COMPRE AGORA

quinta-feira, setembro 18, 2008

Última etapa da Grand-Am têm grandes nomes brasileiros na pista
Cinco brasileiros participam da etapa final da categoria de protótipos

Christian Fittipaldi, Cristiano Da Matta e Ricardo Zonta, ex-pilotos de Fórmula 1, além de Raphael Matos, recém campeão da Indy Lights 2008, e Oswaldo Negri Jr. É com essa reunião de grandes nomes do automobilismo brasileiro que a Grand-Am encerra o campeonato de 2008, neste sábado (20), em Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah.

Rafa Matos, que conquistou o valioso título da categoria de acesso à Fórmula Indy, foi convidado por Michael Shank para dividir a condução do protótipo Ford/Riley número 6. Na mesma equipe, corre também o paulista Negri Jr, que venceu a última etapa da Grand-Am. “É uma ótima oportunidade. A equipe do Mike Shank vem de uma vitória e eu tenho uma grande amizade com o Negri, que me apoiou muito para entrar no time. Espero ajudá-los a conquistar um bom resultado e a melhorar na tabela de pontuação também”, comentou o mineiro.

Já Christian Fittipaldi, que finalizou na 2a colocação na etapa de Montreal, no Canadá, defende a equipe Cheever Racing, comandada pelo também ex-piloto da F1 e Fórmula Indy, Ed Cheever. “ Em Salt lake, vamos com o mesmo carro de Montreal e Watkins Glen. Não é um carro dominante, mas não vejo porque não repetirmos o desempenho dessas duas provas, quando andamos lá na frente. Estamos também com o nosso melhor motor, que acabou de ser refeito. Então, a expectativa é muito positiva”, contou o brasileiro, que divide o Pontiac/Coyote com o espanhol Antonio Garcia.

O mineiro Cristiano da Matta volta a participar de mais uma etapa da Grand-Am desse ano, após o seu retorno ao automobilismo, quando disputou a primeira etapa da categoria em Laguna Seca. Agora, Kiki - como é chamado pelos brasileiros -, que se recuperou de uma grave acidente sofrido em 2006, corre pela equipe AIM Austosports. “Será um grande desafio, pois só conheço esse circuito pela TV. Mas tenho uma característica de aprender rapidamente as pistas que nunca andei, então, estou bem confiante e empolgado para voltar ao trabalho”, disse Da Matta. E o paranaense Ricardo Zonta, que durante todo o ano dividiu as atenções entre a Grand-Am e a sua equipe na Stock Car Brasil, cumpre o seu compromisso com o time Krohn Racing.

Além dos brasileiros, outras figuras conhecidas do automobilismo norte-americano estarão na disputa, entre eles, Jimmy Vasser, Scott Pruet, Buddy Rice e Ryan Hunter-Reay. Os treinos livres iniciam nesta quinta-feira (18) em duas sessões. A sexta-feira (19) será de definição do grid de largada. E no sábado (20), acontece a largada para as 1000 milhas ou no máximo sete horas de duração.


Confira a programação:

Quinta-feira (18)

1o Treino livre - 16h às 16h50 (horário de Brasília)
2o Treino livre – 20h20 às 21h20

Sexta-feira (19)
3o treino livre – 13h20 às 14h50
Classificação – 18h30

Sábado (20)

Largada – 14h08 (Total de 1000 milhas)

Anderson Marsili
Marsili Press Team

Nenhum comentário: