COMPRE AGORA

domingo, abril 20, 2008

* XANDINHO NEGRÃO ESTRÉIA EM 7º NO FIA GT.

Aston Martin domina abertura da temporada em Silverstone

Em parceria com o português Miguel Ramos, o brasileiro Xandinho Negrão (Medley) terminou em 7º lugar em sua estréia no FIA GT, campeonato aberto neste domingo em Silverstone (Inglaterra) com a vitória do austríaco Karl Wendlinger e do escocês Ryan Sharp. Depois de duas horas de corrida, na maior parte com pista molhada, a dupla ganhadora recebeu a bandeirada com vantagem de menos de quatro segundos sobre o Maserati MC12 do alemão Michael Bartels e do italiano Andrea Bertolini. O dinamarquês Allan Simonsen e o austríaco Philip Peter, com outro Aston Martin, completaram o pódio.

Xandinho largou em 6º na classe GT1 e 8º na geral. Fez os dois primeiros turnos – cada piloto deve fazer ao menos um de 35 minutos – e passou o Maserati MC12 da Vitaphone Racing em 4º lugar ao companheiro de equipe. Já com pneus de pista seca, no entanto, Ramos rodou ao tentar a ultrapassagem sobre um Corvette. “Entreguei o volante na frente do Andrea Bertolini, que corre com o outro carro da Vitaphone. E o Bartels, que substituiu o Bertolini, acabou chegando em segundo. Ou seja, as chances de subir ao pódio eram enormes”, comentou.

A prova começou com o asfalto bastante molhado e a Vitaphone, na opinião de Xandinho, fez uma opção de pneus que não se mostrou a mais indicada para as condições da pista. “Saímos com pneus de chuva moles, que eram bem mais lentos no início. Na minha primeira parada nos boxes, trocamos pelos intermediários e passei a andar muito rápido. Foi quando superei os Corvettes e o Bertolini. Pena que o Miguel tenha perdido o controle do carro ao tentar uma ultrapassagem.”

Sobre a categoria, onde inicia uma nova vida depois de três temporadas na Fórmula GP2, Xandinho se disse satisfeito com a primeira experiência. “O fim de semana é um pouco corrido, porque a programação toda é cumprida em apenas dois dias. Mas é muito competitiva e as corridas são emocionantes, especialmente quando há essa alternância entre seco e molhado como hoje. É preciso também estar sempre concentrado com os carros mais lentos da GT2”, completou.

A próxima etapa do FIA GT será disputada dia 18 de maio, em Monza. Duas semanas antes, Xandinho será o representante brasileiro na etapa da A1 GP em Brands Hatch, na Inglaterra.

Os 10 melhores em Silverstone:

1 – Karl Wendlinger-Ryan Sharp, Aston Martin DBR9, 59 voltas
2 – Michael Bartels-Andrea Bertolini, Maserati MC12, a 3s807
3 – Allan Simonsen/Philip Peter, Aston Martin DBR9, a 5s077
4 – Christophe Bouchut-Xavier Maassen, Corvette C6R, a 8s295
5 – Mike Hezemans-Fabrizio Golin, Corvette C6R, a 8s598
6 – Lukas Lichner-Hoyer-Alex Muller, Aston Martin DBR9, a 22s517
7 – Xandinho Negrão-Miguel Ramos, Maserati MC12, a 40s770
8 – Jean-Denis Deletraz-Marcel Fassler, Corvette C6R, a uma volta
9 – Vincent Vosse-Greg Franchi, Saleen S7R, a uma volta
10 – Peter Kox-Roman Rusinov, Lamborghini Murcielago, a uma volta

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: