COMPRE AGORA

quinta-feira, abril 24, 2008

* FALTA DO CATALISADOR NO AUTOMÓVEL AUMENTA OS ÍNDICES DE POLUIÇÃO E DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.

Imagine um veículo rodando pelas ruas e estradas sem o catalisador ou algum outro componente do sistema de exaustão. É uma contribuição para o agravamento da poluição. "Um automóvel nessa condição emite 100% de gases tóxicos no ar. Além de afetar a si próprio, o indivíduo colabora para o aumento da concentração de poluentes no planeta e o crescimento de doenças respiratórias entre a população", avalia Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Umicore, uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do País.
Estudo realizado recentemente pela empresa, em parceria com a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e a Mastra Escapamentos, aponta que um em cada quatro carros do estado de São Paulo circula em situação irregular. Os automóveis estão equipados com falsos catalisadores ou com a peça adulterada, ou seja, com o núcleo cerâmico retirado.

Prevenção
Até chegar ao catalisador, onde são convertidos em gases inofensivos ao meio ambiente, os gases gerados pelo motor do veículo percorrem todo o sistema de exaustão. Dessa forma, é fundamental fazer manutenções preventivas no automóvel para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaustão.

Catalisador
A desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do motor são apenas alguns dos problemas que o motorista pode observar ao rodar com falso catalisador ou com o equipamento com sua eficiência comprometida.

Projetado para ter a mesma durabilidade do automóvel, o catalisador pode ter a carcaça danificada por impactos, levando à sua destruição. Além disso, a vida útil do equipamento pode ser reduzida pela má conservação do carro ou pelo abastecimento do automóvel com combustível adulterado.

Troca
A troca do catalisador deve ser realizada quando o carro apresentar perda de força do motor ou barulho no escapamento como se tivesse uma peça solta. "Ao comprar uma nova peça, o motorista deve verificar a embalagem, além de exigir o certificado de garantia e nota fiscal", acrescenta Moreira.

Printer Press Assessoria de Comunicação
Cíntia Bechiolli
Fernando Planca

Nenhum comentário: