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quinta-feira, abril 17, 2008

* INGO HOFFMAN: UM CAMPEÃO DENTRO E FORA DAS PISTAS.

Com 12 títulos da Stock Car, o piloto anunciou sua saída em 2009

São Paulo - A temporada 2008 da Stock Car marca os 30 anos da principal categoria do automobilismo nacional. Em meio a tanta alegria pelo sensível crescimento e expectativa de novo sucesso, o ano também ficará para a história como o último de um grande campeão, dentro e fora das pistas. Ingo Hoffmann, o maior campeão da categoria, com 12 títulos, faz seu último campeonato este ano. A decisão surpreendente foi anunciada minutos antes da largada da prova de abertura da Copa Nextel Stock Car, no último domingo, em Interlagos. Em 2009, sua extrema qualidade técnica e competência dentro das pistas já não farão parte da categoria, que, sem dúvida, perderá um pouco de seu brilho com a ausência do "Alemão".

Com uma carreira espetacular no automobilismo, Ingo, aos 55 anos, é o grande nome da categoria em seus 29 anos de existência. São mais de 300 provas disputadas, 76 vitórias, 61 poles positions em 30 anos de Stock Car, que confirmam a qualidade e competência do dinossauro. Os desempenhos nas últimas temporadas e a pole no último domingo mostram que ele continua em grande forma, dando muito trabalho e exemplos para a nova geração da modalidade. "Essa decisão vem sendo amadurecida há bastante tempo. Sempre quis que isso acontecesse quando eu ainda estivesse competitivo e quando estava no grid foi um momento emocionante e resolvi que era a hora de anunciar", explica.

Ingo também se destacou fora do volante, especialmente quando, ao lado de Paulão Gomes e Carlos Col, garantiu a continuidade e a reestruturação da categoria. Quando a GM anunciou o final da Stock Car em 1999, os três foram conversar com os diretores da montadora para que fosse dado um crédito à continuidade do trabalho. O resultado todos podemos ver hoje, com a categoria se consagrando como uma das mais fortes e organizadas do gênero em todo o mundo, movimentando milhões a cada temporada e com transmissão ao vivo na Rede Globo de Televisão.

Como será a Stock Car sem Ingo Hoffmann? Não há dúvidas que a vida continua e que o esporte sempre é capaz de gerar novos ídolos. Mas que vai ser um pouco chato acompanhar a corrida e não ver o carro 17 fazendo seu show, isso não há como negar. E há muita gente que está lamentando a ausência do piloto no ano que vem.

Carlos Col, diretor presidente da Vicar, destaca a qualidade do piloto e do homem. "Não há como dissociar Stock Car de Ingo Hoffmann, piloto que esteve em quase todas as corridas (só não disputou a primeira) e tem o maior número de títulos. Por trás do piloto de sucesso há um homem com uma conduta irretocável, exemplo a ser seguido não só por pilotos jovens e aspirantes, mas também por todos os pilotos profissionais que estão em atividade no Brasil.

Pessoalmente não fiquei triste com a decisão, porque na verdade ele não vai estar longe, somente mudar de posição. No que depender de mim, ele terá sempre lugar garantido para atuar junto à categoria, aonde e como ele se sentir mais confortável. Digo isso não só para fazer justiça a essa personalidade, mas porque a Stock Car ainda vai precisar muito de Ingo Hoffmann, destaca o promotor, campeão da Stock car Light em 1993.

Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock Car, em 1979, também destaca a carreira fantástica do amigo. "É um marco na história do automobilismo a carreira do Ingo, especialmente na Stock Car. Acho que ninguém no mundo conseguirá superar seus feitos, como piloto e dirigente. Além dos títulos, ele também foi um dos responsáveis pela continuidade da categoria e para que ela chegasse aonde chegou. Fiquei emocionado com a decisão e, no primeiro momento, não acreditei. Afinal, ele estava prestes a largar, em primeiro. Fui falar com ele e nos abraçamos e choramos, relembrando as brigas e momentos alegres que nós compartilhamos neste tempo todo. Felizmente, ele vai seguir na categoria, desta vez dentro dos boxes. Se não fosse assim, seria como se tivesse faltando um pedaço", declara o ex-piloto.

Bicampeão da categoria e apontado por Ingo como o piloto com mais chances de chegar mais perto de seus desempenho na categoria, Cacá Bueno, da Eurofarma RC, diz que ainda está surpreso com a notícia. "A ficha ainda não caiu. É difícil imaginar um grid sem Ingo Hoffmann. Ele é não só é o dono do maior número de vitórias e títulos, mas também é o sinônimo da categoria. É impossível pensar em Stock e não se lembrar do Ingo Hoffmann", declara o carioca, que sempre elogiou a qualidade do companheiro das pistas.

Thiago Camilo, piloto da Vogel Texaco, não esconde sua admiração por Ingo. "Eu cresci dentro do kartódromo de Interlagos e sempre torci pelo Ingo e outros destaques como o Chico Serra e o Paulão Gomes. Na minha cabeça, era onde eu queria chegar e ser vitorioso como ele. É um honra para eu poder correr na Stock Car ao lado do Ingo, um exemplo de esportista de homem por tudo que fez na vida, reconhecido por todos. Ele vai deixar muita saudade da temporada que vem e temos de aproveitar ao máximo sua presença neste ano.

Maurício Matos, chefe da AMG Motorsport, não poupa agradecimentos ao piloto que defendeu a equipe por tanto tempo. "Apesar de saber que este dia chegaria mais cedo ou mais tarde, pois há cerca de um mês tínhamos conversado sobre esta possibilidade, confesso que o anúncio me surpreendeu, porque no íntimo eu e a equipe acreditávamos que ele continuaria por mais alguns anos... Sentimos muito perder o maior piloto de todos os tempos; em compensação os novos pilotos tiveram e terão durante esse ano o melhor professor que alguém poderia querer e se espelhar. Ingo, quem tem de agradecer somos nós: obrigado pelas poles, vitórias, títulos e principalmente pela sua amizade e dedicação a toda família AMG Motorsport, pois sem você ela não seria esta família que é."

Lico, companheiro de equipe de Ingo, reconhece a ajuda do experiente piloto. "Para mim é uma honra, um privilégio poder compartilhar com o Ingo, ao seu lado como companheiro de equipe, esses seus dois últimos anos na Stock Car. Um cara que a cada dia que passa me ensina coisas novas, me dá dicas, o melhor professor que um piloto poderia ter. Mas tive a oportunidade de conhecer também o Ingo como pessoa, sem o capacete, fora da pista... É um cara nota 10, franco, amigo, com valores e princípios que eu consegui absorver e que vou levar para minha vida inteira. Ingo, muito obrigado por tudo,você é o maior exemplo pra mim e tenho certeza que nossa parceria e amizade vão durar para sempre. Um grande abraço de quem te admira muito."


foto: Fernanda Freixosa


Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324

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