

O paulista Roberval Andrade (Scania) venceu neste domingo (dia 6) a segunda etapa de 2008 da F-Truck em Goiânia, a prova Aurélio Batista Félix – GP Petrobras. Foi a segunda vitória consecutiva dos F-Truck Scania da equipe Roberval Motorsport já que seu parceiro Beto Monteiro venceu a prova de estréia em Guaporé. Roberval assumiu a liderança da prova logo na largada quando aproveitou a potência do motor de 12 litros na grande reta do circuito de Goiânia para superar o pole position Felipe Giaffone (Volkswagen) que utiliza motor de 9 litros em seu F-Truck. "Nas três vezes que perdi a posição na corrida foi uma na largada e outras duas em relargadas. Os F-Truck maiores tem mais potência na tomada de velocidade e os nossos são mais ágeis nas curvas", lembrou o campeão do ano passado Felipe Giaffone, quarto colocado na prova de Goiânia.
Para o vencedor Roberval Andrade que chegou a Goiânia com uma virose que o deixou debilitado nos três dias de atividades na pista, o resultado do final de semana altamente satisfatório. "Larguei bem e fui ajudado pelas bandeiras amarelas (intervenção do Pace Truck), quando eu podia relaxar um pouco. Depois do warm-up tive que dormir um pouco para descansar para a largada", contou Roberval Andrade com alívio pela vitória conseguida.
Como prognosticou desde o início dos treinos, o brasiliense Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) terminou a prova entre os cinco primeiros. Foi o segundo colocado na prova com destaque por uma boa performance desde a largada onde pulou de sexto para terceiro. Na 11ª volta ganhou a posição de Felipe Giaffone em uma das relargadas e se manteve até o final acompanhando bem o ritmo do líder. "Foi um resultado acima do que eu esperava. O importante é que eu marquei pontos nas duas primeiras provas do ano e vamos tentar manter a essa regularidade no campeonato", comentou Piquet na coletiva de imprensa.
Como se esperava pela grande carga de emoção da primeira prova sem o criador da Fórmula Truck (Aurélio Batista Félix), a corrida foi de boas disputas e algumas performances com destaque. O clima entre os pilotos era que o Aurélio gostaria de ver uma grande corrida. E pelo menos quatro nomes devem ser lembrados nesta etapa como destaques: o catarinense Luiz Carlos Zappelline (Volvo) que largou em 15º e terminou em quarto, mas caiu para décimo na punição de 20 segundos por queima de radar. O paranaense Fabiano Brito (Volvo) que largou em 21º e subiu ao pódio em quinto. "Fiquei até surpreso quando vi que era o quinto colocado e agora estou muito animado para Caruaru, onde estrearemos o novo Volvo (preparado por Aurélio e seu irmão Altair)", contou animado o piloto paranaense. O paulista Valmir Benavides, vencedor do ano passado em Goiânia mostrou mais uma vez que sabe muito bem o caminho das pedras no circuito goiano. Largou dos boxes por ter que trocar um pneu furado na volta de apresentação e terminou a prova em terceiro.
Finalmente, o paulista Djalma Fogaça (Ford) que chegou a liderar a prova por duas voltas e teve que cumprir três punições por queima do radar (passar nos boxes a 50 km/h). Terminou a prova em sétimo correndo com o Ford Cargo reserva já que o seu F-Truck ficou destruído no acidente em Guaporé.
A próxima etapa do brasileiro de F-Truck está marcada para dia 4 de maio em Caruaru, interior de Pernambuco.
Classificação da 2ª etapa da F-Truck 2008:
1) Roberval Andrade, SP (Scania); 2) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 3) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 4) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 5) Fabiano Brito, PR (Volvo); 6) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen), 7) Djalma Fogaça, SP (Ford); 8) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 9) Fred Marinelli, SP (Iveco); 10) Luiz Carlos Zappelini, SC (Volvo); 11) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 12) João Maistro, PR (Volvo); 13) José Maria Reis, GO (Volkswagen); 14) Chico Serra, SP (Ford); 15) Beto Monteiro, PE (Scania); 16) Leandro Reis, GO (Volkswagen).
Não completaram a prova: Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) – 12 voltas; Leandro Totti, PR (Ford) e Diumar Bueno, PR (Volvo) – 9 voltas; Renato Martins, SP (Volkswagen) – 8 voltas; Pedro Muffato, PR (Scania) – 7 voltas; José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) – 5 voltas; Régis Boessio, RS (Volvo) – 4 voltas e Luiz Carlos Lanzoni, PE (Scania) 1 volta.
Classificação do campeonato brasileiro após 2 etapas:
1) Roberval Andrade, 42 pontos; 2) Valmir Benavides, 34 pts.; 3) Geraldo Piquet, 27 pts.; 4) Beto Monteiro, 24 pts.; 5) Felipe Giaffone, 22 pts.; 6) Wellington Cirino, 15 pts.; 7) Débora Rodrigues, 7 pts.; 8) Renato Martins, 11 pts.; 9) Fabiano Brito, 9 pts.; 10) Vignaldo Fizio, 7 pts.; 11) Diumar Bueno e Djalma Fogaça, 4 pts.; 13) Vinicius Ramires, 3 pts.; 14) Luiz Carlos Zappelini e Fred Marinelli, 2 pts.
Classificação do Campeonato de Marcas da F-Truck: 1) Volkswagen, 81 pts.; 2) Scania, 66 pts.; 3) Mercedes-Benz, 52 pts.; 4) Volvo, 15 pts.; 5) Ford, 4 pts. e 6) Iveco, 2 pontos.
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.
Fotos: Orlei Silva
Legendas: 1. Pódio em homenagem ao Aurélio. 2. Roberval Andrade vence em Goiânia
Legendas: 1. Pódio em homenagem ao Aurélio. 2. Roberval Andrade vence em Goiânia
Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO
DINHO LEME COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário