COMPRE AGORA

sexta-feira, outubro 27, 2006

* GENERAL MOTORS PATROCINA MOSTRA JOVENS DESIGNERS.


Exposição reúne 42 trabalhos de estudantes da área de design


A General Motors do Brasil patrocinou em São Paulo a realização da primeira edição da Mostra Jovens Designers, que reúne trabalhos na área de design em várias especialidades e também de futuros profissionais da área automobilística. A organização é da ADP – Associação dos Designers de Produto, que possui mais de 200 designers como sócios em todo o Brasil.


O evento foi inaugurado no último dia nove de outubro de 2006 e vai até este próximo domingo (29/10/2006), com a apresentação de 42 trabalhos de estudantes de 20 faculdades de design do Estado de São Paulo, que buscam sinalizar o futuro da atividade do designer no Brasil. A mostra ocorre no andar térreo do Conjunto Nacional, no bairro Consolação, em São Paulo e também exibe trabalhos para vários setores da sociedadea.


Trabalhos de design
Dentre os trabalhos expostos na área automobilística destacam-sem dois projetos, batizados de Guará e Interlagos. O projeto Guará tem como principal objetivo utilizar o menor número possível de peças, ferramentas e materiais para a fabricação do veículo. Ele tem design arrojado com tampa traseira em vidro, sem adição da peça estampada, teto solar deslizante que elimina a ferramenta do teto geralmente de chapa, e lanterna por trás da tampa do vidro. Este trabalho é do designer Alexandre Presente, aluno da UNIBAN – Universidade Bandeirante de São Paulo. Alexandre também é funcionário da área de design da GM do Brasil.


O outro projeto é o Interlagos, que tem como objetivo recriar um modelo clássico que marcou época no automobilismo esportivo brasileiro, o Willys Interlagos Berlineta. Este projeto teve como principal desafio a preservação de características básicas, como perfil e as proporções que tornaram o Interlagos uma referência, porém acomodando novos padrões de ergonomia e um conjunto mecânico mais complexo. Os designers deste projeto são Felipe Coelho e João Paulo Melo, ambos da FEBASP – Faculdade de Belas Artes de São Paulo.


Outro trabalho exposto é o de Marcelo Fanfa, feito durante seu programa de graduação em uma faculdade paulista, período em que também fez estágio na GM do Brasil. Este projeto, apresentado em tamanho real, concentra linhas que buscam o desenvolvimento de um carro esportivo de dois lugares, compacto, com linhas bastante arrojadas.


A cenografia do evento é assinada pelo grupo Design Possível, um trabalho de intercâmbio que congrega professores, profissionais e estudantes brasileiros e italianos, com apoio da Universidade Mackenzie e da Universidade de Fizenze. A proposta do grupo é desenvolver o design ecologicamente correto, socialmente justo e comercialmente possível, com a prática da sustentabilidade. No Brasil o Design Possível é coordenado pelo professor Ivo Pons.


MOSTRA 'JOVENS DESIGNERS'
Organização, Realização e Promoção : ADP - Associação dos Designers de Produto
Curadoria : Auresnede Eddy Pires Stephan
Cenografia: Design Possível
De 9 a 29 de outubro no Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073, em São Paulo / Outras informações por meio do site http://www.adp.org.br.


General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Mais informações podem ser obtidas no site: www.gm.com.


Carlos Augusto P. de Souza
Renato Luti

Nenhum comentário: