COMPRE AGORA

domingo, setembro 07, 2008

Copa Renault Clio: Com ‘jogo de equipe invertido’, W Racing vence pela quinta vez na temporada

José Cordova liderou boa parte da corrida deste domingo, em Jacarepaguá,

mas permitiu a ultrapassagem de José Vitte na última volta. Objetivo foi melhorar

a posição do companheiro, que ocupa a vice-liderança na tabela

Cinco corridas e cinco vitórias dos pilotos da equipe W Racing na temporada de 2008 da Copa Renault Clio. Neste domingo (7), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o time paranaense foi novamente soberano e conquistou sua segunda dobradinha na temporada. O paulista José Vitte recebeu a bandeirada na primeira posição, seguido de perto pelo paranaense José Cordova.

Com esse resultado, Cordova segue tranqüilo na liderança do campeonato com 120 pontos, e Vitte se mantém em segundo, com 78. O desfecho da prova, no entanto, teria sido diferente se a W Racing não tivesse privilegiado o vencedor na última volta.

Cordova liderou boa parte da corrida, mas permitiu a ultrapassagem do companheiro no último giro. A estratégia, segundo o próprio paranaense – que além de piloto também é dono da equipe –, já havia sido determinada antes mesmo da largada, e teve como objetivo melhorar a posição de Vitte no campeonato.

“O Wagner Cardoso tinha se aproximado muito da vice-liderança do campeonato após a etapa de São Paulo, e nosso objetivo era permitir que o Vitte somasse o maior número de pontos na corrida de hoje, para voltar a abrir”, admitiu Cordova. “No fim do ano, esses pontos podem fazer diferença, e queremos terminar o ano fazendo tanto o campeão, quanto o vice”, acrescentou.

Acometido por um problema de saúde, Vitte esteve ameaçado de não correr no Rio de Janeiro, e conquistou sua terceira vitória na categoria (e segunda no ano) em um momento de definição do campeonato. Após a corrida deste domingo, a Copa Renault Clio entra na segunda metade do calendário, e continua apresentando uma intensa disputa pela liderança.

“Tomei anti-inflamatórios e antibióticos porque, há três semanas, estou com um problema de saúde. Não é fácil correr sob essas condições, ainda mais no calor aqui do Rio de Janeiro, e por isso estou muito feliz com o resultado”, declarou o vencedor.

O pole position Edson do Valle, que no dia anterior havia conquistado seu melhor resultado em treinos classificatórios na categoria, chegou ao pódio neste domingo na terceira colocação – na Copa Clio, os cinco primeiros em cada etapa recebem troféus. Satisfeito com o resultado, ele ressaltou o desenvolvimento do carro e espera voltar a brigar pela vitória na etapa de Santa Cruz do Sul, marcada para o dia 12 de outubro.

“Errei uma marcha e acabei perdendo duas posições, mas estou contente pela pole position e pela prova”, declarou. “Naturalmente eu gostaria de ter conquistado a vitória, mas cheguei a meu primeiro pódio e isso é muito bom”, comentou.

O quarto colocado, Edu Garcia, também comemorou o resultado – que representou seu retorno ao grupo de elite da categoria depois de três etapas marcadas por problemas mecânicos. Quinto no grid, ele chegou a cair para décimo na largada, mas se recuperou e voltou a somar pontos significativos no campeonato.

“O Córdova errou uma marcha na largada, e em virtude disso toda a nossa fila perdeu tempo já que ele era o segundo no grid”, lembrou Edu. “Tive que tirar para não bater, e acabei perdendo várias posições. Sabia que tinha um carro ótimo para a corrida, e mesmo tomando dois toques, consegui me recuperar. Estava com saudades de levar um troféu para casa, e divido esse mérito com a equipe”, declarou o piloto da Paioli Racing, que fez a melhor volta da corrida.

Rodolfo Pousa, quinto colocado, teve discurso semelhante. Distante do pódio desde a corrida de Curitiba, a primeira do ano, ele passou perto de obter um bom resultado na prova passada, em São Paulo, e comemorou o desfecho da etapa carioca. “Larguei em décimo e quero agradecer à minha equipe, porque tive um carro realmente bom nas mãos. Estávamos precisando mesmo chegar ao pódio”, resumiu.

O resultado completo da quinta etapa da Copa Renault Clio foi o seguinte:

1º) José C Vitte (SP), 25 voltas em 39:40.570 (média de 126.12 km/h)
2º) José Cordova (PR), a 0.588
3º) Edson do Valle (GO), a 1.188
4º) Eduardo Garcia (DF), a 13.307
5º) Rodolfo Pousa (SP), a 19.080
6º) Wagner Cardoso (PR), a 19.797
7º) Marcos Paioli (SP), a 20.098
8º) Luciano Kubrusly (SP), a 20.581
9º) Rolf Gemperli (SP), a 27.829
10º) Ulisses da Silva (RJ), a 28.545
11º) Claudio Gontijo (SP), a 28.961
12º) Peter Gottschalk (SP), a 34.915
13º) Cesare Marrucci (SP), a 35.439
14º) Zizi Paioli (SP), a 36.310
15º) Carlos Rocha (SP), a 45.191
16º) Sergio Cardoso (SP), a 1:12.885
17º) Roberto Santos (SP), a 1:21.372
18º) Peter Gottschalk Jr (SP), a 1 volta
19º) Renato Pereira (SP), a 1 volta
20º) Luiz Frediani (SP), a 3 voltas
21º) Rodrigo Rocha (SP), a 10 voltas
22º) Rodrigo de Paoli (RJ), a 11 voltas
23º) Marcos Eckart (RJ), a 20 voltas
24º) Willians Farias (PR), a 24 voltas

Melhor Volta: Eduardo Garcia, 1:28.935

Passadas cinco corridas, o campeonato está assim:

1) José Cordova, 120

2) José C Vitte, 78

3) Wagner Cardoso, 56

4) Carlos H Rocha, 36

5) Marcos Paioli, 33

6) Eduardo Garcia, 32

7) Rodolfo Pousa, 30

8) Edson do Valle, 28

9) Luiz Frediani, 20

10) Luciano Kubrusly, 13

11) André Bragantini Jr. e Rolf Gemperli, 10

13) Cesare Marrucci, 8

14) Robson Vieira, 5

15) Peter Gottschalk, 4

16) Luciano Lobão e Luciano Silva, 2

18) Ydenis de Souza, Zigomar Junior e Ulisses da Silva, 1


Rodolpho Siqueira e Caio Moraes

Texto: Rafael Durante

Foto: Fernanda Freixosa

Press Consultoria Ltda

Nenhum comentário: