem britânico.

Para Alonso o terreno perdido com o toque em Massa na primeira curva acabou por ser determinante. E apesar de ter o carro mais leve no começo da corrida não evitou ser mais lento do que Hamilton no primeiro terço da corrida. O espanhol tentou então alterar a estratégia, montando pneus duros no segundo segmento da prova. Com a mistura macia na terceira fase foi mais veloz, mas não o suficiente para perigar a segunda posição do seu companheiro de equipa e assim teve de se contentar com o último lugar do pódio.

"Este resultado é frustrante, devo admitir, mas teve a ver com o que se passou na partida. Consegui largar no cone de ar do Felipe. Depois, na curva, foi pela parte de fora, já tinha o carro metido quando nos tocamos, acabei por não ter espaço e sair de pista. Isso custou-me tempo preciosa. Beneficiei da desistência do Kimi para subir para terceiro, senão, numa pista como esta, isso seria muito difícil. Valeu o resultado de conjunto para a equipa", considerou Fernando Alonso no final da corrida.

Longe dos três homens da frente, Robert Kubica fez uma corrida solitária, pois embora Nick Heidfeld tenha feito um excelente arranque o primeiro pit-stop comprometeu definitivamente as suas aspirações. Tudo aconteceu quando o homem do sinalizador o deixou sair das boxes com a roda dianteira direita desapertada. O monolugar foi recuado e situação resolvida provisoriamente. O alemão da BMW Sauber teria de repetir a paragem na volta seguinte, baixando ao 12º lugar, vindo a claudicar à 24ª volta.

Já para David Coulthard a prova foi bastante frutuosa, pagando com um excelente quinto posto. O escocês foi consistente e rápido, provando a evolução do Red Bull, sem os problemas que ditaram o precoce abandono de Mark Webber. Coulthard mostrou do que é capaz, protagonizando dois interessantes duelos, primeiro com Nico Rosberg e depois com Heikki Kovalainen.

O jovem alemão da Williams também foi consistente, realizando uma boa exibição depois de ter arrancado apenas do 11º posto, e o sexto posto premeia o seu esforço, o mesmo sucedendo com Kovalainen, a quem as três paragens nas boxes podem ter comprometido um melhor resultado.
Heikki provou que os Renault também melhoraram, apesar de Giancarlo Fisichella ter sido vítima da estratégia, ao perder o último ponto disponível para Takuma Sato ao fazer um último splash & dash a sete voltas do fim.

Os Honda também estiveram ligeiramente melhores, mas não o suficiente para chegarem aos pontos. Um contraste com a Super Aguri que na pista catalã conseguiu o seu primeiro do ano.

Classificação

1º Felipe Massa (Ferrari F2007), 1h31m36,230s; 2º Lewis Hamilton (McLaren MP4/22-Mercedes), a 6,720s; 3º Fernando Alonso (McLaren MP4/22-Mercedes), a 12,430s. 4º Robert Kubica (BMW Sauber F1.07), a 31,640s; 5º David Coulthard (Red Bull RB3-Renault), a 58,350s; 6º Nico Rosberg (Williams FW29-Toyota), 59,170s; 7º Heikki Kovalainen (Renault R27), a 1m02,170s; 8º Takuma Sato (Super Aguri SA7-Honda), a 1 volta; 9º Giancarlo Fisichella (Renault R27), a 1 volta; 10º Rubens Barrichello (Honda RA107), a 1 volta; 11º Anthony Davidson (Super Aguri SA7-Honda), a 1 volta; 12º Jenson Button (Honda RA107), a 1 volta; 13º Adrian Sutil (Spyker VII 8-Ferrari), a 2 voltas; 14º Christijan Albers (Spyker VII 8-Ferrari), a 2 voltas.

Campeonato do Mundo

Piloto: 1º Lewis Hamilton, 30 pontos; 2º Fernando Alonso, 28; 3º Felipe Massa, 27; 4º Kimi Raikkonen, 22; 5º Nick Heidfeld, 15; 6º Robert Kubica e Giancarlo Fisichella, 8; 8º Nico Rosberg, 5; 9º David Coulthard e Jarno Trulli, 4; 11º Heikki Kovalainen, 3; 12º Ralf Schumacher, 1.
Construtores: 1º Mclaren Mercedes, 58 pontos; 2º Ferrari, 49; 3º BMW Sauber, 23; 4º Renault, 11; 5º Williams e Toyota, 5; 7º Super Aguri, 1.
fonte: Motor on Line-Portugal

Nenhum comentário: