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sexta-feira, janeiro 30, 2009

Ferrari poderá ter sistema KERS inovador A Ferrari terá encontrado uma solução inovadora para o seu sistema KERS, num projeto que ainda deverá estar em desenvolvimento pela equipe italiana.

De acordo com a revista suíça Motorsport Aktuell, os engenheiros da Ferrari terão desenvolvido, em paralelo com o sistema inicial e em conjunto com a Magneti-Marelli, um projeto no qual as baterias de armazenamento de energia foram colocadas no nariz do F60.

Com isto, a marca resolvia a questão da colocação do sistema em termos de peso, questão nevrálgica dos projetos dos monolugares para 2009, uma vez que a sua colocação no carro poderia interferir com a distribuição de peso ideal.

Assim, ao colocar as baterias na frente do carro, a equipe conseguia manter uma boa relação de peso. Esta solução tem o inconveniente de fazer passar os cabos de alta-tensão pelo habitáculo, numa solução que pode levantar algumas dúvidas quanto à segurança dos seus pilotos.

O desenvolvimento de dois sistemas paralelos por parte da Ferrari pode, também, ajudar a explicar as constantes críticas de Luca di Montezemolo à introdução do KERS já este ano, ao alegar gastos avultados com o projeto.
Fonte : AutoSport
Stock Jr. quer continuar formando pilotos A divisão de formação da Stock Car terá 11 etapas em 2009 e novidades para os participantes

A quarta temporada do Campeonato Brasileiro de Stock Jr. terá 11 etapas, com início no dia 29 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. A divisão de formação da Stock Car promete repetir a emoção e equilíbrio que marcaram as disputas anteriores e que têm atraído cada vez mais fãs. Mas o grande objetivo é continuar cumprindo seu papel de formador de pilotos para a Copa Vicar e a Pick-Up Racing. A maior prova disso é que neste ano o grid da Copa Vicar deverá ter cerca de 40% de pilotos saídos da Jr.

"Isso tem dado muito certo. Muitos pilotos hoje fazem parte da Família Stock Car por causa da Jr. Se ela não existisse, isso não poderia ter acontecido. Além disso, a divisão acaba proporcionando uma renovação no esporte, formando novos competidores", explica Felipe Giaffone, diretor da JL Competições e responsável pela coordenação da Stock Jr. juntamente com a Vicar. "Trata-se de um desafio interessante, pois ao mesmo tempo em que formamos pilotos, temos de continuar atraindo praticantes para cada temporada", completa.

A competição de 2009 não terá mudanças na parte técnica. A alteração feita em 2008, com novos calços de molas, manga de eixo e a inclusão da asa traseira, melhorou o desempenho e animou mais os pilotos, que podem influir na regulagem do carro. Dessa forma, o início de temporada é dedicado à revisão de cada carro. O campeonato terá 17 participantes, podendo chegar a 19 se a procura for grande.

Mas, como sempre acontece, há boas notícias para os pilotos. Seguindo a filosofia da Stock Car de diminuir custos para pilotos e equipes, a divisão terá 25% de redução por etapa neste ano, ficando por volta de R$ 10.300,00. "Conseguimos baixar o custo das etapas com a nacionalização de algumas peças. Além disso, a JL segue no mesmo caminho de buscar soluções viáveis para este momento difícil do cenário econômico mundial", completa Giaffone.
A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
Felipe Massa promove jogo beneficente

O piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa,vice campeão mundial pela Ferrari em 2008, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, promovem neste sábado (31) uma partida de futebol beneficente com a participação de jogadores veteranos e amigos do piloto. Já confirmaram a presença atletas como Careca, Ronaldão, Neto, Zenon, Zé Maria e Júlio César.

A partida será realizada a partir das 11h, no Estádio 1º de Maio (Vila Euclides), e beneficiará entidades assistenciais cadastradas na Prefeitura. Os ingressos para o jogo estão disponíveis nos supermercados das redes Coop e Coopervolks e custam dois quilos de alimentos não perecíveis.
Facco e Deusdará chegam em terceiro na geral na etapa 1 do Velopiocerá


Dupla da equipe Acelera Siriema não se intimida e pisa forte no primeiro dia do Velopiocerá e garante o segundo melhor tempo na categoria Super Production e o terceiro lugar na geral. Nesta quinta-feira, largaram rumo ao segundo dia de prova, ainda no Piauí

Mantendo um ritmo forte e com o conjunto em perfeita sintonia, a dupla Luiz Facco e Silvio Deusdará finalizou o primeiro dia (28) do Velopiocerá com o segundo lugar na categoria Super Production e o terceiro lugar na geral em meio a 26 veículos. A Equipe Acelera Siriema completou a especial de 100 quilômetros entre Teresina e Altos, no Piauí, com o tempo de 1h41m58s, sendo o percurso total de 263 quilômetros. Este foi o resultado oficial divulgado após às 10 horas da manhã desta quinta-feira pela organização.

Sob forte calor piauiense e enfrentando uma diversidade de terreno, a equipe não se intimidou ontem (quarta-feira) diante da importante especial que deu início ao Velopiocerá, prova de Cross Country de Velocidade que acontece dentro do Piocerá. Competição esta, considerada a maior do segmento off-road do Nordeste que completa 22 anos de história, onde se predomina a modalidade de Rally de Regularidade, pois o Rally Cross Country foi introduzido há apenas dois anos.

Facco e o navegador Deusdará, que excepcionalmente substitui Walace Von Schmidt nesta competição, largaram na 15ª posição em Teresina e conseguiram se sintonizar logo nos primeiros quilômetros obtendo este resultado satisfatório, até chegar ao destino final em Piripiri.

"A prova foi maravilhosa muito gostosa de pilotar e gostei muito do estilo que me lembrou o Rally dos Sertões. Tinha de tudo, trechos travados, de alta, subidas, decidas, curvas, piçarras e pouca lama. O nosso carro esteve perfeito e meu entrosamento com o Silvio foi essencial para o resultado final", detalha o paulista Facco que estreou na competição neste ano.

Já o cearense Deusdará, que chegou na madrugada da largada em Teresina, praticamente teve tempo apenas de vestir o macacão e entrar no carro, a satisfação foi total, pois é a primeira vez que navega para o piloto: "Além do resultado, a coisa mais bacana que aconteceu foi a sintonia que tivemos logo de início e o período de adaptação que era minha preocupação, foi menor que espera. A pilotagem do Facco me surpreendeu é um piloto rápido e seguro e isto, facilitou demais meu trabalho pois me passou confiança, mas no geral a navegação foi tranquila", elogia.

O conjunto piloto, navegador e equipamento foi perfeito no primeiro dia e a equipe espera obter esta mesma sintonia e manter um ritmo igual de prova nesta quinta-feira, quando os competidores largaram por volta das 13horas, para enfrentar uma especial maior do que no dia anterior, de 179 quilômetros, com destino ao município de Parnaíba, ainda no estado do Piauí.

"Especial maior então teremos mais trabalho também, mas nossa expectativa é continuar neste ritmo forte sem correr riscos e completar a prova", finaliza Facco antes de cumprir mais uma etapa.

A equipe Acelera Siriema tem patrocínio da Gonçalves S/A Ind. Gráfica, SI Indústria e Fontoura Dias Stands com apoio da 4x4 Experts.

Segunda etapa do Velopiocerá - Velocidade não vai faltar também neste segundo dia de prova. No início, estradões largos e depois a pista vai se estreitando, tudo basicamente em terreno arenoso. O calor também é outro item a ter cautela, a organização pede cuidados redobrados com hidratação aos competidores. Haverá trechos de subidas e descidas em meio a abismo na Serra de Viçosa do Ceará e mais no final do trecho uma outra Serra no caminho, a de Ubatuba. Como a especial será mais longa haverá abastecimento durante a especial. A prova começa com deslocamento inicial de 38 quilômetros, depois um trecho cronometrado de 179 e mais 60 quilômetros até Parnaíba. O briefing está marcado para às 20h30. O rali termina no sábado, 31, em Cumbuco no Ceará, após quatro etapas e cerca de 1.200 quilômetros percorridos de pura adrenalina pelo nordeste do país.

Resultado Etapa 1 (28/1) - Velopiocerá

(Cinco primeiros colocados)
1)Gustavo Xavier/José Luis Freitas - (SProduction) - 1h37m31s
2)Riamburgo Ximenes/Stanger Eler - (Protótipo) - 1h41m32s
3)Luiz Facco/Silvio Deusdará - (Super Production) - 1h41m58s
4)Alberto Castro/Vinicius Castro - (SProduction)
5)Luis Nacif/Humberto Ribeiro - (Protótipo)

O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Mércia Suzuki

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Carros da Williams e Toyota podem ser ilegais Equipes rivais da Fórmula-1 desconfiam dos difusores de ar


Depois da Ferrari, agora é a vez das equipes Williams e Toyota enfrentarem suspeitas de irregularidades em seus carros para a temporada 2009 da Fórmula-1.

Segundo a revista inglesa Autosport, as equipes da F-1 vão solicitar à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) um esclarecimento das regras sobre os difusores de ar.

O motivo do pedido seria o desenho da parte traseira dos carros de Williams e Toyota, que adotaram um design diferente dos modelos das outras equipes apresentados até agora.

Segundo a publicação, os difusores do FW31 e do TF109 excedem a altura máxima de 175 milímetros, o que podem trazer benefícios nas curvas mais lentas, alegam as equipes rivais.
– São difusores interessantes, mas não acho que posso comentar sobre a legalidade deles. É algo que a FIA deve comentar. Ainda não questionamos a entidade, mas faremos isso logo – afirmou o diretor de engenharia da Renault, Pat Symonds.

Tanto Williams como Toyota afirmaram que o desenho de seus difusores estão dentro do regulamento. Além das duas equipes, a Ferrari também foi acusada de ter um carro ilegal por deixar expostos os canos de escapamento do modelo F60.

Fonte: CLICRBS
Ferrari muda escapamento do novo modelo


Menos de 20 dias após o lançamento de seu novo carro, a Ferrari já teve que fazer a primeira grande modificação no F60: o escapamento foi diminuído porque o desenho anterior foi considerado um apêndice aerodinâmico, algo proibido pelo novo regulamento técnico da Fórmula 1.

De acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o escapamento anterior estava de acordo com o texto original das especificações para este ano, mas isso mudou após uma reunião com o Grupo de Trabalhos Técnicos da Fórmula 1 e com Charlie Whiting, delegado-técnico da entidade.

O temor foi que, se a Ferrari fosse liberada, outras equipes aproveitassem da "brecha" na regra para desenhar formatos de tubos que realmente representassem vantagens aerodinâmicas. O recurso era legal nos carros do passado, como a Ferrari de 2003.
Fonte Gazeta Press
Felipe Massa visita a Fiat Automóveis O piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, vice-campeão mundial pela Ferrari, participou de evento interno com os funcionários da Fiat Automóveis, na última terça-feira, 27 de janeiro, onde foi cumprimentado pelo Presidente da empresa na América Latina, C. Belini e pelos funcionários da Fiat por seu desempenho na Fórmula 1 em 2008 e pelo título mundial de construtores conquistado pela Ferrari neste ano.
Felipe massa visitou também a fábrica da Fiat Automóveis e já testou o próximo lançamento da montadora, o Punto Turbo. O modelo estará disponível no mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano.

Aston Martin apresentou LMP1 para Le Mans





Num ano em que comemora o 50º aniversário da sua vitória Le Mans, a Aston Martin vai regressar a La Sarthe para se bater com a Peugeot e a Audi pela vitória nas 24 Horas de Le Mans.


O protótipo LMP1, terá uma motorização V12 a gasolina, naquela que será uma ambiciosa tentativa de igualar o feito de 1959, quando Carroll Shelby e Roy Salvadori, levaram o seu Aston Martin à vitória na mítica prova.

O protótipo é baseado no Lola da Charouz Racing de 2008, mas com grandes alterações aerodinâmicas. O novo Aston Martin, que ainda não tem designação oficial será decorado com as famosas cores da Gulf. A sua primeira aparição está agendada para um teste a realizar em Paul Ricard, a 8 de Março.

Fonte: AutoSport
1975 - JAN BALDER no CAMPEONATO BRASILEIRO DE CONSTRUTORES

Página de revista QUATRO RODAS

Vejam como eram curiosos estes protótipos no Brasil em 1975.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CONSTRUTORES. Última corrida de 1975 - Interlagos. Vitória de Luís Pereira Bueno, divisão 4, classe B (acima de 2000 cc) e conquistou o título com um Hollywood-Berta-Ford.

Na classificação final do campeonato, classe A (até 2000 cc), em 1º ficou Maurício CHULAN NETO e em 2º o "nosso" JAN BALDER (prenda para o FASTER).

As fotos são referentes à 5ª etapa deste campeonato, divisão 4 - disputada no dia 16 de Novembro no Circuito de Cascavel

Os carros da fotos:

Pedro MUFFATO - Avallone-Chrysler. Maurício CHULAN NETO - Heve-VW JAN BALDER - Polar-VW Luís PEREIRA BUENO - Hollywood-Berta-Ford


da revista QUATRO RODAS - Dez. 1975
Fonte: AutoSport
EQUIPE BARDAHL/CHEVROLET SOBE AO PÓDIO NO GRANDE PRÊMIO SÃO PAULO

Com pouco mais de sete horas de corrida, o quarteto de pilotos chega em segundo lugar com o Corsa Racing

A prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance teve como cenário uma das mais tradicionais corridas do automobilismo paulista. Disputada na mesma data de aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, o evento fez parte das festividades da capital paulista. Com um bom público presente, o evento contou ainda com corrida de carros antigos, shows de banda de rock e até uma espécie de rallye de regularidade com automóveis originais de rua.
Claro que o evento mais esperado era a disputa pelos 1000 km. do Grande Prêmio São Paulo. A largada foi dada exatamente às 13 horas, com a Ferrari do trio Chico Longo, Daniel Serra e Chico Serra. A equipe Bardahl/Chevrolet Endurance Team estava presente com dois modelos turismo, o bi-campeão Corsa SS e o recém lançado Vectra GT. Com lançamento antecipado, aliás, o GT Racing foi uma das expectativas da corrida, já que ele substituiu, agora em 2009, o campeão Vectra sedã.

"Não tínhamos como objetivo colocar o GT agora na pista. Um carro de endurance requer testes e avaliações antecipadas, já que a exigência de uma prova de longa duração é muito grande. Mas a equipe trabalhou muito no GT e resolvemos usar o GP São Paulo como uma espécie de laboratório." disse Carlos Prado, piloto e diretor técnico do time.

Já nos primeiros treinos o GT mostrou ser competitivo. Os dados coletados na telemetria mostraram um carro mais estável que o anterior. Com motor 2.0 16V Turbo, o GT participará em 2009 na categoria II, destinada a veículos turismo derivados de linha, com motor acima de 2.0 ou turbo-comprimido.

"Todos os problemas que tivemos no GT foram relacionados à transmissão. O restante funcionou perfeitamente", revelou o piloto Fernando Rebellato.
E foi exatamente a transmissão que falhou na corrida, impossibilitando o GT de terminar a prova. A quebra do eixo piloto, que leva o torque do motor ao câmbio, retirou o modelo da disputa, logo após duas horas de corrida.

"Foi uma pena a quebra da transmissão na corrida, mas deu para perceber que o modelo é bem mais competitivo que o anterior. E aproveitamos a corrida para levantarmos outros dados importantes à performance do modelo." revelou Samuel Russell, piloto do GT. "Vamos mandar o eixo quebrado para o preparador da peça para análise", finaliza Luiz Moncaio, o chefe de equipe.
O segundo carro da equipe, o Corsa Racing, teve uma corrida disputada. O crescimento do número de carro na categoria IV, que disputa o Corsa, deu um sabor especial à corrida. Mesmo em se tratando de uma prova com mais de sete horas de duração, ninguém poupou equipamento.
"O ritmo de corrida dos carros da categoria IV foi impressionante. Fechadas, encostadas e gestos não muito educados foram comum entre os competidores, parecida corrida de 30 minutos", explicou o jornalista e piloto Ricardo Dilser.
A prova foi marcada por algumas batidas, algumas delas ocasionadas por óleo. Com isso, o asfalto de Interlagos ficou muito sujo e com pedaços de carroceria deixados por outros carros. E foi provavelmente um pedaço de carroceria de outro competidor que levou o Corsa Racing aos boxes, numa parada não programada para trocar um pneu furado.

"Com uma corrida tão disputada, a troca do pneu furado nos roubou a chance de vitória", disse Gerson Borini, engenheiro da GM e piloto convidado para esta etapa.
Até o momento da troca inesperada, o Corsa segurava a primeira colocação da categoria. Depois do imprevisto, caiu para quarto lugar, se recuperou durante a corrida e terminou em segundo lugar na categoria, 10a posição na geral, prova que foi vencida por uma Ferrari Modena.
A próxima etapa do Brasileiro de Endurance será disputada no dia 04 de abril no autódromo Internacional de Tarumã, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A equipe Chevrolet Endurance Team tem o patrocínio da Chevrolet, Bardahl e Option Telecom. E apoio da Funari, Cronomac, Cobreq, Ancona, EBC Brakes, Garret, Personal Parts, GKN, Fuel Tech, Binno, Mahle, Rede Campeão de Postos e Frenos Doppler.

JV5Racing – 28/01/2009
João Vasconcelos –
MTB: 38553
Assessoria de comunicação Bardahl Chevrolet Endurance Team
Kart: Categoria Biland volta a integrar o Campeonato Paulista em 2009Campeonato que foi o estopim da crise entre Linea e CBA volta a fazer parte de uma competição supervisionada pela Fasp após a eleição do novo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo

A mudança no comando da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ocorrida no dia 16 de janeiro em assembléia realizada no Rio de Janeiro, teve um efeito imediato na expectativa de crescimento do Campeonato Paulista de Kart – competição mais tradicional do país, com 43 anos de existência. O regional de São Paulo amargou os menores grids de sua história no ano passado, depois de esboçar uma reação em 2007 graças, principalmente, às categorias de motores quatro tempos, e deve voltar a crescer em 2009.

A razão do otimismo em relação ao estadual é a volta da categoria Biland, que entre 2005 e 2007 foi o evento de maior sucesso do torneio – com média de 50 pilotos por rodada. O acordo entre o Team Biland Brasil, empresa responsável pelos motores da marca suíça no Brasil, e o Interlagos Motor Clube, um dos organizadores do Campeonato Paulista, foi firmado nesta semana e trará de volta uma fórmula que vem fazendo sucesso nos últimos anos: a união entre equipamento de ponta e baixo custo.

"O ano de 2008 foi difícil para a Biland, porque muitos pilotos tiveram medo de participar de nosso campeonato em virtude das perseguições da CBA. Neste ano estamos de volta aos eventos da Federação Paulista e já fomos procurados por outras entidades estaduais para fornecer nossos motores e promover campeonatos de alto desempenho e baixo custo. Tudo isso sem, claro, esquecer as ligas independentes, entre elas a Linea, que nos acolheu na última temporada quando ficamos impedidos de competir em território nacional por um capricho pessoal do antigo presidente da CBA", declarou Paulo Breim, dono da Biland no Brasil.

O convite para o retorno da marca suíça ao estadual de São Paulo foi visto por ele como uma oportunidade de trabalhar ainda mais pelo kartismo de base no Brasil – uma espécie de "objetivo de vida" do empresário. "Acredito que, com nossa fórmula de baixo custo e equipamentos modernos, poderemos contribuir muito para que o Campeonato Paulista volte a crescer. Isso sempre foi o objetivo da Biland, e não poder atuar no evento foi algo que me chateou no ano passado. Felizmente estaremos livres para trabalhar em 2009, e certamente para fazer ainda mais pelo esporte", comentou o empresário.


O Campeonato Paulista Biland 2009 será realizado em seis rodadas duplas no Campeonato Paulista. Dessa forma, os pilotos terão menor número de compromissos durante o ano, e poderão participar, também, de outros torneios promovidos pelo Team Biland Brasil. O mais atraente deles é o Campeonato Inglês de Kart 4 Tempos. Mediante convênio firmado entre Breim e os promotores da competição, o custo para que pilotos brasileiros corram na Europa ficou semelhante ao necessário para a disputa de uma etapa do regional de São Paulo com motores dois tempos – cerca de R$ 6.900,00. Já estão inclusas neste valor despesas de viagem e hospedagem na Inglaterra.

O Paulista de Biland 2009 será composto pelas categorias Graduados (pilotos entre 14 e 24 anos), Sênior (de 25 a 39 anos) e Super Sênior (a partir de 40 anos). O peso do conjunto kart-piloto nestas categorias será, respectivamente, 170, 175 e 175 kg. Cada uma das etapas será composta por duas corridas de Graduados e duas corridas de Seniores e Super Seniores (que dividirão a mesma bateria, embora com pontuações separadas). Ficará extinto, portanto, o sistema de duplas realizado até 2007, quando dois pilotos dividiam o mesmo kart e tinham a pontuação somada para a definição dos vencedores. O custo para a participação do piloto por etapa é, também, o mesmo de dois anos atrás: R$ 1.500,00, valor que dá direito ao aluguel do motor, jogo de pneus 0km, combustível e taxas de inscrição. A Biland também aluga chassis a R$ 300,00.


"Teremos, novamente, o campeonato mais barato do país, com motores modernos, que rendem quase 30 hp de potência e sempre agradaram os pilotos. No futuro, estudamos trazer os novos motores Swissauto para o Brasil, que rendem 35 hp e são a grande novidade do Team Biland Brasil para esta temporada", encerrou Breim. O calendário do Campeonato Paulista Biland de Kart 2009 é o seguinte:

1ª e 2ª etapas – 14 de Fevereiro
3ª e 4ª etapas – 18 de Abril
5ª e 6ª etapas – 20 de Junho
7ª e 8ª etapas – 12 de Setembro
9ª e 10ª etapas – 3 de Outubro
11ª e 12ª etapas – 5 de Dezembro

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)

quarta-feira, janeiro 28, 2009

GT3 terá dois campeonatos a partir de 2009
Com novo sistema de pontuação que visa manter pequena a diferença na briga
pelo campeonato, categoria coloca em jogo também o título da GT Masters

Além de oferecer aos pilotos a oportunidade de competir ao volante de supercarros como Ferrari F430, Dodge Viper Competition e Lamborghini Gallardo, o Telefônica Speedy GT3 Brasil terá outro incentivo especial em 2009: a categoria colocará em jogo dois títulos, acirrando ainda mais as disputas protagonizadas pelos superbólidos. "Agora, além da classificação geral, como ocorria até 2008, teremos também a pontuação válida pelo torneio GT Masters", diz Kiko Barros, diretor-administrativo da SRO, empresa que detém os direitos da categoria. "Todo competidor é movido pelo desejo da vitória, seja de uma corrida ou de um campeonato. E, a partir de agora teremos na GT3 dois títulos em jogo, o que vai motivar ainda mais pilotos, equipes e o público", explica Barros.

O GT Masters envolverá apenas as duplas que tenham entre seus componentes um piloto Bronze – para a formação das duplas, a GT3 divide os participantes em Platina, Ouro, Prata e Bronze, baseando-se no currículo de cada um deles. Platina é o grupo dos pilotos mais graduados, enquanto o grupo dos Bronze reúne os menos experientes. "Teremos inclusive dois pódios, um para cada torneio, em todas as etapas do GT3", completa Kiko Barros. "Mas há um detalhe importante: as duplas que competem no GT Masters também disputarão o título da classificação geral da categoria".

Novo sistema – O sistema a ser adotado na temporada 2009 permitirá que os 15 primeiros classificados em cada prova marquem pontos, desde que completem 75% da distância total da prova. Até o ano passado, a categoria utilizava o modelo adotado na Fórmula 1, que concede 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto do primeiro ao oitavo colocado.

Em vez de dez pontos como acontecia até 2008, agora o vencedor acumulará 20 por vitória. As demais colocações pontuadas registrarão a seguinte contagem: 17, 15, 13, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. "Dessa forma, colocamos quase o dobro de carros na zona de pontos em comparação com o antigo sistema", compara Thales Figueiredo, diretor de marketing da SRO. "Além de termos mais pilotos pontuando, a nova contagem também visa diminuir a diferença entre os classificados na tabela. Dessa forma, a disputa por posições ficará mais apertada. Por exemplo, antes a diferença entre o primeiro e o segundo era de 20%. Agora, ela diminuiu para 15%. No final do ano, isso pode fazer uma grande diferença, ou até mesmo decidir o título. Acreditamos que, com essa inovação, as corridas certamente ficarão ainda mais interessantes para o público", explica.

Descartes – Além da pontuação mais abrangente, a segunda novidade neste quesito é a adoção dos descartes obrigatórios. Cada piloto deverá descartar seus quatro piores resultados, sendo dois deles em cada metade do campeonato. Entretanto, de acordo com o novo regulamento da categoria no Brasil, o piloto só pode descartar um resultado a cada rodada dupla – em caso de abandono das duas etapas de um mesmo evento, somente um poderá ser desprezado. "A idéia é não permitir que fatores que fujam do alcance do piloto, como quebras e acidentes, diminuam o peso de sua verdadeira competitividade no resultado final", detalha Ivo Sznelwar, diretor-técnico da GT3 e responsável pela coordenação do novo regulamento.

A temporada do Telefônica Speedy GT3 Brasil terá início no dia 26 de abril, em Interlagos. A partir de 2009, juntamente com o Itaipava Trofeo Maserati, a categoria comporá um novo evento disputado exclusivamente com supercarros do tipo GT.

Nova pontuação do Telefônica Speedy GT3 Brasil:

Colocação Pontos

1º 20 pontos
2º 17 pontos
3º 15 pontos
4º 13 pontos
5º 11 pontos
6º 10 pontos
7º 9 pontos
8º 8 pontos
9º 7 pontos
10º 6 pontos
11º 5 pontos
12º 4 pontos
13º 3 pontos
14º 2 pontos
15º 1 ponto

Calendário do evento, incluindo provas do Itaipava Trofeo Maserati:

08/02 São Paulo (SP) Maserati
* * Maserati
26/04 São Paulo (SP) GT3/Maserati
31/05 Curitiba (PR) GT3/Maserati
28/06 São Paulo (SP) GT3/Maserati
26/07 Londrina (PR) GT3/Maserati
16/08 São Paulo (SP) GT3/Maserati
27/09 Rio de Janeiro (RJ) GT3/Maserati
11/10 Santa Cruz do Sul (RS) GT3/Maserati
29/11 São Paulo (SP) GT3/Maserati
* Em março, com data e local a confirmar

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Cleber Bernuci
Foto: Miguel Costa Júnior
Press Consultoria Ltda
Stock Car: Luciano Burti defenderá a equipe Boettger Competições em 2009
Ex-piloto de F1 afirma que meta é ser competitivo e buscar bons resultados


São Paulo - Luciano Burti estará de ‘casa’ nova na temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car. Depois de defender a equipe Action Power por três anos, o ex-piloto de Fórmula 1 correrá pela Boettger Competições e terá ao seu lado o paranaense Alceu Feldmann.

Comandada pelo experiente Ereneu Boettger, a equipe promete ser uma das mais competitivas do grid. Em 2008, a Boettger colocou os seus dois carros no Playoff e terminou o certame como o 6º melhor time.

"Estou muito feliz com esse novo desafio. Fiz minha estréia na categoria em 2005, competindo pela equipe do Meinha (Rosinei Campos), e nos três anos seguintes corri pela Action. Foi uma ótima parceria e que rendeu bons frutos, mas senti que chegou o momento de mudar. A Boettger é uma equipe extremamente competitiva e tenho certeza de que conquistaremos bons resultados. Eu aceitei o convite do Ereneu porque nós dois temos os mesmos objetivos, ou seja, estamos em busca de performance e resultados nessa temporada. Estou muito confiante em fazer parte dessa equipe", afirmou o paulista.

E acrescentou: "Quero aproveitar para agradecer ao Paulo de Tarso (dono da Action) pela confiança depositada em mim durante todo esse tempo. Além de ter aprendido muito, sempre tive um bom relacionamento com todos do time e isso é algo que vou levar comigo", concluiu Burti.

O chefe da equipe também faz previsões otimistas com a chegada do paulista. "É com grande satisfação que recebemos o Burti na Boettger. Ele é um profissional excelente e altamente competitivo. Somando os investimentos que fizemos na nova sede da equipe, na contratação de dois engenheiros e em treinamento, acredito que, juntos, temos muito a crescer. A meta, a princípio, será nos classificarmos para o Playoff e posteriormente brigarmos pelo título", encerrou Ereneu.

Os novos patrocinadores do piloto e o layout do carro serão apresentados no início de março.

Confira o calendário provisório da Stock Car em 2009:

29/03 - São Paulo
12/04 - Curitiba
03/05 - Brasília
17/05 - Santa Cruz do Sul
05/07 - Salvador (a definir)
09/08 - São Paulo
20/09 - Rio de Janeiro
04/10 - Londrina (a definir)
25/10 - Curitiba
08/11 - Brasília
22/11 - Tarumã ou Velopark
06/12 - São Paulo

Acesse o site do piloto: http://www.lucianoburti.com.br

Foto: Vanderley Soares

Milla Delfino
Luiz Facco larga no Velopiocerá com novo navegadorNavegador Walace Von Schmidt teve um problema de última hora e retornou a São Paulo. Assim, o cearense Silvio Deusdará assumirá o posto, no rali que tem início nesta quarta-feira em Teresina/PI e termina no sábado (31) na praia de Cumbuco no Ceará

Imprevistos acontecem a todo o momento durante um rali. E o piloto paulista Luiz Facco precisou driblar um deles antes mesmo do início do Velopiocerá, a modalidade Cross Country de Velocidade da maior prova off-road do Nordeste, o Piocerá. O navegador da equipe Acelera Siriema, Walace Von Schmidt, já estava em Teresina (PI) quando precisou retornar a São Paulo para resolver um problema pessoal. Sem navegador, Facco não desistiu do desafio de estrear na 22ª edição da competição e anunciou nesta terça-feira, que disputará a prova com o cearense Silvio Deusdará.

Aos 27 anos, Deusdará ruma para a quarta participação na prova e já acumula dois títulos no Piocerá/Cerapió, em 2004 e 2005 quando foi Campeão na categoria Graduados Especial. Natural de Fortaleza, o navegador iniciou no Rally de Regularidade em 2000, mas a partir de 2005 começou a participar de vários campeonatos de Cross Country, como Mitsubishi Cup Nordeste e Sudeste, RN 1500, Rally dos Sertões entre outros.
Para Facco, o entrosamento com o novo navegador será fundamental, uma vez que competirão juntos pela primeira vez. "A partir de amanhã o Silvio assumirá o lugar do Walace para ajudar nossa equipe. Agora nosso foco mudou. Vamos fazer o melhor para obtermos um bom entrosamento e tentar evoluir a cada dia para chegarmos ao destino final", explica o piloto que em 2008, ano de estréia no RN 1500 foi Campeão categoria Production Diesel, outro rali de quatro dias também conhecido no meio off-road, mas disputado no Rio Grande do Norte.
"Conheço a qualidade de prova e sei que enfrentaremos bons competidores também. Mas darei o melhor possível para fazer um bom trabalho para equipe, sem esquecer que o mais importante é chegar todos os dias", diz o navegador que chega na madrugada desta quarta-feira à capital piauiense para a prova de quatro dias e cerca de 1.200 quilômetros de percurso.

Com a baixa de Schmidt, Deusdará não chegou a tempo do Prólogo, que definiu a ordem de largada para a prova e Facco para cumprir regulamento, correu ao lado de uns dos integrantes da equipe Márcio Santos. O Prólogo aconteceu nesta terça-feira à tarde num circuito fechado de 1.200 metros ao lado do Shopping Teresina e foi disputado apenas pelos participantes de Velopiocerá, que pisaram fundo para o aquecimento, que antecede as etapas (até o fechamento deste texto o resultado do Prólogo não havia sido divulgado).

A dupla Facco/Deusdará, que compete pela Super Production com uma Mitsubishi L200 RS encara a primeira etapa da prova a partir de Teresina com destino à cidade de Piripiri, ainda no estado do Piauí. A equipe Acelera Siriema tem patrocínio da Gonçalves S/A Ind. Gráfica, SI Indústria e Fontoura Dias Stands com apoio da 4x4 Experts.

Primeiro dia do Velopiocerá– A partir das 8 horas desta quarta-feira (28), os veículos da modalidade Cross Country de Velocidade encaram aproximadamente 100 quilômetros de trechos cronometrados, mais 18 de deslocamento inicial e 145 de deslocamento final totalizando cerca de 263 quilômetros de percurso. Segundo organização o trecho será rápido e a velocidade deve prevalecer. Técnica e cautela serão exigidos, caso os competidores se depararem com trechos alagados. O terreno será de piso de estradões de terra e piçarra. A chegada está prevista às 13 horas.

Vale destacar que o Rally Piocerá/Cerapió completa 22 anos de história e é a maior prova off-road de regularidade da América Latina. A cada ano as largadas são intercaladas. Nesta edição sai do Piauí com destino ao Ceará e quando acontece o inverso passa a se chamar Cerapió. A partir de 2006 surgiu a modalidade Velopiocerá para aqueles que gostam de acelerar nos Carros e Caminhões, mas foi a partir deste ano que a prova mudou o formato e passa a ser em linha, como os principais ralis Cross Country do mundo. Os veículos largam de uma cidade com objetivo de chegar em outra, com especiais mais longas que exigem técnica e resistência das equipes. Na edição 2008, de acordo com a organização, tiveram 30% de desistência com um total de 485 inscritos: 268 motos, 113 bikes, 36 quadriciclos, 32 carros no Regularidade e 36 no Velopiocerá.

Fotos: Donizetti Castilho

O Positivo Comunicação
Assessoria de Imprensa: Equipe Acelera Siriema
Mércia Suzuki
Kart: Vinícius Serafim fecha o ano com vitória e título no Super Paulista Piloto de Santo André, no ABC Paulista, terminou o torneio estadual supervisionado pela Linea no alto do pódio na categoria F-4 Pró. Conquista rendeu a ele o título do torneio Tech Álcool

A temporada 2008/2009 do Campeonato Super Paulista de Kart terminou de maneira positiva para o paulista Vinícius Serafim, piloto de Santo André, no ABC Paulista. Líder do primeiro turno do torneio estadual da Linea, Liga Independente de Automobilismo, ele fechou a temporada com mais uma vitória no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, que lhe valeu o título de campeão do torneio Tech Álcool na categoria F-4 Pró.

O torneio foi composto pelas cinco últimas rodadas da competição, e disputado em paralelo ao campeonato regular da categoria. Na temporada completa, Vinícius também foi bem e, mesmo sem ter disputado todas as provas da competição, fez um extraordinário fim de campeonato – descontando parte da diferença que o separava do campeão geral, Aldo Perri.
"Essa corrida foi muito boa pelo alto nível de competitividade. Todos os karts fizeram tempos muito próximos, o que mostra o equilíbrio dos motores. Isso, sem dúvida, é o que garante emoção à disputa", disse Vinícius. "Larguei em terceiro e consegui assumir a segunda posição logo na largada, o que me ajudou a brigar pela vitória", resumiu o paulista. Serafim passou a descontar a diferença para o então líder, Leonardo Amatini, na segunda metade da prova, e conseguiu a ultrapassagem a poucas voltas do final.

Pela categoria Sprint 125, um problema no acelerador o impediu de brigar pela vitória, mas nem por isso o final de temporada deixou de ser positivo. Depois de abandonar a primeira corrida, ele se recuperou na prova final – esta categoria teve duas baterias no fim de semana – e fechou o ano como vice-campeão após subir ao pódio em terceiro lugar.

"O dia foi melhor para mim na F-4 Pró, já que o acelerador do meu kart travou na primeira bateria da Sprint, e isso provocou um acidente entre mim e o Fabio Rey, com quem eu disputava o título", disse Vinícius. "Como meu motor estava sempre com giro alto, cheguei ao final da prova praticamente sem freios, e acabei batendo nele, sem intenção. Mesmo assim, acredito que o saldo do ano tenha sido positivo, e só lamento ter tido tantos problemas nessa reta final, me custaram o título também na Sprint 125", admitiu.

Primeiro colocado no turno inicial da competição, ele liderou as quatro primeiras provas da última fase, mas contabilizo apenas uma vitória. Nas três outras disputas, teve problemas mecânicos – motivo pelo qual também deixou de brigar pela vitória no último fim de semana. "Só consegui competir de verdade na última corrida desse turno, mas o título já estava perdido. Vim de último, por causa do acidente na prova anterior, e acabei em terceiro. O resultado não foi o esperado porque as provas foram mais curtas, mas pelo menos me rendeu o vice-campeonato", encerrou o piloto.

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Ricardo Favaro / Motorbiz

terça-feira, janeiro 27, 2009


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AUTÓDROMO DE INTERLAGOS
EQUIPES DO IRC COMEÇAM PREPARAÇÃO PARA ETAPA INÉDITA NO BRASIL
Prova brasileira será a segunda do campeonato, logo após o tradicional Rally de Monte Carlo, vencido neste fim de semana por Sebastien Ogier.

As principais equipes do IRC, o Intercontinental Rally Challenge, começaram a trabalhar já nas primeiras horas deste domingo (25) de olho na próxima etapa do calendário, marcada para o Brasil, na primeira visita da categoria à América do Sul. A prova inédita dará sequência à temporada 2009, que começou neste fim de semana com a 77ª edição do Rally de Monte Carlo, vencido pelo estreante Sebastien Ogier, convidado pela equipe BFGoodrich, que ganhou ao volante de um Peugeot 207 S2000. Ele é o atual campeão da Junior WRC e fez sua primeira corrida com modelos S2000.

Presente à etapa de abertura do campeonato, o promotor da prova brasileira, Marcos Marcola, elogiou a constância de Sebastien Ogier. "A escolha dos pneus foi decisiva aqui, porque em alguns pontos o asfalto estava seco e, em outros, havia bastante gelo. Muitos pilotos abandonaram em função de acidentes porque estavam com pneus com especificação de pista seca nos trechos onde havia gelo. Mas o Sebastien Ogier foi impecável. Não cometeu nenhum erro de pilotagem", comentou Marcos Marcola, experiente piloto de rally, que esteve com o vencedor logo após a prova.

Ele teve também a oportunidade de encontrar os organizadores do campeonato e definir detalhes importantes para a próxima etapa, o Rally Internacional de Curitiba, que será a 29ª edição do Rally da Graciosa, nos dias 5, 6 e 7 de março. "Os pilotos encontrarão no Brasil um rali muito tradicional, com características bem diferentes, disputado em piso de terra. Será uma prova muito rápida, que vai exigir bastante da habilidade e da estratégia dos pilotos para definir o próximo vencedor do IRC", acrescentou Marcos Marcola, que volta ao Brasil trazendo a bagagem de um dos maiores ralis do mundo.
Foi a primeira vez que o Rally de Monte Carlo integrou o calendário do IRC. Até o ano passado, a prova fazia parte da programação do WRC, o World Rally Championship. "A organização do Rally de Monte Carlo é impecável. Estou levando inovações e mais experiência para a nossa etapa e estou seguro que teremos um rali digno de uma etapa de porte mundial, como exige o IRC", revelou. "Tecnicamente, os carros são espetaculares e nosso publico terá no Brasil alguns dos carros de rali mais impressionantes do mundo", concluiu Marcos Marcola.

Os seis primeiros em Monte Carlo:

1 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Peugeot 207 S2000), 4h40min45s7
2 Freddy Loix/Isidoor Smets (Peugeot 207 S2000), +1min43s6
3 Stephane Sarrazin/Jacques-Julien Renucci (Peugeot 207 S2000), +2min21s6
4 Jan Kopecky/Petr Stary (Skoda Fabia S2000), +3min17s3
5 Giandomenico Basso/Mitia Dotta (Abarth Grande Punto S2000), +4min28s0
6 Anton Alen/Timo Alanne (Abarth Grande Punto S2000), +10min49s7

Classificação atual do IRC:

Pilotos
1 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Peugeot 207 S2000), 10 pontos
2 Freddy Loix/Isidoor Smets (Peugeot 207 S2000), 8
3 Stephane Sarrazin/Jacques-Julien Renucci (Peugeot 207 S2000), 6
4 Jan Kopecky/Petr Stary (Skoda Fabia S2000), 5
5 Giandomenico Basso/Mitia Dotta (Abarth Grande Punto S2000), 4
6 Anton Alen/Timo Alanne (Abarth Grande Punto S2000), 3

Marcas
1 Peugeot, 18 pontos
2 Abarth, 7
3 Skoda, 5
4 Mitsubishi, 2

foto : vencedor da prova, Sebastien Ogier, com o promotor da etapa brasileira, Marcos Marcola, e o diretor de competições da BFGoodrich, Frederic Henry-Biabaud. Na outra imagem, o carro do piloto, um Peugeot 207 S2000. Créditos: IRC/Divulgação

Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa
Troca regular das velas de ignição minimiza riscos de danos ao motor




Motoristas e reparadores devem ficar atentos à verificação de itens essenciais para o bom funcionamento do motor e que, constantemente, estão em contato com o álcool (combustível mais corrosivo que a gasolina), como as velas de ignição.



As velas, quando danificadas, podem causar o aumento do consumo de combustível e falhas no sistema de ignição. Responsáveis pela queima da mistura oxigênio-combustível, elas geram a energia necessária para o trabalho do motor e, consequentemente, para a movimentação do carro.


No caso dos veículos flex, a reposição por velas que possuem exclusivo tratamento com níquel é a mais indicada. Essa tecnologia garante maior proteção contra corrosão, minimizando os riscos de danos ao motor, proporcionando maior segurança durante a troca das velas, que podem ficar presas e danificar o bloco do motor.


É importante ressaltar que a revisão deste componente deve ser feita a cada 15 mil quilômetros. A troca deverá cumprir as normas do manual do fabricante do veículo ou a tabela de aplicação disponível nos canais de vendas.


Tecnologia exclusiva Bosch: tratamento de níquel


A Bosch foi pioneira no desenvolvimento do sistema Flex Fuel e hoje 94% dos veículos bicombustíveis produzidos no Brasil saem de fábrica com componentes do sistema de injeção e ignição Bosch.


No continente americano, a Robert Bosch Ltda. é considerada centro de excelência em tecnologia de produção de velas de ignição e exporta seus produtos para diversos países na América Latina, Europa e Estados Unidos. As velas Bosch, no Brasil, são equipamento original de fábrica da Volkswagen, Fiat, GM, Peugeot e Citröen.


A unidade da Bosch em Aratu-BA, onde são fabricadas as velas de ignição, atingiu neste ano a marca de 700 milhões de velas produzidas, desde que iniciou suas operações.


Rede Bosch Service
Com mais de 1.500 oficinas credenciadas em todo Brasil, a Rede Bosch Service é a maior rede autorizada do País. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais.
Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site http://www.boschservice.com.br/.



O Grupo Bosch em resumo
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 271 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch destina mais de 3 bilhões de euros para pesquisa e desenvolvimento e solicita registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.


A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e o compromisso com importantes investimentos para assegurar o futuro do grupo. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH, uma fundação sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma sociedade fiduciária industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta sociedade. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e da Robert Bosch GmbH. Para mais informações, visite o site: http://www.bosch.com.br/


In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Renata Taffarellotel
Karolina Ramos

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Ferrari 430 GT2 vence GP Cidade de São Paulo

Com a Ferrari 430 GT2, o trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, da equipe Via Itália, patrocinada por ESET e Gava Group, dominou todas as 7 parciais, deu um show de pilotagem e venceu o GP Cidade de São Paulo, neste domingo, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, evento comemorativo aos 455 anos da capital paulista.

Ao encerrar a prova de longa duração – foram percorridos 1.000 km ou 233 voltas em 6h50m49s -, o piloto Chico Longo cruzou a linha de chegada com vantagem de 13 voltas sobre o carro protótipo de numeral 36, da categoria III, dos pilotos J.Bana/C.Bana, e de 16 voltas sobre o Maserati Trofeo, da categoria I, do quarteto Valter Rossete, Maurizio Billi, Renato Cattalini e Fábio Greco.

"Fizemos uma corrida conservadora, na qual objetivamos preservar os pneus e administrar muito bem os pitstops. Desta vez deu tudo certo", desabafou Hilton Lellis, diretor técnico da equipe, enquanto o piloto Chico Longo não se cansava de agradecer aos amigos Chico Serra e Daniel Serra e toda a equipe da Via Itália, em um final de semana perfeito entre a máquina, pilotos e mecânicos.

Logo no início da corrida, a Ferrari 430 GT2, pole position do GP Cidade de São Paulo, perdeu posição para o Porsche, do trio Max/Marcel/Nono, mas na primeira parcial, depois de 1h04m47s e 39 voltas, o trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, da equipe Via Itália, liderou a prova de longa duração, com 1 volta de vantagem sobre o 2º colocado, o Maserati Trofeo, de Valter Rossete, Maurizio Billi, Renato Cattalini e Fábio Greco.

Depois de duas horas e 65 voltas, a equipe Via Itália domina o GP Cidade de São Paulo, com uma volta de vantagem sobre o Maserati Trofeo, do quarteto Rossete, Billi, Cattalini e Greco.
Após completar 100 do total de 233 voltas previstas neste GP Cidade de São Paulo, a equipe Via Itália, agora com o piloto Chico Serra ao volante, continua na liderança, com 3 voltas à frente da 2ª colocada, a equipe CRT Competições, do trio Walter Derani, Claudio Ricci e Ricardo Maurício.


Na 4ª parcial, após 4 horas e 135 voltas, pouco mais da metade da corrida, a equipe Via Itália ampliou sua Rossete, Billi, Cattalini e Greco. Na 5ª parcial, com 5 horas de prova e 169 voltas, a Ferrari 430 GT2 da Via Itália não deixava por menos. Ampliou ainda mais a sua vantagem, agora para 9 voltas em relação ao carro protótipo de J. Bana/C.Bana.
Na última parcial, com seis horas de prova, a Ferrari 430 GT2 levava vantagem de 10 voltas. Faltando apenas 29 voltas para o final do GP Cidade de São Paulo, a equipe Via Itália decidiu colocar o piloto Chico Longo para terminar a prova, fato que se consumou de modo muito tranquilo.


Resultado final

1) 1-Longo/ D.Serra/C.Serra (I), 6:50:49.278
2) 36-J.Bana/ C. Bana (III), a 13 voltas
3) 21-Rossete/ Billi/Cattalini/Greco (I), a 16 voltas
4) 105-C.Faria/ V.Faria/Vital (I), a 17 voltas
5) 13-Queirollo/ Sant'anna (I), a 19 voltas
6) 72-Derani/ Ricci/R.Maurício (I), a 35 voltas
7) 88-Halle/ Castilho/Steinbruch (III), a 35 voltas
8) 82-Amorim/ João/Marcondes (III), a 38 voltas
9) 65-José/ Nilson (IV), a 38 voltas
10) 51-Prado/ Borini/Rebelatto/Dilser (IV), a 44 voltas
11) 54-Isoldi/ Gonçalves/Colla (III), a 61 voltas
12) 30-Sermann F./ Serman/Cazuni (IV), a 63 voltas
13) 74-Olio/ Biem/André (II), a 63 voltas
14) 913-Estites/ Paiva Jr./Luque/Romera (III), a 75 voltas
15) 9-Losacco/ Pater/Danilo (I), a 79 voltas
16) 10-Ventura/ Cunha/Cardoso Jr (III), a 92 voltas
17) 92-Camacho/ Rattes/Piccolo (III), a 97 voltas
18) 42-Kato/ Camara/Kraft/Guerra (III), a 120 voltas
19) 70-Visconde/ S.Mayor/Landi (II), a 135 voltas
20) 32-Paulo/ Edson/Fábio (I), a 159 voltas
21) 8-Córdova/ Ramos/Weigert (IV), a 165 voltas
22) 52-Prado/ Russel/Dilser/Rebelatto (II), a 200 voltas
23) 911-Max/ Marcel/Nonô (I), a 203 voltas
24) 33-L.Molo/ Capparelli/U.Molo (I), a 224 voltas
25) 80-Weigert/ Silva Jr/Finardi (III)


Textofnal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224

sábado, janeiro 24, 2009

Porsche de Marcel/Max/Nonô larga na primeira fila no GP Cidade de São Paulo
Vencedor de duas corridas de longa duração em 2008, o Porsche 911 GT3 RSR de Marcel Visconde/Max Wilson/Flávio “Nono” Figueiredo confirmou sua condição de candidato à vitória no GP Cidade de São Paulo, em Interlagos, ao conseguir o segundo melhor tempo no grid de largada para a corrida. A corrida promete ser extremamente disputada, já que o Porsche inscrito pela Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport ficou a apenas três décimos de segundo da pole
 position conquistada por Francisco Longo/Daniel Serra/Chico Serra.

“Nós realmente queríamos a pole, mas a posição de largada conta pouco em uma corrida de mil quilômetros”, afirmava Max Wilson, que recebeu a incumbência de marcar o tempo do Porsche no treino classificatório. “O importante é que estamos rápidos e confiantes na resistência do carro para a prova.”
O outro Porsche inscrito pela Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, um 911 GT3 Cup pilotado por Giuliano Losacco/Luiz Otávio Paternostro/Danilo Fernandez, largará em sétimo lugar. Embora menos potente que o 911 GT3 RSR, o GT3 Cup tem na resistência seu principal trunfo para a corrida. “Poderíamos ter forçado um pouco mais e talvez largar em quinto, mas preferimos conservar o carro para a corrida”, explicava Losacco.

A largada do GP Cidade de São Paulo acontecerá neste domingo (25/1) às 13h00, com duração prevista para 233 voltas ou oito horas de prova − o que primeiro ocorrer. A prova poderá ser acompanhada ao vivo pelo site www.brasileirodeendurance.com.br.

Estes são os dez primeiros colocados no grid de largada para o GP Cidade de São Paulo:

1) 1-Francisco Longo/Daniel Serra/Chico Serra (Ferrari 430 GT2), 1:34.819
2) 911-Marcel Visconde/Max Wilson/Nono Figueiredo (Porsche 911 GT3 RSR), 1:35.136
3) 72-Walter Derani/Cláudio Ricci (Ferrari 430 GT3), 1:37.944
4) 33-Lucas Molo/Cláudio Capparelli/Uberto Molo (Ferrari 360 GT2), 1:38.006
5) 36-Jair Bana/Carlos Bana (Predador-Opel), 1:41.399
6) 10-Pierre Ventura/Yann Cunha/João Cardoso Jr. (Spyder), 1:41.638
7) 9-Giuliano Losacco/Luiz O. Paternostro/Danilo Fernandez (Porsche 911 GT3 Cup), 1:41.683
8) 105-Cleber Faria/Vanuê Faria/Leonardo Vital (Maserati Coupê), 1:43.248
9) 21-Valter Rossete/Maurizio Billi/Renato Cattalini/Fábio Greco (Maserati Light), 1:43.383
10) 32-Paulo Machado/Edson Machado/Fábio Machado (Spyder), 1:44.275

Fotos: Porsche 911 GT3 RSR (número 911) de Marcel Visconde/Max Wilson/Flávio “Nono” Figueiredo; Porsche 911 GT3 Cup (número 9) de Giuliano Losacco/Luiz Otávio Paternostro/Danilo Fernandez. Crédito: Vinicius Nunes/JV Photo Racing.

Stuttgart Sportcar
Importador Oficial Porsche
www.porsche.com.br

Assessoria de imprensa
Luiz Alberto Pandini − LetraDelta Editora e Comunicação
Equipe Via Itália é pole position do GP Cidade de São Paulo
 
24/01/2009 – Com tempo de 1m34s819, a equipe Via Itália, formada pelos pilotos Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, larga na frente entre os 24 carros do GP Cidade de São Paulo, prova de longa duração comemorativa aos 455 anos da cidade paulistana, neste domingo, 25 de janeiro, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos.
 
O trio já havia feito os melhores tempos nos 1º e 2º treinos oficiais livres e o 2º melhor em outros dois treinos livres, da sexta-feira e do sábado. O tempo de 1m34s819 conquistado por Daniel Serra ficou 0s314 à frente do trio da Porsche, constituído por Max/Marcel/Nono.
 
A Ferrari 430 GT2 do trio Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, patrocinada por ESET e Gava Group, compete na categoria I do GP Cidade de São Paulo, na qual participam 10 carros entre Ferraris, Maseratis, Porsches e BMWs.
 
Segundo o diretor técnico da equipe, Hilton Lellis, ainda faltam fazer alguns acertos no carro. “Mas, estamos muito próximos do ideal. No entanto, como se trata de uma prova de longa duração, máquina e pilotos precisam atuar de acordo com o tipo de corrida”, avalia.
 
Amanhã, domingo, após a sessão de aquecimento, às 10h, o GP Cidade de São Paulo terá início às 13h, com previsão de término às 21h. A prova demanda 1.000 km ou 233 voltas, em circuito de 4.309 metros.
 
 
Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
Pagani Zonda: Carro mais caro do Brasil ainda procura comprador
Há nove meses no País, o carro mais caro do Brasil ainda não foi vendido. O Pagani Zonda F foi trazido pela Platinuss em abril de 2008, por um preço de cerca de R$ 4 milhões. A importadora esperava achar um comprador ainda no ano passado, mas de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a marca não concretizou nenhuma venda em 2008.


No entanto, as outras marcas de carros importados associadas à Abeiva tiveram um ano positivo em 2008, quando as vendas chegaram a 31.742 unidades.

Se consideradas apenas as seis associadas - BMW, Ferrari, Kia Motors, Maserati, Porsche e SsangYong - que já atuavam no mercado brasileiro em 2007, a totalização de vendas foi de 26.281 unidades, 110% superior em relação ao ano anterior, quando contabilizaram 12.491 veículos importados.

Por marcas, a BMW fechou o ano com 2.906 unidades (alta de 7,35%), Chana com 352, Chrysler com 1.749, CN Auto com 370, Dodge com 1.553, Effa Motors com 487, Ferrari com 29 (queda de 3,33%), Jeep com 404, Kia Motors com 20.900 (alta 132,09%), Maserati com 25, Porsche com 723 (alta de 57,52%), SsangYong com 1.698 (alta de 540,7
5%), Suzuki com 546 unidades e Pagani não vendeu nenhuma unidade.
O superesportivo Pagani Zonda F, que é equipado com um motor Mercedes Benz AIG de 659 cavalos, 12 cilindros em V e 48 válvulas, tem apenas duas unidades disponíveis para venda aos brasileiros.

Em outubro do ano passado, a Platinuss afirmou que o modelo chegou a ter seis interessados. Número que depois foi reduzido para dois potenciais compradores. Procurada, a empresa disse que não comentaria as negociações sobre o carro.

Além do motor robusto, de 7.2 l, o Zonda F também é equipado com um câmbio mecânico de seis marchas, mais a ré. Para um melhor manejo do veículo, a Pagani equipou o modelo com pneus "Pilot Sport 2", da Michelin, que vem em conjunto com rodas de liga alumínio/magnésio de 19 polegadas, na dianteira, e de 20, na traseira.
O conjunto, que é completado por freios a disco ventilados nas quatro rodas da Brembo, atinge uma velocidade máxima de 345 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

Zonda Roadster F
Durante o 25° Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008, a Platinuss anunciou ainda a chegada, prevista para 2009, do esportivo Zonda Roadster F, também da Pagani. No entanto, a assessoria de imprensa da empresa afirmou que o veículo ainda não desembarcou no País e não tem previsão de quando virá. O preço ainda não está definido, mas a Platinuss espera que custe cerca de R$ 4,5 milhões.

O carro é equipado com motor Mecedes-Benz AMG de 7.3 l e 659 cavalos de potência, com câmbio mecânico de seis marchas. O Roadtser F faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge velocidade máxima de 355 km/h.

Fonte: Terra
GP2 Asia: Razia melhora cinco posições e fecha etapa do Bahrein entre os Top 10
Piloto baiano terminou etapa deste sábado na nona posição, após boa corrida de recuperação 

O fim de semana da etapa do Bahrein da Fórmula GP2 Asia pode não ter começado da maneira desejada pelo brasileiro Luiz Razia, mas terminou com certa dose de alegria para o piloto da equipe Arden após a corrida deste sábado (24). Depois de perder uma vaga entre os seis primeiros do grid quase no final de sua melhor volta na classificação – em virtude de um problema de freio –, Razia partiu para um “fim de semana de recuperação”. E, após novo revés na prova de sexta-feira, fechou a etapa barenita entre os “Top 10”.
 
“Na corrida deste sábado consegui manter um ritmo muito bom, mas como ela é mais curta que a prova anterior, ganhei apenas cinco posições. Estou satisfeito com a forma como encerramos o fim de semana, e parto com esperanças renovadas para a rodada de fevereiro, no Qatar”, comentou o brasileiro, que largou em 14º e recebeu a bandeirada final em nono.
 
A etapa deste sábado marcou a vitória de Sérgio Perez, da equipe Campos, pole position em virtude da inversão nas oito primeiras posições do grid de largada em relação ao resultado da corrida anterior – algo que já se tornou tradicional na GP2. Largando na frente, ele segurou a ponta apesar dos ataques de Davide Valsecchi na parte final da prova. Jérôme d’Ambrosio completou o pódio.
 
O japonês Kamui Kobayashi, líder do campeonato e ganhador da corrida de ontem, terminou a rodada em sexto, fechando a zona de pontos. Com esse resultado e o abandono do espanhol Roldan Rodriguez, segundo colocado na tabela, ele se manteve em primeiro no campeonato, agora com uma vantagem de 12 pontos para seu principal adversário (34 a 22).

 

O resultado completo da quinta etapa da Fórmula GP2 Asia foi o seguinte:

1) Sergio Perez

2) Davide Valsecchi

3) Jérôme d’Ambrosio

4) Nico Hülkenberg

5) Javier Villa

6) Kamui Kobayashi

7) Earl Bamber

8) Edoardo Mortara

9) Luiz Razia

10) Marco Bonanomi

11) Sakon Yamamoto

12) Vitaly Petrov

13) Yelmer Buurman

14) Giedo Van der Garde

15) Francesco Provenzano

16) Giacomo Ricci

17) Fabrizio Crestani

18) Michael Herck

19) AdrianValles

20) Michael Dalle Stelle

21) Kevin Nai Chia Chen

22) Diego Nunes

23) Roldan Rodriguez

 
Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Foto: Alastair Staley / GP2 Series Media
Novo chefe da McLaren diz que F-1 precisa de espetáculo
Martin Whitmarsh assumirá o lugar de Ron Dennis a partir desta temporada

O futuro chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh, afirmou que está otimista quanto aos rumos da Fórmula-1 e que é hora de a categoria encontrar maneiras de agradar ao torcedor.

– Houve muitas conquistas até agora, mas precisamos encontrar maneiras de melhorar o espetáculo do esporte. Nós estamos muito focados no corte de gastos – disse Whitmarsh, que vai assumir o lugar de Ron Dennis.

O novo dirigente da equipe inglesa, no entanto, garantiu que não é contrário a redução de gastos promovida pela Federação Internacional de Automobilismo e que contou com a adesão das equipes. 

– Agora temos um sistema onde, a partir de 2010, cada equipe poderá ter seu motor por € 6,5 milhões, e isso é um grande passo – declarou o dirigente em entrevista à revista inglesa Autosport.

O atual presidente-executivo da equipe de Woking elogiou o trabalho da Associação de Escuderias de Fórmula-1 (Fota, em inglês), criada em 2008, e não descartou novas mudanças no regulamento.– 

Acho que todos estão abertos a novas idéias sobre o futuro. As duas últimas temporadas foram emocionantes, a F-1 é um esporte fantástico e um grande espetáculo. Por isso, precirsamos lutar para melhorar a categoria e torná-la melhor para os fãs. 

Em 2009, a F-1 trará grandes mudanças no regulamento. Apontada como principal culpada pelo sumiço das ultrapassagens, a aerodinâmica foi a principal vítima: os carros perderam os defletores, sub-asas, etc e ganharam asas dianteiras maiores e aerofólios traseiros menores. Os pneus slick (lisos) também voltaram.

Fonte: Clic RBS

sexta-feira, janeiro 23, 2009

GP CIDADE DE SÃO PAULO
Largada para a temporada 2009 do automobilismo brasileiro será domingo, em Interlagos
 
 O GP Cidade de São Paulo faz parte das festividades pelos 455 anos da capital paulista e é válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance
 
 
A temporada 2009 do automobilismo brasileiro terá início neste domingo, 25 de janeiro, com as disputas do GP Cidade de São Paulo, a partir das 13h00, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos. A prova terá duração de oito horas ou 233 voltas, constituindo-se no ponto alto de uma vasta programação comemorativa pelos 455 anos da cidade de São Paulo. A entrada é franca.
 
O GP Cidade de São Paulo foi realizado pela primeira vez em 1936, como prova de rua, no bairro Jardim América. Em 2007, a Federação de Automobilismo de São Paulo resgatou a tradição e agora, em sua fase moderna, o GP será disputado pela terceira vez consecutiva, sempre incluída nas festividades da capital paulista.
 
Carros como Ferrari, Maserati, Porsche, BMW e os potentes protótipos nacionais serão conduzidos por alguns dos mais destacados pilotos brasileiros. Estão confirmados no grid do GP Cidade de São Paulo, entre outros, Ricardo Maurício, Chico Serra, Nono Figueiredo, Giuliano Losacco, Daniel Serra, Paulo Bonifácio, Max Wilson Lima, Luiz Otávio Paternostro, Renato Cattalini, Fábio Greco e José Cordova.
 
A etapa deste ano é válida pela abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance, certame sob a responsabilidade do promotor Antônio de Souza Filho e que será encerrado, em novembro, com a edição 2009 da Mil Milhas Brasil.
 
O evento é composto por diversas atrações para o público. Na pista, além do GP Cidade de São Paulo, haverá competições de carros antigos e o Festival Brasileiro de Regularidade. Na área do autódromo será possível desfrutar de exposições de carros históricos, telões com corridas antigas e shows musicais.
 
Serviço
 
Prova: GP Cidade de São Paulo
 
Local: Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos
 
Data: 25 de janeiro de 2009, domingo, com largada às 13h00
 
Início das atividades: 23 de janeiro de 2009, sexta-feira, com treinos
 
Duração: Prova de 233 voltas ou oito horas de duração
 
Classificação: Evento comemorativo do aniversário de São Paulo e válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de endurance
 
Ingressos: Entrada franca para o público (estacionamento será cobrado R$ 10 por carro)
 
Eventos suporte: Festival de Regularidade, corridas de carros antigos, shows musicais, apresentação de bandas e DJs, exibição de corridas históricas em telões etc.
 
Organização: Automóvel Clube da Lapa (ACL)
 
Supervisão: Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)
 
Sites:
http://www.gpcidadedesaopaulo.com.br
http://www.faspnet.com.br
http://www.brasileirodeendurance.com.br
http://www.brasileiroderegularidade.com.br
http://www.racecrono.com.br
 
 
Foto 
O carro vencedor do GP Cidade de São Paulo de 2008, o Lamborghini Galardo de Paulo Bonifácio e Sérgio Burger
Crédito
Vinícius Nunes/JV Photo Racing
 
AMÉRICO TEIXEIRA JR.
Confederação Brasileira de Automobilismo
Revista Motorsport Brasil
http://www.diariomotorsport.com.br
Chico Serra reforça equipe Via Itália no GP Cidade de São Paulo
 
23/01/2009 – O piloto Chico Serra participou dos primeiros dois treinos livres oficiais do GP Cidade de São Paulo, que acontece neste domingo, 25 de janeiro, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, pela equipe Via Itália. Assim, ele reforça o time já formado por Chico Longo e Daniel Serra. Os três vão pilotar a Ferrari 430 GT2, que tem o patrocínio da ESET e da Gava Group.
 
Nos dois primeiros treinos livres desta tarde, a equipe conseguiu os dois melhores tempos entre os 24 carros que entraram na pista de Interlagos, respectivamente de 1m36s223 e 1m36s298. Até este momento, 10 carros estão na categoria I, entre Ferraris, Maseratis, Porsches e BMWs.
 
Às 20 h desta sexta-feira ainda acontece o 3º treino livre oficial. Amanhã, sábado, a programação contempla ainda mais um treino e o qualifying. No domingo, 25 de janeiro, a partir das 13 h, a corrida comemorativa aos 455 anos da cidade de São Paulo terá 1.000 km ou 233 voltas.
 
Na opinião do diretor técnico da Via Itália, Hilton Lellis, “ainda estamos em fase de ajustes do carro, mas – diante dos resultados dos treinos – estamos muito animados em relação à corrida”.
 
Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
Porsche terá três carros no GP Cidade de São Paulo
Os fãs da marca Porsche terão bons motivos para ficarem atentos ao GP Cidade de São Paulo. A equipe Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport estará representada por três carros na corrida que abre o calendário nacional de provas de longa duração em 2009. Um dos favoritos à vitória é o Porsche 911 GT3 RSR. O carro será pilotado pela dupla Marcel Visconde/Max Wilson, vencedora em 2008 dos 500 Km de Interlagos e da Mil Milhas Brasil − nesta última, Raul Boesel também guiou o Porsche.

O Porsche 911 GT3 RSR é da geração “997” e é o mais moderno entre os modelos desenvolvidos pela fábrica alemã para provas de longa duração e de Gran Turismo em todo o mundo. Já venceu provas como as 24 Horas de Le Mans e de Nürburgring, além de ser um dos modelos mais competitivos em campeonatos como o FIA GT, o Le Mans Series e o American Le Mans Series. Além da competitividade, o GT3 RSR terá a seu favor o entrosamento entre seus pilotos: Marcel e Max correrão juntos pela quarta vez.

Também com um currículo vitorioso aparece o Porsche 911 GT3 RS da geração “996”, que será conduzido pelo atual campeão brasileiro de Stock Car, Ricardo Maurício, e por Paulo Bonifácio. Os dois pilotos guiaram este mesmo carro na Mil Milhas de 2003, em que terminaram em terceiro lugar junto com Boesel. Com este mesmo carro, Bonifácio venceu duas corridas: 500 Km de Interlagos de 2002 (em dupla com Max) e 1000 Km de Brasília de 2003 (com Xandy Negrão e Luiz Otávio Paternostro). O currículo vitorioso do GT3 RS “996” inclui as vitórias obtidas nas Mil Milhas de 2001 (com Regis Schuch/Max Wilson/Flávio Trindade/André Lara) e 2002 (Regis Schuch/Raul Boesel/Flávio Trindade).

Completando a lista de Porsche inscritos na corrida, aparece o 911 GT3 Cup “996”, que também será pilotado por Danilo Fernandez, Giuliano Losacco e Luiz Otávio Paternostro. Fernandez participa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil e Paternostro tem uma vitória na categoria, competindo como piloto convidado. Losacco, por sua vez, já fez provas longas com o GT3 RS “996”. Todos os Porsche estão enquadrados na categoria 1 do regulamento do GP Cidade de São Paulo.

A programação do GP Cidade de São Paulo é a seguinte:

Sexta-feira, 23 de janeiro

13:00 às 14:00 − Treino livre 1

15:15 às 16:15 − Treino livre 2

20:00 às 21:00 − Treino livre 3

 
Sábado, 24 de janeiro

10:45 às 11:45 − Treino livre 4

13:00 às 13:30 − Treino classificatório, categorias I e III

13:45 às 14:15 − Treino classificatório, categorias II e IV

20:00 às 20:45 − Treino livre 5

 
Domingo, 25 de janeiro

08:10 às 08:40 − Warm-up (treino de aquecimento)

13:00 − Largada do GP Cidade de São Paulo (233 voltas ou 8 horas de prova)

 
FOTO: Marcel Visconde ao volante do Porsche 911 GT3 RSR durante a Mil Milhas Brasil de 2008. Crédito: Vinicius Nunes/JV Photo Racing

Stuttgart Sportcar
Importador Oficial Porsche
www.porsche.com.br

Luiz Alberto Pandini − LetraDelta Editora e Comunicação