COMPRE AGORA

domingo, abril 20, 2008

* GT3: SALLES E ROSSET SUPERAM OS CAMPEÕES EM CURITIBA.

Xandy Negrão e Andreas Mattheis chegam em 2º, mas já prometem revanche

CURITIBA – A dupla formada pelo cineasta Walter Salles e pelo ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Rosset venceu a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de GT3, disputada neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba. Contando com a força do Ford GT, modelo norte-americano que está estreando na categoria, Salles e Rosset obrigaram os atuais campeões Xandy Negrão e Andreas Mattheis (Medley) a se contentarem com um distante segundo lugar. “É brincadeira o que esse carro anda, mas eles que se cuidem porque o nosso estará pronto para a terceira etapa”, avisou Xandy, que vai aposentar o Dodge Viper Coupé das primeiras corridas na rodada dupla de Brasília.

Rosset largou na pole e foi logo abrindo uma grande vantagem. Por isso, as emoções ficaram limitadas à briga pelo segundo lugar. Xandy saiu em quinto, beneficiado pelo abandono de Alan Hellmeister, que largaria em segundo mas parou ainda na volta de apresentação, e foi ganhando posições até alcançar a vice-liderança. Mas precisou resistir ao assédio da Ferrari F430 de Cláudio Ricci, que reduziu a diferença até que os dois entraram juntos nos boxes no limite do tempo regulamentar de 37 minutos para a troca de pilotos. “Ele encostou, mas passar é outra história”, lembrou Xandy.

Na parte final da prova de uma hora, Salles conservou a dianteira sem dificuldades e Mattheis se distanciou de Rafael Derani, que completou o pódio na capital paranaense. Sem maiores disputas na pista, o único registro foi a exclusão dos vencedores da véspera por infração às regras na troca de pilotos – três mecânicos participaram da operação, contra o número máximo de dois. Apesar das reiteradas advertências pelo sistema de som e à equipe para que o carro entrasse nos boxes, Thiago Marques – que assumiu o volante de Alceu Feldmann – se manteve na pista mesmo com a apresentação da bandeira preta que determinava sua exclusão da corrida.

A dupla vencedora não escondia a alegria com o resultado. “Tenho de agradecer à equipe e ao Ricardo. A equipe fez tudo certo e o Ricardo me entregou o carro com uma grande vantagem. Depois, só me preocupei em olhar de vez em quando para o retrovisor para ver onde estava o Andreas. A verdade é que este carro é muito bom e gostoso de dirigir”, comentou o diretor de sucessos do cinema como “Central do Brasil”, “Abril Despedaçado” e “Diários de Motocicleta”. Ao saber da bem-humorada provocação de Xandy, o companheiro Rosset devolveu na mesma moeda. “A moleza dele acabou. Vim aqui para empurrá-lo”, disse o ex-piloto da Lola, depois de encerrar um hiato de nove anos sem correr em qualquer categoria.Contemporâneo de Salles nos tempos de kart, Mattheis lamentou o erro da véspera, quando perdeu o controle do Dodge Viper na pista molhada e bateu no guard-rail quando liderava a primeira etapa. “Deixamos de somar pontos importantes para a disputa do campeonato. De qualquer forma, o resultado de hoje premiou o esforço da equipe, que precisou reparar toda a suspensão do lado direito e só concluiu os trabalhos às 3 da madrugada. O carro ficou perfeito, mas não deu para enfrentar o Ford GT”. Segundo Mattheis, que acumula as funções de diretor-técnico da equipe, não existe uma única explicação para a superioridade da marca norte-americana. “É o conjunto que faz a diferença”, resumiu.

O resultado da segunda etapa do Brasileiro de GT3:
1º) Walter Salles/Ricardo Rosset, Ford GT, 43 voltas em 1h00min54s915 (média de 156,49 km/h)
2º) Xandy Negrão/Andreas Mattheis, Dodge Viper Coupé, a 25s127
3º) Rafael Derani/Cláudio Ricci, Ferrari F430, a 29s840
4º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim, Dodge Viper Coupé, a 43s710
5º) Paulo Bonifácio/Ingo Hoffmann, Lamborghini Gallardo, a 47s903
6º) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto, Ferrari F430, a 1min01s900
7º) Walter Derani/Giuliano Losacco, Ferrari F430, a uma volta
8º) Antonio Hermann/Valdeno Brito, Porsche 997, a uma volta

fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: