COMPRE AGORA

terça-feira, setembro 16, 2008

Líderes da Stock Car batem recorde de pontos nas seletivas

Marcos Gomes e Ricardo Maurício chegam aos playoffs com marca inédita

SÃO PAULO – Marcos Gomes estabeleceu novo recorde de pontos na fase seletiva aos playoffs da Stock Car. Em 2006, ano em que o atual sistema de decisão do título foi introduzido, Cacá Bueno chegou às finais com 116, número que baixou para 107 em 2007. Nesta temporada, na qual até agora zerou apenas em Santa Cruz do Sul, o piloto da Equipe Medley garantiu a liderança depois de oito etapas com o expressivo índice de 136.

A boa fase da organização comandada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis é ratificada pelo segundo lugar de Ricardo Maurício. Com três vitórias, Maurício alcançou os 127 pontos e também superou as marcas do bicampeão Cacá Bueno. A exemplo do companheiro de equipe, Maurício só não terminou entre os Top 15 uma única vez – na Corrida do 1 Milhão de Dólares, no Rio de Janeiro. O paraibano Valdeno Brito é o terceiro piloto da Medley entre os 10 classificados nos playofs, onde tentará ser campeão pela primeira vez a partir da quinta colocação.

A campanha da Medley chama a atenção pelos resultados. Até agora, foram seis vitórias – Gomes ganhou duas provas e Valdeno, uma -, uma trifeta inédita nos 30 anos de história da categoria (conquistada em Curitiba na terceira etapa), uma dobradinha em Brasília, 12 lugares no pódio, quatro poles e uma melhor volta. O resultado é a ponta também no campeonato de equipes, onde a Medley-A. Mattheis aparece com 197 pontos contra 130 da Medley-W.A. Mattheis, segunda colocada. A colocação final em 2008 determinará o posicionamento das equipes nos boxes na próxima temporada. Pelos aspectos logístico e funcional, seria muito mais conveniente ter as duas como vizinhas.

Mattheis acredita que o sucesso decorre de uma série de fatores. “Não há um segredo. O que existe é muito trabalho, continuidade da parceria com o patrocinador e com os pilotos, qualidade e especialização da mão-de-obra. Mas não podemos nos descuidar, porque toda a vantagem que construímos foi reduzida ao mínimo para os playoffs. Digo para meu pessoal que é como se uma corrida já tivesse sido realizada e tivéssemos feito um primeiro, um segundo e um quinto lugares. Só que ainda restam quatro e muita coisa está em jogo”, ressalvou.

Maurício acrescenta que o entrosamento também ajuda a explicar o crescimento da Medley. “Eu e o Marquinhos estamos no segundo ano. Leva um tempo até os pilotos se acostumarem com a equipe e vice-versa. A chegada do Valdeno foi um reforço, embora ele tenha um estilo de pilotar diferente do nosso. Ele mesmo custou um pouquinho até se adaptar à equipe, que também precisou entender como ele gostava do carro. Agora, temos três pilotos que andam em ritmo praticamente igual, e isso é muito bom”, analisou.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: