COMPRE AGORA

quinta-feira, setembro 29, 2011

Táxi adaptado já circula em São Carlos


A cidade de São Carlos é a segunda do interior do Estado de São Paulo a ganhar o serviço de transporte de táxi adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais. A inauguração do primeiro ponto na cidade aconteceu no último dia 20/9. A iniciativa da criação do espaço foi da Prefeitura Municipal através de Lei Municipal aprovada com o objetivo tornar a cidade mais acessível a todos.

A ideia do táxi adaptado em São Carlos partiu do empresário Sérgio Coelho. “Eu iniciei o projeto devido ao meu filho ser portador de Síndrome de Down. Resolvi fazer um projeto voltado à quebra de preconceitos e paradigmas. Isso é voltado à inclusão”, conta o empresário.

Além de uma van, estarão disponíveis mais quatro carros que obtiveram permissão da prefeitura para trabalhar dentro do modelo do projeto. As vagas foram oferecidas por meio de Chamamento Público, publicado no Diário Oficial do Município em abril passado.

Para transportar as pessoas com deficiência, os carros terão elevador ou rampa de fixação para cadeira de rodas. Além disso, os motoristas passaram por treinamento e foram avaliados alguns critérios como tempo de habilitação do motorista, ano de fabricação dos veículos e características do automóvel. No interior do veículo a cadeira deve ser fixada com travas especiais, as mesmas utilizadas em tecnologia aeronáutica e o passageiro deve ser protegido por um cinto de três pontas.

O primeiro ponto de táxi adaptado de São Carlos opera em frente ao Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” e atende a cidade inteira.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

Nenhum comentário: