COMPRE AGORA

segunda-feira, setembro 08, 2008


Bia comemora terceiro lugar no campeonato da Indy Lights com pódio em Chicago


Ana Beatriz - Bia (Healthy Choice, WebMotors, Svelte. Bardahl) terminou em segundo lugar na 16a e última etapa da Firestone Indy Lights 2008, disputada neste domingo, no circuito tri-oval Chicagoland Speedway, em Joliet, próxima a Chicago, em Illinois, no centro-oeste americano.

Com este resultado, a piloto brasileira da Sam Schmidt Motorsports totalizou 449 pontos e encerra sua temporada de estréia na categoria em terceiro lugar no campeonato.

Bia saiu da segunda posição, foi ultrapassada na largada por Arye Luyendyk Jr., que estava em terceiro. Na relargada após a segunda bandeira amarela, foi ultrapassada por Bobby Wilson e recuperou a posição na relargada após a terceira bandeira amarela, para passar a segunda metade da corrida de 67 voltas na terceira posição, pressionada por Bobby Wilson.

Na relargada após a quarta bandeira amarela, na antepenúltima de 67 voltas, no embalo da ultrapassagem de Arye Luyendyk Jr. sobre o líder e companheiro de equipe Raphel Matos, ela também o ultrapassou e terminou a corrida em segundo lugar.
Arie Luyendyk Jr. venceu e Matos acabou em terceiro, já como campeão de 2008 a partir do momento em que o vice-campeão Richard Antinucci, companheiro de equipe de Bia, deixou a prova após ser atingido pelo carro de Sean Guthrie e bater no muro, provocando a terceira bandeira amarela.

"Como eu esperava, foi uma corrida muito competitiva. Foi realmente duro disputar com os carros da Andretti Green, eles estavam muito rápidos e o Raphael Matos e o Arye Juyendyk Jr. estavam trabalhando em conjunto. Eu tentei me manter atrás deles e quando o Arye ultrapassou o Rafa, eu ultrapassei também", resume a piloto.

Esta foi a primeira vez que Ana Beatriz andou em Chicagoland, uma das pistas desconhecidas em que disputou cinco corridas sem treinos anteriores, dos dez circuitos que não conhecia quando começou a disputa pelo campeonato.

"Estou muito feliz. Fechamos o ano com chave de ouro, encerrando um longo trabalho que nós - meus empresários, os ex-pilotos André Ribeiro e Augusto Cesário, e eu - iniciamos no fim de 2006", diz ela. "Agradeço à minha equipe, aos meus patrocinadores e a todos os que me apoiaram para chegar aqui."

Com sua performance nesta temporada de estréia na Firestone Indy Lights, Ana Beatriz se tornou a primeira piloto do Brasil a vencer na plataforma de acesso a uma categoria top do automobilismo mundial e a primeira mulher a vencer na Indy Lights, depois de ser a primeira a ir ao pódio e a terminar entre os top five, os cinco primeiros, na clássica corrida 100 Milhas de Indianápolis.

O terceiro lugar da piloto brasileira no campeonato da Firestone Indy Lights 2008 resulta da soma de uma vitória e seis pódios, um em primeiro, um em segundo e quatro em terceiro lugar. Em 16 corridas, Ana Beatriz largou três vezes entre os top ten e dez vezes entre os top five. E terminou as corridas duas vezes entre os top ten e nove vezes entre os top five, incluída sua vitória na 10a etapa, em Nashville.

"Minha primeira temporada na Firestone Indy Lights foi muito positiva. Tudo foi novo para mim. Mudei para um novo país, para correr em uma nova categoria, com um novo carro, de uma equipe nova, em pistas que eu não conhecia, contra muitos adversários experientes em circuitos ovais, novos para mim. Aproveitei meus erros de estreante para aprender muito, tive bons resultados e ganhei minha primeira corrida em circuito oval. Este foi um ano de sonhos realizados!", conclui Ana Beatriz – Bia.

A festa de entrega da premiação aos três primeiros colocados no campeonato da Firestone Indy Lights 208 está agenda para novembro, em Las Vegas.

Classificação final do campeonato Firestone Indy Lights 2008

1 Raphael Matos, 510 pontos
2 Richard Antinucci, 478
3 Ana Beatriz, 449
4 Arie Luyendyk Jr., 428
5 J.R. Hildebrand, 409


Resultado – 16a etapa Firestone Indy Lights
1 Arie Luyendyk Jr.
2 Ana Beatriz
3. Raphael Matos
4 Bobby Wilson
5 James Davison
6 Jonathan Klein
7 Robbie Pecorari
8 Logan Gomez
9 Mike Potekhen
10 Daniel Herrington
11 Johnny Reid
12 Mick Gilbert
13 Pablo Donoso
14 Cyndie Alleman
15 Brandon Wagner
16 Christine Orr
17 Sean Guthrie
18 Tom Wieringa
19 Brent Sherman
20 Tom Dyer
21 Richard Antinucci
22 J.R. Hildebrand
23 Dillon Battistini
24 Wade Cunningham



Foto 2:
Bandeirada da 16a etapa da Fitrestone Indy Lights 2008, com Arye Luyendyk Jr. em primeiro, Ana Beatriz em segundo e Raphael Matos em terceiro lugar
Crédito: Chris Jones/IndyCar



Foto 1:
Pódio da 16a etapa Firestone Indy Lights 2008, com Arye Luyendyk Jr. em primeiro, Ana Beatriz em segundo e Raphael Matos em terceiro lugar
Crédito: Chris Jones/IndyCar



Estela Craveiro
MTb 15.590

Nenhum comentário: