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quarta-feira, janeiro 21, 2009

Campanha publicitária da Pirelli destaca a liderança da companhia no mercado brasileiro
Ação marca o início das comemorações, no Brasil, dos 80 anos de atuação industrial e um século de história
São Paulo, 21 de janeiro de 2009 – A nova campanha publicitária institucional da Pirelli destaca a liderança da marca no Brasil. Um filme institucional de 30 segundos será veiculado nas principais redes de televisão aberta no Sul, Sudeste e Nordeste e, nacionalmente, pela televisão a cabo. O plano de marketing também inclui cinco diferentes peças publicitárias em revistas especializadas e semanais, inserções em rádio e banners na internet. Toda a campanha foi criada pela agência Leo Burnett.

Para a realização desta primeira ação, batizada de Campanha nº.1, a Pirelli investiu R$ 5 milhões. “Esta campanha antecede uma série de ações que serão desenvolvidas para comemorar os 80 anos de atuação industrial da Pirelli no Brasil e para aumentar ainda mais a lembrança da marca pelos consumidores, além de incentivar as vendas na Rede Oficial de Revendedores Pirelli”, informa Marco Provera, diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina.

“A idéia é transmitir aos consumidores a mensagem de que a Pirelli é a marca de pneus número um do Brasil. Em 2008, consolidamos a condição de líder no fornecimento de Equipamento Original para os segmentos Car, SUV, Moto e Truck, além de aumentar em quatro vezes a diferença para o segundo colocado na última pesquisa do Top of Mind”, explica Provera.

Atualmente, mais de 50% dos automóveis no Brasil saem das montadoras com pneus da marca. Entre as motos, a vantagem sobre os concorrentes é ainda maior: cerca de 97% delas saem das fábricas equipadas com pneus da companhia.

A ação de marketing irá destacar também a liderança da empresa em outras áreas, como em Pesquisa e Desenvolvimento, no mercado de reposição e na lembrança dos consumidores. O lançamento da nova campanha ocorre no ano que a Pirelli celebra, além dos 80 anos de atuação industrial, um século de história no Brasil.

Esta ação marca a retomada, após mais de 20 anos, de uma campanha institucional totalmente elaborada no Brasil. Na década de 80, uma pantera negra foi utilizada para marcar o lançamento do pneu P400. A partir desse período, a companhia utilizou formatos institucionais globais como, por exemplo, as campanhas ‘Carl Lewis’, ‘Ronaldo’ e a série dos Pirelli Film.

Liderança em várias frentes

A Pirelli é a fabricante de pneus líder no fornecimento de Equipamento Original para as montadoras instaladas no Brasil, graças à agilidade e qualidade no desenvolvimento de soluções para atender às demandas específicas de cada montadora.

Ao longo de oito décadas de produção industrial, entre outros marcos históricos que caracterizam a liderança, destaque para a construção, em 1988, do Campo Provas Pneus Pirelli, em Sumaré (estado de São Paulo). Esta inauguração rendeu à empresa o título de primeira fabricante de pneus a ter uma pista de testes na América Latina.

Graças ao foco em Pesquisa e Desenvolvimento, a companhia oferecia, já em 1983, um pneu – o modelo P8 – para contribuir na redução do consumo de combustível, em um mercado que ainda não tinha o foco voltado ao tema. Em 1999, a Pirelli reforçou seu pioneirismo ao oferecer uma linha completa de pneus com menor resistência ao rolamento – o que é, atualmente, uma tendência de mercado – com o lançamento do P3000.

A empresa também é a fabricante de pneus que tem mais fábricas instaladas no País. As cinco unidades fabris estão distribuídas entre os Estados de São Paulo, com três fábricas; Bahia e Rio Grande do Sul. Não por acaso, a Pirelli oferece o portfólio de produtos mais completo e segmentado para automóveis, camionetas, caminhões, ônibus, motocicletas, quadriciclos, scooters, bicicletas, tratores e máquinas para uso fora de estrada.

No mercado de reposição, a empresa também é líder e tem forte presença em todo o território nacional com a Rede Oficial de Revendedores Pirelli. Os 600 pontos de venda exclusivos estão presentes em mais de 80% das cidades brasileiras.

Pirelli: a marca mais lembrada

A liderança no mercado brasileiro é acompanhada em diversas pesquisas de lembrança da marca realizadas em diferentes regiões do Brasil. A companhia aparece na liderança do prêmio Top Of Mind, da Folha de S. Paulo, desde que a categoria estreou na pesquisa, no ano de 2002. Em 2008, a Pirelli conquistou o prêmio de marca mais lembrada pela sexta vez consecutiva. Na ocasião, o nome da companhia foi mencionado por 40% dos entrevistados pelo instituto em todas as regiões do País, melhor resultado histórico.

No ano passado, a Pirelli também foi a marca de pneus mais lembrada em pesquisas de recall de veículos regionais. Alguns exemplos são a última edição da pesquisa “Autop of Mind”, categorias consumidor e mecânico, realizada pela revista Mais Automotive; o “Top of Mind – Diário do Grande ABC/Ibope 2008”; o “16º Recall de Marcas A Gazeta 2008”, de Vitória, no Espírito Santo e o “11º Prêmio Recall de Marcas do Jornal do Commercio”, de Pernambuco, no qual a Pirelli liderou na categoria Pneus com 45,6% das respostas dos entrevistados.

Esportes a motor

A Pirelli está aumentando o patrocínio a competições em toda a América Latina. A partir de 2009, a empresa passará a ser a fornecedora de pneus exclusiva para o Rally Argentino, Top Race V6 (também na Argentina) e Porsche Cup México. Também é, até 2011, a única fornecedora do Campeonato Mundial de Rally (WRC, na sigla em inglês) que teve, no último ano, duas etapas na região, uma no México e outra na Argentina.

Em 2008, a marca se tornou a maior apoiadora, no Brasil, do automobilismo e do motociclismo. Atualmente, a companhia patrocina eventos como os campeonatos Brasileiro de Motovelocidade, Brasileiro de Motocross, Sul-Americano de Rally de Velocidade, a Mitsubishi Cup, a Copa Renault Clio, Fórmula 3 Sul-Americana, Mil Milhas de Interlagos e equipes no Rally dos Sertões e Dakar.

Sobre a Pirelli

Com 136 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 24 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo 10 mil na América Latina, das quais oito mil estão nas unidades brasileiras.

A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com 600 pontos de venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.

Em Sumaré, no estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 20 anos em 2008 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e camionetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores e materiais para a reconstrução de pneus.

FSB Comunicações
Edson Gushiken

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