COMPRE AGORA

quarta-feira, janeiro 21, 2009

GP2 Asia: Campeonato recomeça neste fim de semana, no Bahrain
 Após pausa para festas de fim de ano, temporada 2008/2009 da categoria volta à ativa para a terceira rodada dupla do calendário
 
A temporada 2008/2009 da GP2 Asia recomeça neste fim de semana com a terceira rodada dupla do calendário, que será realizada no autódromo de Sakhir, no Bahrain. A pista, que também recebe o Mundial de Fórmula 1, voltará a sediar a prova de encerramento da competição, em 24 de abril, justamente como preliminar da principal categoria do automobilismo.
 
Após duas etapas, realizadas na China e nos Emirados Árabes, a GP2 Asia segue sendo liderada pelo terceiro piloto da equipe Toyota de Fórmula 1, o japonês Kamui Kobayashi, da equipe DAMS. Ele soma 22 pontos na tabela, contra 19 do segundo colocado, o espanhol Roldan Rodrigues, da Piquet GP.
 
A temporada tem a presença de quatro brasileiros, que ainda não somaram pontos nas primeiras duas rodadas. Esse início difícil para o quarteto verde-amarelo, formado por Luiz Razia, Alberto Valério, Diego Nunes e Carlos Iaconelli aumenta a expectativa pela prova deste fim de semana, que marca a metade do curto calendário da série asiática.
 
“Em termos de entendimento com o carro, posso dizer que meu início de temporada tem sido bom. Mas, por uma série de problemas, os resultados não apareceram e é isso que vamos buscar neste fim de semana, apesar do pouco tempo que teremos para treinar”, disse o baiano Razia, que assim como Valério passou a competir no automobilismo europeu depois de sagrar-se Campeão Sul-Americano de Fórmula 3.
 
Razia se destacou nos testes de pré-temporada da GP2 Européia, e em seu ano de estréia na categoria pela série da Ásia vem enfrentando uma dificuldade comum a um piloto novato: a falta de conhecimento das pistas.
 
“Este tem sido o meu maior desafio, já que boa parte dos pilotos já conhece os circuitos. Temos poucos treinos e cada fim de semana é uma novidade para mim. No Bahrain, pelo menos, poderei correr duas vezes antes do final do campeonato, e espero aprender bastante neste fim de semana, para chegar bem preparado à rodada dupla de encerramento da temporada”, comentou.
 
A rodada dupla deste fim de semana da GP2 Asia terá uma configuração diferente das demais etapas do ano. O treino classificatório será realizado na quinta-feira, e as corridas, na sexta e no sábado. A programação prevê a realização de apenas um ensaio livre antes da tomada oficial de tempos – uma dificuldade a mais para estreantes como Razia.
 
Passadas três corridas – a quarta prova, em Dubai, foi cancelada por causa chuva –, os seis primeiros no campeonato são:
1) Kamui Kobayashi, 22
2) Roldan Rodriguez, 19
3) Davide Valsecchi, 15
4) Javier Villa, 10
5) Earl Bamber, 8
6) Vitaly Petrov, 8
 
Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Alastair Staley / GP2 Series Media

Nenhum comentário: