COMPRE AGORA

quarta-feira, abril 16, 2008

* FÓRMULA INDY: TONY KANAAN BUSCA A SEGUNDA VITÓRIA NO GP DO JAPÃO.


Kanaan quer repetir o feito de 2007 e vencer pela primeira vez em 2008

Atual campeão do GP do Japão de Fórmula Indy, o baiano Tony Kanaan desembarcou na cidade de Narita nesta segunda-feira (14), com o pensamento de repetir o feito do ano passado. Aliás, em 2007, foi no oval de Motegi, de propriedade da Honda, que Kanaan conquistou a primeira das suas cinco vitórias na temporada. Após duas etapas realizadas em 2008, o baiano passou perto, mas ainda não venceu. Portanto, o brasileiro terá a chance na madrugada deste sábado (19), quando acontece a terceira corrida da Fórmula Indy.

"É uma sensação diferente voltar aqui sendo o último vencedor. Eu sempre quis vencer aqui para retribuir todo o apoio e confiança que a Honda me proporcionou desde quando iniciamos juntos em 1998. Portanto, era importante para mim. Agora, já que senti quanto é bom, quero comemorar de novo", disse Kanaan, campeão da Fórmula Indy de 2004, que terá a torcida da esposa Daniele Kanaan no oriente.

Sobre a corrida no oval de 1,5 milhas de Motegi, Kanaan destacou o bom desempenho da sua equipe, a Andretti Green Racing, neste tipo de pista. "Além da vitória no ano passado, andamos muito bem em Homestead na abertura da temporada, que também tinha 1,5 milhas, e embora aqui seja um formato tri-oval diferente de Miami, a expectativa é de termos um carro competitivo", comentou o baiano. "Motegi é um circuito muito difícil e raramente você terá o carro bem acertado em todas as curvas. É um grande desafio", emendou o piloto do carro número 11.

Embora os treinos livres só iniciem na quinta-feira (17) no Japão, ainda quarta-feira (16) no Brasil, Kanaan chegou antecipadamente ao outro lado do mundo por dois motivos: O primeiro, para se acostumar com o fuso horário de 11 horas em relação à Miami. E também, devido aos diversos eventos e entrevistas com os patrocinadores e, é claro, com os anfitriões Firestone e a Honda, fornecedores oficiais de pneus e motores da categoria.

Vale lembrar que no GP do Japão, só participarão as equipes que disputaram o campeonato de 2007, já que, as recentes equipes oriundas da Champ Car, fazem a última corrida em Long Beach, no domingo (20), devido ao conflitos de datas. Será o prova derradeira da Champ Car. As duas etapas vão valer pontos para a classificação do campeonato. Tony Kanaan é atualmente o 3º colocado, com 59 pontos. Hélio Castroneves, da Penske, lidera com 72, seguido por Scott Dixon, da Chip Ganassi, com 62. O vencedor de cada etapa adiciona 50 pontos na tabela, além de mais 3 pontos extras em jogo para quem liderar o maior número de voltas.

Confira a programação: (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

Quarta-feira (16)
1º treino livre – 22h às 0h

Quinta-feira (17)
2º treino livre – 1h45 às 3h15
3º treino livre – 22h30 às 0h

Sexta-feira (18)
Classificação – 1h30

Sábado (19)
Largada – 1h
GP do Japão
3ª etapa de 2008

Circuito: Oval
Extensão: 1,5 milhas
Inclinação nas curvas: 10 graus
Inclinação na reta: 1,7 graus
Inclinação na reta oposta: 5 graus
Voltas: 200 – 300 milhas
Melhor resultado de Tony Kanaan: 1º (2007)
Número de disputas de Tony Kanaan: 8 (3 na CART e 5 na Indycar)
Previsão mínima de pit-stops: 4

Tony Kanaan comenta sobre o circuito de Motegi:

"A configuração do circuito de Motegi nos trás sérios desafios. As pessoas imaginam que a curva 1 e 2 são mais difíceis do que a 3 e a 4, mas é justamente o oposto. O bump na entrada da 1 é relativamente fácil para nós. O problema real mesmo é na entrada da curva 3, quando temos de fazer em aceleração máxima. Nós sempre preparamos o acerto do carro principalmente para essa curva, pois é a mais crítica de todo o circuito. A saída da curva 4 também é um problema, pois saímos de uma inclinação de 10 graus para apenas 1,7 graus na reta principal. É simplesmente um dos ovais mais difíceis. Se você estiver bem nas curvas 3 e 4, você estará ruim na 1 e 2".

Melhor momento: "Com certeza, quando eu venci em 2007"
Pior momento: "Quando eu bati e quebrei o braço em 2003"
TV
BAND e BandSports, ao vivo, 1h

Foto: Shawn Payne/Indycar
Legenda: Tony comemora com a sua equipe a vitória do GP do Japão de 2007

AndersonMarsili
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário: