COMPRE AGORA

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Volkswagen amplia oferta de veículos com freios ABS e airbags de série



  • Sistema de freios antibloqueio mantém dirigibilidade do carro durante frenagens de emergência e diminui a possibilidade de acidentes
  • Airbags reduzem riscos para os passageiros da frente em caso de colisão
  • Maior aplicação torna o preço desses equipamentos para o cliente mais acessível
A Volkswagen do Brasil está ampliando o número de modelos de sua linha de veículos equipados com airbags e freios ABS como equipamento standard. Estes dois importantes sistemas de segurança passam a ser equipamentos de série para os modelos Gol Power, Gol Rallye, Voyage Comfortline e SpaceFox Trend fabricados desde o início deste ano, que começam a chegar às concessionárias até o fim do mês.


Os freios ABS e o duplo airbag de série já estavam presentes em alguns modelos nacionais ou fabricados na Argentina, como a picape Amarok, o Golf, o Polo, o Polo Sedan, o SpaceCross, o CrossFox, o Fox Prime e o SpaceFox Sportline. Além desses, toda a gama de modelos importados pela Volkswagen da Europa e América do Norte já conta com esses dispositivos, como os utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o Passat Sedan e o Passat Variant, o Passat CC e todas as versões do Jetta.


A ampliação da oferta dos freios ABS e dos airbags como equipamento de série está ajudando a reduzir o custo desses equipamentos. Os modelos da Volkswagen que passam a contar com eles a partir deste mês terão um acréscimo em seus preços normais de apenas R$ 1.300, um custo relativamente baixo se comparado ao preço de mercado.


A legislação brasileira prevê que até 2014 todos os automóveis de passageiros vendidos no Brasil deverão contar com freios ABS e airbags frontais de série. A implantação nos modelos já existentes é gradual e, a partir de janeiro deste ano, deve incluir pelo menos 30% dos veículos de cada fabricante.


ABS: segurança ativa


O sistema de freios antibloqueio evita que uma ou mais rodas do carro travem durante a frenagem, mesmo em pisos molhados ou com índices de aderência diferentes entre um lado e outro do veículo. Desta forma, mesmo em frenagens fortes, o veículo mantém a trajetória e o motorista consegue fazer manobras de desvio capazes, muitas vezes, de evitar colisões graves.


Na chuva, o ABS reduz consideravelmente a distância necessária para parar o carro, comparado ao sistema de freios tradicional. A eficiência comprovada do sistema na redução do número de acidentes é atestada pela maioria das seguradoras: carros com ABS, em geral, têm desconto no valor do seguro.


Airbags: segurança passiva


Os airbags podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e do passageiro da frente em caso de colisões. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a desaceleração brusca do veículo, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante ou o painel do carro.


É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que deve ser usado todo o tempo que o carro estiver em movimento. Numa colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto mantém os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.


Fonte: Volkswagen

Nenhum comentário: