COMPRE AGORA

segunda-feira, janeiro 19, 2009

F-TRUCK DIVULGA NOVA PONTUAÇÃO EM SUAS CORRIDAS DE 2009
Comissão formada por organizadores, pilotos e chefes de equipe definiram o novo sistema de pontuação para 2009

 A organização do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck está divulgando a nova pontuação de suas provas, já homologadas pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, com mudanças expressivas em relação a uma maior competitividade na categoria.

No novo regulamento haverá pontuação até décimo quarto colocado o que deverá dar mais equilíbrio na competição. “Vai haver mais competitividade e mais caminhões na pista. Estou muito contente com essa nova pontuação”, diz o atual campeão Wellington Cirino (Mercedes-Benz), dono de quatro títulos na F-Truck. Cirino ainda lembra que agora, se um F-Truck quebrar, ele poderá voltar à pista e ainda marcar pontos. “Antes uma quebra já era determinante para o abandono da corrida e zero pontos na etapa”, explica o campeão.

O sistema de pontuação para os cinco primeiros que cruzarem a bandeirada programada também foi alterado. Antes definida na 12ª volta, agora será por tempo de corrida. O diretor de prova dará a bandeirada quando a prova completar 40% do seu tempo integral. O número de pontos dessa fase também ficou mais compactado entre os cinco competidores.

Nova pontuação da F-Truck 2009

Bandeirada Programada: 1) 5 pontos; 2) 4 pontos; 3) 3 pontos; 4) 2 pontos; 5) 1 ponto.

 
Bandeirada Final: 1) 25 pontos; 2) 20 pontos; 3) 17 pontos; 4) 14 pontos; 5) 12 pontos, 6) 10 pontos; 7) 8 pontos; 8) 7 pontos; 9) 6 pontos; 10) 5 pontos; 11) 4 pontos; 12) 3 pontos; 13) 2 pontos; 14) 1 ponto.

 A pontuação em categorias de automobilismo sempre foi uma preocupação de seus organizadores. A Fórmula 1 que já teve várias mudanças hoje passa por uma polêmica discussão após a sugestão de seu promotor Bernnie Ecclestone em transformar o sistema em medalhas para os três primeiros colocados, como acontece nos jogos olímpicos. Mas a preferência entre a maioria dos pilotos, chefes de equipes e patrocinadores sempre foi o sistema de pontuação para o maior número de competidores. É o estilo americano que nasceu nas 500 Milhas de Indianápolis, onde até o último colocado dos 40 participantes é merecedor de pontos na corrida.
 
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.
 
Fotos: Orlei Silva
Legenda: O atual campeão Wellington Cirino
 
Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO
 

Nenhum comentário: