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segunda-feira, setembro 29, 2008

Willys Interlagos foi destaque durante a "Noite Renault" no "Auto Show Veículos Antigos e Especiais"
Os vários modelos Willys Interlagos - primeiro automóvel esportivo fabricado no Brasil -, expostos durante a “Noite Renault”, realizada em setembro pela Renault do Brasil e o Auto Show Veículos Antigos e Especiais, no Sambódromo do Anhembi (SP), atraíram bastante a atenção e os olhares dos mais de 8.000 visitantes do evento.

Além dos modelos Willys Interlagos, o público que visitou a “Noite Renault” no Auto Show Veículos Antigos e Especiais conheceu de perto um pouco da história de mais de 50 anos da presença da Renault no Brasil, já que vários veículos da marca já rodaram em solo brasileiro, antes mesmo do início das atividades do Complexo Ayrton Senna, em São José Pinhais (PR), em 1998.

Apresentado ao público em 1961, durante o “II Salão Internacional 

do Automóvel”, em São Paulo (SP), o Willys Interlagos foi fabricado no Brasil pela Willys Overland, sob licença da Renault – que na época produzia na Europa o Renault Alpine. O publicitário Mauro Salles, apaixonado por carros, foi quem batizou a versão brasileira do Renault Alpine como “Interlagos”, numa alusão ao Autódromo de Interlagos. 

Com desenho aerodinâmico, o modelo era oferecido ao público em três versões de carroceria: berlineta, cupê e conversível. O Willys Interlagos foi o primeiro modelo fabricado no Brasil a ter carroceria confeccionada em plástico reforçado com fibra de vidro. A leveza do Interlagos colaborava para o seu rendimento esportivo, que chegava a atingir 160 Km/h e aceleração de 0 a 100 Km/h em 14,1 segundos, excelente números para aquela época.

O desenho externo do Willys Interlagos deixava claro a sua vocação esportiva. A sua dianteira com design aerodinâmico, marcado pelos dois grandes faróis redondos, está em perfeita harmonia com a parte traseira, onde a presença de uma grade cromada auxilia na refrigeração do motor. O interior do Willys Interlagos contava com revestimento em madeira, painel de instrumentos com conta-giros e velocímetro e volante de três raios.

Com pouco mais de 800 exemplares produzidos entre 1961 e 1966, a história do Willys Interlagos se confunde com a do automobilismo profissional no País. A bordo do Interlagos, a vitoriosa equipe Willysdominou o automobilismo brasileiro na década de 60, com a versão de competição desse modelo. Além disso, foi guiando o modelo de corrida do Willys Interlagos que pilotos como: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Bird Clemente e José Carlos Pace iniciaram as suas carreiras no automobilismo.

E foi justamente por essa importância histórica no automobilismo brasileiro, que durante o desfile dos carros pelo Sambódromo do Anhembi, foram homenageados pelos organizadores da “Noite Renault” e pelo público alguns dos integrantes da equipe Willys, entre os quais os pil
otos: Geraldo Meireles, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Francisco Lameirão, Jan Balder, Carol Figueiredo e Luiz Evandro “Águia´´ Campos. ´´Eles foram os grandes desbravadores do automobilismo brasileiro. Iniciaram uma belíssima e vitoriosa história nas competições e que vem servindo de inspiração para vários jovens e talentosos pilotos, entre os quais Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, que conquistaram juntos oito títulos do Mundial de Pilotos da Fórmula 1”, explicou Christian Pouillaude, Vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.
Willys Interlagos Nº 22
Entre os Willys Interlagos expostos na “Noite Renault”, realizada no início deste mês pela Renault do Brasil e o Auto Show Veículos Antigos e Especiais, no Sambódromo do Anhembi (SP), a versão de corrida, pintada nas cores verde e amarela, atraiu a atenção do público presente.

O modelo exposto durante o evento ostentava o número 22 e era pilotado por Bird Clemente. Entre os vários pódios obtidos pela dupla Willys Interlagos 22 e Bird Clemente se destaca a primeira colocação na corrida “200 Milhas de El Pinar”, em 1964 no Uruguai. Foi a primeira vitória no exterior de um modelo fabricado no Brasil. 

O Willys Interlagos 22 conta com motorização 1.0 litro, com 4 cilindros em linha e movidos a gasolina, e câmbio manual de quatro velocidades. Com esse propulsor, o modelo atingia a potência máxima de 70 cv.

Presente na “Noite Renault”, Bird Clemente fez questão de ressaltar os aspectos técnicos e históricos do modelo e da equipe que o levou ao pódio: “Para os pilotos, o Willys Interlagos, que herdou o DNA do Renault Alpine, era o máximo, pois era um carro que permitia ao piloto fazer de tudo. Notabilizou-se porque andava de lado, derrapava (derrapagem controlada) e fazia isso tão suavemente que quase não perdia tempo. Esse carro foi minha vida. Nós ganhamos muitos campeonatos e foi fantástico”, explica o piloto veterano. 


Sobre o Auto Show Veículos Especiais
O AutoShow Veículos Antigos e Especiais acontece todas as terças-feiras, a partir das 19 horas no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma ocasião consagrada não só por ser um importante ponto de encontro dos colecionadores de veículos antigos e tunados, como também um excelente espaço de lazer para os paulistanos. 

O AutoShow Veículos Antigos e Especiais é divido em três setores: passarela dos colecionadores, automóveis tunados e comercialização de veículos antigos e especiais e de peças para restaurações, miniaturas em geral, camisetas e adesivos, espalhadas em 50 quiosques. 


Sobre a Renault do Brasil
Com atividades no País desde o fim da década de 90, a Renault do Brasil ocupa a 5ª posição no ranking nacional de vendas com uma gama de produtos que inclui os modelos Scénic, Grand Scénic, Clio, Clio Sedan, Logan, Sandero, Sandero Stepway, Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Mégane Cabriolet e o utilitário Master. Seu parque industrial, denominado Complexo Ayrton Senna, ocupa um terreno de 2,5 milhões de metros quadrados, em São José dos Pinhais, no Paraná, onde estão localizadas três fábricas com uma capacidade de produção de 250.000 veículos/ano e 400.000 motores/ano. A marca fechou o 1º semestre de 2008 com vendas 92% superiores em relação ao mesmo período de 2007. De janeiro a junho deste ano, a Renault comercializou 58.616 unidades, volume recorde registrado pela empresa em um semestre desde a sua implantação no País. A Renault conta atualmente com cerca de 4.500 colaboradores e uma rede comercial de mais de 150 pontos de venda em todo o País

Imprensa Renault

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