COMPRE AGORA

domingo, abril 20, 2008

* RICARDO ZONTA VAI AO PÓDIO PELA PRIMEIRA VEZ NA GRAND-AM.

Depois de brigar pela vitória durante toda a corrida, brasileiro cruzou a linha de chegada em terceiro, menos de um segundo atrás do vencedor.

É difícil imaginar uma corrida de longa duração, com aproximadamente 400 km, sendo decidida na última volta, com diferença de menos de um segundo entre os três primeiros colocados. Mas foi assim a terceira etapa da Grand-Am, disputada neste sábado (18) na Cidade do México, com vitória de Marc Goossens, depois de uma ultrapassagem por fora sobre Scott Pruett, faltando 28 voltas. Como disse o companheiro de equipe do segundo colocado, Memo Rojas, que largou na pole position, foi uma prova que qualquer um dos quatro primeiros poderia ter vencido.

Inclusive Ricardo Zonta, que terminou em terceiro e esteve na briga desde que assumiu o carro, na 22ª das 100 voltas completadas. Na segunda metade da corrida, Goossens, Pruett, Zonta e Gurney andaram absolutamente juntos, sendo que durante boa parte do tempo o brasileiro era o mais rápido do grupo, colocando o carro de lado e buscando espaço para uma eventual ultrapassagem, que não foi possível. Mesmo assim, ele alcançou o primeiro pódio na Grand-Am logo em sua quarta corrida, a terceira do ano. E o próprio Ricardo Zonta reconhece que as possibilidades de vitória eram boas.

“A corrida foi bem agitada, muito legal. O carro estava bem rápido e podia vencer a corrida, mas quando cheguei perto dos líderes eu era veloz no miolo, mas meu motor não rendia o mesmo que o deles na reta, o único bom ponto de ultrapassagem do traçado. Então, não tive nenhuma oportunidade real de tentar ganhar”, contou. “Este resultado é muito importante para o campeonato”, acrescentou. Ricardo Zonta permanece na América do Norte porque já no próximo domingo (27) disputa a quarta etapa da temporada, na Virgínia.

O pódio foi a recompensa pelo trabalho da Krohn Racing no desenvolvimento do chassi Lola. E para conquistá-lo, apesar de estar com um carro bastante rápido, Ricardo Zonta precisou se esforçar muito, principalmente nas relargadas. Em uma delas, caiu para sexto. “Era o nosso único problema, em função do motor, que não estava legal, e dos pneus frios. Nas duas primeiras voltas os compostos estavam muito frios ou com a calibragem baixa. Foi difícil segurar a posição. Por isto, estou feliz com o terceiro lugar”, concluiu o paranaense.

O resultado final na Cidade do México:

1 Marc Goossens/Jim Matthews (Pontiac Riley)

2 Scott Pruett/Memo Rojas (Lexus Riley)

3 Ricardo Zonta/Nic Jonsson (Pontiac Lola)

4 Jon Fogarty/Alex Gurney (Pontiac Riley)

5 Oswaldo Negri/Mark Patterson (Ford Riley)

6 John Pew/Ian James (Ford Riley)


O campeonato após 3 etapas:

1 Scott Pruett/Memo Rojas, 102 pontos

2 Marc Goossens/Jim Matthews, 86

3 Jon Fogarty/AlexGurney, 85

4 Ricardo Zonta/Nic Jonsson, 78

Oswaldo Negri/Mark Patterson, 78

6 JC France/João Barbosa, 67


Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: