COMPRE AGORA

domingo, janeiro 11, 2009

Competidores do Dakar têm dia de descanso no Chile

Depois de uma semana de muita areia, pedra, altitude e grandes desafios, os competidores que resistiram até agora no Rally Dakar têm um merecido dia de descanso na cidade chilena de Valparaíso, patrimônio histórico da humanidade. Um acampamento com vista para o Oceano Pacífico será o estático cenário .

A dureza do percurso surpreendeu até mesmo a organização, que viu obrigada a criar uma zona neutra na quinta etapa (cerca de 20% dos carros e caminhões que largaram conseguiram completar o trecho cronometrado), e diminuir a sexta e sétima especiais esta última, sequer foi disputada entre os caminhões. No total, foram cortados 363 quilômetros de prova.

Dos 542 veículos que iniciaram a competição em Buenos Aires no dia 3 de janeiro, 143 já saíram da disputa, sendo 72 motos, nove quadriciclos, 48 carros e 14 caminhões. Entre eles estão os brasileiros Carlo Collet (quadriciclo), Carlos Ambrósio, João Tagino e Dimas Mattos (motos), além de Reinaldo Varela/Marcos Macedo e Guilherme Spinelli/Marcelo Vivolo (carros).

Enquanto pilotos e navegadores descansam o corpo e preparam o psicológico para a segunda metade da prova, os mecânicos têm muito trabalho a fazer. Os veículos sofreram grandes desgastes e devem estar zerados para mais sete dias, incluindo as etapas no temido Atacama, o deserto mais árido do mundo.

A cidade de Valparaíso também recebe muitos visitantes, que estão acompanhando o primeiro Rally Dakar da América do Sul. A disputa recomeça neste domingo em um ritmo mais moderado. Até La Serena serão 652 quilômetros, com 294 de trecho cronometrado pelas trilhas sinuosas nas montanhas.

Nas motos, a liderança é do espanhol Marc Coma, que tem o compatriota Carlos Sainz, que compete com o navegador francês Michel Perin, na primeira colocação dos carros. Entre os caminhões, os Firdaus Kabirov, Aydar Belyaev e Andrey Mokeev seguem na frente, enquanto quem está dominando o quadriciclo é o tcheco Josef Machacek.

Os brasileiros melhores colocados até o momento no Dakar 2008 são André Azevedo e Maykel Justo, nonos na disputa de caminhões ao lado do mecânico tcheco Mira Martinec. Já José Hélio Rodrigues é o 12º nas motos, ao passo que Rodolpho Mattheis fica na 44ª posição na mesma categoria. Jean Azevedo e Youssef Haddad são os 14º colocados nos carros, 77 posições à frente de Paulo Pichini e Lourival Roldan.

Fonte : Gazeta Press

Nenhum comentário: