COMPRE AGORA

terça-feira, janeiro 20, 2009

Volkswagen comemora 50 anos de produção do Fusca no Brasil 

Dia Nacional do Fusca é comemorado em 20 de janeiro
No dia 3 de janeiro de 1959 saiu o primeiro Fusca nacional da linha de montagem da Anchieta
3,1 milhões de unidades vendidas entre 1959 e 1996

A Volkswagen do Brasil está comemorando em janeiro duas datas importantes do carro que marcou a indústria automobilística no País, o lendário Fusca. Hoje, dia 20, é comemorado o Dia Nacional do Fusca, e o último dia 3, marcou os cinquenta anos da produção do prim
eiro Fusca brasileiro, na época chamado Sedan.

Como a fábrica de São Bernardo do Campo ainda não havia sido inaugurada, os primeiros Fuscas foram construídos em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). O Fusca já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou
 completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi trasferida para a fábrica da Anchieta de onde sairam as primeiras unidades do Fusca brasileiro.
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser
 produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. O modelo perm
aneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).
O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao "besouro"; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o TL, sucessor do Fusca quatro portas, popularmente conhecido como "Zé do Caixão", devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.
O Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen no final dos anos 80 em homenagem a vários fãs do automóvel, que costumavam se reunir com seus Fuscas para contar histórias sobre o modelo. Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou a data em seu calendário de eventos.

Nenhum comentário: