COMPRE AGORA

quinta-feira, abril 24, 2008

* AUTOMOBILISMO SUPERA O TODO-PODEROSO E EX-INSUPERÁVEL FUTEBOL.

Publicada a versão Abril/2008 do Rank Sport Marketing.

A J.Cocco Sport Mkt coloca à disposição do mercado a versão de Abril/2008 do seu Rank Sport Marketing. Pela primeira vez, desde o lançamento dessa ferramenta de adequação do esporte à marca patrocinadora, em outubro de 2006, o futebol deixa de ser a modalidade esportiva sempre classificada em primeiro lugar no ranking de adequação ao patrocínio e investimentos. A modalidade, considerada paixão nacional, vem decrescendo na pontuação do Índice J.Cocco (IJC). O gráfico ilustra a queda do futebol que do IJC de 1.535 pontos chega a abril/2008 com 1.481 pontos.Já o automobilismo, tinha em outubro/2006 o índice de 1.402 pontos e evoluiu para 1.497 pontos, assumindo o primeiro lugar. Isso significa que, em abril/2008, o automobilismo oferece as melhores características de marketing para o mercado patrocinador e investidor.

Desde o início do IJC, o automobilismo vem crescendo sistematicamente, obtendo a melhor pontuação nos 20 critérios de análise sob o foco de marketing. Por sua vez, o futebol veio numa curva descendente, principalmente pelas audiências menores, menor interesse do público jovem, ausência de craques e ídolos e, conseqüentemente, falta de bons espetáculos. Enquanto o automobilismo caminha no sentido de oferecer verdadeiro entretenimento para seus consumidores, o futebol continua na contramão do marketing esportivo, não se preocupando em oferecer entretenimento total, muito além do jogo em si.

O vôlei se mantém em terceiro lugar, porém caindo de 1.397 pontos para 1.368. Essa queda é explicada, entre outros fatores, pela ausência de jogos das seleções adultas no período, que teve apenas os jogos regionais e das Superligas que, pela ausência dos ídolos, não consegue empolgar o público e as próprias audiências da televisão e cobertura da imprensa.

A ginástica olímpica teve uma queda brusca, caindo do quarto para o quinto lugar – 1.378 pontos para 1.150 pontos. A principal causa foi a ausência da mídia no período, em virtude da não participação em eventos internacionais importantes.

O tênis subiu de quinto para quarto lugar, mesmo caindo de 1.221 para 1.196 pontos em decorrência da queda da ginástica.

O surf subiu vigorosamente de décimo segundo lugar, em outubro de 2006 (913 pontos), para o nono lugar (954 pontos).

Os radicais subiram de décimo sexto (852 pontos) para décimo lugar (951 pontos).

O ciclismo pulou de décimo oitavo (820 pontos) para décimo primeiro (917 pontos).

Infelizmente, o basquete desceu de décimo primeiro (915 pontos) para o vigésimo lugar (602 pontos). Nesse período, o basquete, que já foi o segundo esporte nacional, ficou bem atrás do handebol, esportes aquáticos, bicicross, triathlon, futsal, entre outros.

Para saber o ranqueamento das 55 modalidades esportivas estudadas, visite o site www.ranksportmarketing.com.br/ranking, onde é possível realizar, gratuitamente, um estudo da melhor adequação das modalidades especificamente para determinadas marcas e objetivos de marketing.

O Rank Sport Marketing

É preciso adequar a modalidade esportiva à marca buscada para patrocínio. Para isso, é necessário que os atletas e as entidades que buscam patrocínio tenham ciência do que é e o que significa no mercado a sua modalidade esportiva. Por outro lado, a empresa que está buscando um esporte para patrocinar precisa ter bem claras todas as necessidades que devem ser atendidas na sua estratégia de marketing.

Para facilitar e tornar possível essa adequação entre esporte e marca patrocinadora, a J.Cocco Sport Mkt criou a ferramenta Rank Sport Marketing. Com ela é possível posicionar devidamente a modalidade esportiva (foram estudadas e ranqueadas 55 modalidades). Com esse posicionamento, torna-se possível oferecer todas as informações necessárias para que um profissional de mídia ou de empresa patrocinadora possa decidir com segurança.


Divisão de Comunicação - www.jcoccosport.com.br
Edison Tadayuki Ishibashi – Assessor de Imprensa – MTB 17.666

Nenhum comentário: