COMPRE AGORA

segunda-feira, setembro 29, 2008

Massa confirma vinda de Jeff Gordon ao Desafio das Estrelas
Tetracampeão da Nascar está em 6º nos playoffs de 2008

SÃO PAULO – Felipe Massa fechou a vinda do norte-americano Jeff Gordon ao Desafio Internacional das Estrelas. O tetracampeão da Nascar, quarto colocado na prova deste domingo em Kansas e sexto na classificação geral dos playoffs de 2008, virá ao Brasil pela primeira vez especialmente para correr a prova de kart promovida pelo astro da Ferrari n
o dia 30 de novembro, no Kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis.
Gordon é mais uma atração da terceira edição da prova na capital catarinense, ao lado do próprio Massa e do heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, que retornará à cidade para defender o título conquistado no ano passado. Com 37 anos, Gordon tem como pontos altos da carreira, além dos quatro títulos, 81 vitórias, 66 poles e a sexta posição na lista de maiores vencedores na principal série dos EUA.

“Será um grande prazer receber o Jeff no Brasil”, disse Felipe, ainda em Cingapura, onde sofreu mais uma grande decepção neste domingo na primeira corrida noturna da história da Fórmula 1. “Em minha opinião, ele é o melhor piloto dos Estados Unidos. Ficamos amigos há alguns anos, durante a Corrida dos Campeões, na França, e desde que começamos o Desafio eu desejava trazê-lo para a prova. É mais um nome importante para fortalecer o evento. Tenho certeza que, a exemplo do Schumacher, ele vai adorar a corrida, a cidade, a atmosfera que encontrará em Floripa e vai querer retornar nos próximos anos”, disse Felipe.

Com o resultado deste final de semana em Kansas, Gordon subiu duas posições na tabela e continua firme na luta pelo pentacampeonato. “Tenho grande admiração pelo Felipe e agradeço a oportunidade que ele está me dando de enfrentar alguns dos melhores pilotos de todo o mundo”, afirmou o californiano, conhecido internacionalmente pelo carro de número 24 que dirige na Nascar. “Não sou exatamente um especialista em kart, embora a Jeff Gordon Foundation realize uma prova anualmente. Acho que a última vez que pilotei de forma competitiva foi quando eu estava com 11 ou 12 anos. Nem sei o que esperar em termos de resultados no Desafio, mas tenho certeza de que vou m divertir bastante”, completou.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Michelin e SEST/SENAT oferecem cursos de especialização para profissionais de transporte


A Michelin firmou uma parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) para oferecer cursos de formação para motoristas, borracheiros e autônomos. 

“O acordo foi fechado tendo em vista a crescente demanda do mercado por especialização e melhoria do desempenho profissional do trabalhador, bem como a formação de novos profissionais do setor de transportes. A Michelin se comprometeu em capacitar os instrutores do SEST/SENAT, preparando-os para ministrar cursos baseados no expertise da empresa, além de oferecer todo o suporte ferramental técnico para viabilizar esse trabalho”, enfatiza Maria Luiza Carvalho, diretora de Marketing para Pneus de Carga da Michelin América do Sul. 

Um dos cursos oferecidos será Manutenção Pneus na Frota, com duração de três dias, voltado para borracheiros. O módulo foi desenvolvido para capacitar o profissional dentro das técnicas Michelin, habilitando-os para a montagem e desmontagem de pneus, além de reparação e ressulcagem de pneus com câmara e sem câmara. 

Com duração de um dia, a Michelin oferecerá também o curso Noções Básicas de Pneu, para motoristas e autônomos. As aulas terão o objetivo de proporcionar conhecimentos gerais básicos sobre o produto, além de esclarecer os principais fatores que influenciam na queda do rendimento de um pneu. 

Os cursos promovidos em parceria com a Michelin serão oferecidos nas unidades de São Gonçalo (RJ), Contagem (MG), Criciúma (SC), Goânia (GO) e Vila Jaguará (SP). Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o SEST/SENAT por meio do 0800 728 2891 ou pelo site www.sestsenat.org.br. 

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 124 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 19 países. (www.michelin.com)


Printer Press Assessoria de Comunicação 
Adriana Almeida 
Marina Mendes 

Viamar realiza Check-Up Ecológico gratuito com distribuição de mudas de árvore nativa

Em parceria com a Chevrolet, a concessionária oferece check-up gratuito de 15 itens do carro, que poderão contribuir para diminuir a emissão de poluentes.


Para reforçar a importância da preservação do meio ambiente, o Grupo Viamar, concessionário Chevrolet especialista em crédito com maior volume de vendas no Brasil, promove este mês o Check-Up Ecológico Gratuito da Chevrolet. Na promoção, a Viamar oferece revisão de 15 itens do veículo Chevrolet, que podem contribuir para diminuir a emissão de poluentes. 

O cliente Chevrolet que agendar o serviço através da Central de Atendimento Viamar (telefone (11) 4053-7777) ainda leva para casa uma muda de Araucária, espécie de árvore nativa da Mata Atlântica, e uma sacola ecológica exclusiva. A distribuição de mudas e sacolas ecológicas está sendo feita para os primeiros 10 mil clientes que realizarem o Check-Up Ecológico Chevrolet. 

Dentre os itens avaliados estão catalisador, velas e cabos de ignição, filtro de óleo do motor, filtro de combustível, filtros de ar, pneus, alinhamento e balanceamento, bateria e canister, além dos sistemas de partida a frio, arrefecimento, injeção eletrônica, freios, transmissão, motor, ar condicionado e embreagem.

Ao realizar Check-Up Ecológico, o motorista colabora com a redução de emissão de poluentes na atmosfera, segurança no trânsito e proporciona economia no consumo de combustível. “A campanha faz parte da preocupação da Viamar com a preservação do meio ambiente e a nova estratégia de sustensabilidade de locomoção proposta pela Chevrolet”, afirma Wanderlei Mota, gerente de Pós-Vendas do Grupo Viamar.

A Rede Chevrolet da Grande São Paulo, em parceria com a SOS Mata Atlântica, também participa do Programa Florestas do Futuro, com o plantio de cinco mil árvores nativas da Mata Atlântica.


Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo 
PUNTO TUNADO DE EXPOSIÇÃO DA GRAND BRASIL 
FIAT ESTÁ À VENDA NA BAIXADA SANTISTA
 
Para os amantes de carros equipados com diversos acessórios, a rede de concessionárias da Grand Brasil Fiat coloca o Fiat Punto Tunado que será exposto na próxima edição da Tribuna Motor Show à venda. O modelo é 2007/2008 HLX 1.8 Flex e possui vários atributos que vai do som com sub-woofer no porta malas, até rodas TSW 18’.  
 
O automóvel é utilizado para eventos e exposições da Grand Brasil. O modelo apresenta ainda, bancos revestidos em neopreme, body kit (pára-choques e laterais), cold air no motor, kit de 4 molas Red Coil, logo marca personalizada GB-1, módulo de som revestido em carbono, personalização do motor, pintura completa com mudança de cor em tri-coat pérola, pintura do teto e interno dos pára-choques com cinza carbono, ponteiras de escape dupla em fibra de carbono, revestimento das laterais de portas, revestimento do painel em carbono, e revestimento do volante em couro.
 
O Veiculo está exposto na concessionária de São Vicente na baixada santista. A loja faz parte das concessionárias Grand Brasil, um dos mais expressivos grupos de concessionárias autorizadas no Brasil, reunindo 18 lojas de automóveis e motos das marcas Renault, Nissan, Toyota, Fiat, Peugeot, Dafra e Sundown em São Paulo e na Baixada Santista.

 

Serviço

São Vicente
Local: Avenida Antonio Emmerich, 23
Informações: (13) 3023-3000 - Leonardo Palomba

 

Atitude Assessoria em Comunicação 

Jefferson Albuquerque

Anne Campanella

Willys Interlagos foi destaque durante a "Noite Renault" no "Auto Show Veículos Antigos e Especiais"
Os vários modelos Willys Interlagos - primeiro automóvel esportivo fabricado no Brasil -, expostos durante a “Noite Renault”, realizada em setembro pela Renault do Brasil e o Auto Show Veículos Antigos e Especiais, no Sambódromo do Anhembi (SP), atraíram bastante a atenção e os olhares dos mais de 8.000 visitantes do evento.

Além dos modelos Willys Interlagos, o público que visitou a “Noite Renault” no Auto Show Veículos Antigos e Especiais conheceu de perto um pouco da história de mais de 50 anos da presença da Renault no Brasil, já que vários veículos da marca já rodaram em solo brasileiro, antes mesmo do início das atividades do Complexo Ayrton Senna, em São José Pinhais (PR), em 1998.

Apresentado ao público em 1961, durante o “II Salão Internacional 

do Automóvel”, em São Paulo (SP), o Willys Interlagos foi fabricado no Brasil pela Willys Overland, sob licença da Renault – que na época produzia na Europa o Renault Alpine. O publicitário Mauro Salles, apaixonado por carros, foi quem batizou a versão brasileira do Renault Alpine como “Interlagos”, numa alusão ao Autódromo de Interlagos. 

Com desenho aerodinâmico, o modelo era oferecido ao público em três versões de carroceria: berlineta, cupê e conversível. O Willys Interlagos foi o primeiro modelo fabricado no Brasil a ter carroceria confeccionada em plástico reforçado com fibra de vidro. A leveza do Interlagos colaborava para o seu rendimento esportivo, que chegava a atingir 160 Km/h e aceleração de 0 a 100 Km/h em 14,1 segundos, excelente números para aquela época.

O desenho externo do Willys Interlagos deixava claro a sua vocação esportiva. A sua dianteira com design aerodinâmico, marcado pelos dois grandes faróis redondos, está em perfeita harmonia com a parte traseira, onde a presença de uma grade cromada auxilia na refrigeração do motor. O interior do Willys Interlagos contava com revestimento em madeira, painel de instrumentos com conta-giros e velocímetro e volante de três raios.

Com pouco mais de 800 exemplares produzidos entre 1961 e 1966, a história do Willys Interlagos se confunde com a do automobilismo profissional no País. A bordo do Interlagos, a vitoriosa equipe Willysdominou o automobilismo brasileiro na década de 60, com a versão de competição desse modelo. Além disso, foi guiando o modelo de corrida do Willys Interlagos que pilotos como: Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Bird Clemente e José Carlos Pace iniciaram as suas carreiras no automobilismo.

E foi justamente por essa importância histórica no automobilismo brasileiro, que durante o desfile dos carros pelo Sambódromo do Anhembi, foram homenageados pelos organizadores da “Noite Renault” e pelo público alguns dos integrantes da equipe Willys, entre os quais os pil
otos: Geraldo Meireles, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Francisco Lameirão, Jan Balder, Carol Figueiredo e Luiz Evandro “Águia´´ Campos. ´´Eles foram os grandes desbravadores do automobilismo brasileiro. Iniciaram uma belíssima e vitoriosa história nas competições e que vem servindo de inspiração para vários jovens e talentosos pilotos, entre os quais Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, que conquistaram juntos oito títulos do Mundial de Pilotos da Fórmula 1”, explicou Christian Pouillaude, Vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.
Willys Interlagos Nº 22
Entre os Willys Interlagos expostos na “Noite Renault”, realizada no início deste mês pela Renault do Brasil e o Auto Show Veículos Antigos e Especiais, no Sambódromo do Anhembi (SP), a versão de corrida, pintada nas cores verde e amarela, atraiu a atenção do público presente.

O modelo exposto durante o evento ostentava o número 22 e era pilotado por Bird Clemente. Entre os vários pódios obtidos pela dupla Willys Interlagos 22 e Bird Clemente se destaca a primeira colocação na corrida “200 Milhas de El Pinar”, em 1964 no Uruguai. Foi a primeira vitória no exterior de um modelo fabricado no Brasil. 

O Willys Interlagos 22 conta com motorização 1.0 litro, com 4 cilindros em linha e movidos a gasolina, e câmbio manual de quatro velocidades. Com esse propulsor, o modelo atingia a potência máxima de 70 cv.

Presente na “Noite Renault”, Bird Clemente fez questão de ressaltar os aspectos técnicos e históricos do modelo e da equipe que o levou ao pódio: “Para os pilotos, o Willys Interlagos, que herdou o DNA do Renault Alpine, era o máximo, pois era um carro que permitia ao piloto fazer de tudo. Notabilizou-se porque andava de lado, derrapava (derrapagem controlada) e fazia isso tão suavemente que quase não perdia tempo. Esse carro foi minha vida. Nós ganhamos muitos campeonatos e foi fantástico”, explica o piloto veterano. 


Sobre o Auto Show Veículos Especiais
O AutoShow Veículos Antigos e Especiais acontece todas as terças-feiras, a partir das 19 horas no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma ocasião consagrada não só por ser um importante ponto de encontro dos colecionadores de veículos antigos e tunados, como também um excelente espaço de lazer para os paulistanos. 

O AutoShow Veículos Antigos e Especiais é divido em três setores: passarela dos colecionadores, automóveis tunados e comercialização de veículos antigos e especiais e de peças para restaurações, miniaturas em geral, camisetas e adesivos, espalhadas em 50 quiosques. 


Sobre a Renault do Brasil
Com atividades no País desde o fim da década de 90, a Renault do Brasil ocupa a 5ª posição no ranking nacional de vendas com uma gama de produtos que inclui os modelos Scénic, Grand Scénic, Clio, Clio Sedan, Logan, Sandero, Sandero Stepway, Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Mégane Cabriolet e o utilitário Master. Seu parque industrial, denominado Complexo Ayrton Senna, ocupa um terreno de 2,5 milhões de metros quadrados, em São José dos Pinhais, no Paraná, onde estão localizadas três fábricas com uma capacidade de produção de 250.000 veículos/ano e 400.000 motores/ano. A marca fechou o 1º semestre de 2008 com vendas 92% superiores em relação ao mesmo período de 2007. De janeiro a junho deste ano, a Renault comercializou 58.616 unidades, volume recorde registrado pela empresa em um semestre desde a sua implantação no País. A Renault conta atualmente com cerca de 4.500 colaboradores e uma rede comercial de mais de 150 pontos de venda em todo o País

Imprensa Renault
Telefônica Speedy GT3 Brasil: Equipe Hotcar tem novo Viper nas últimas provas da temporada

 

Léo Burti e Elias Jr. terão a companhia de Amílcar Colares e Affonsinho Giaffone nas etapas de Curitiba e São Paulo

 O paulista Léo Burti e o carioca Elias Jr. terão companhia nas duas últimas rodadas duplas do Telefônica Speedy GT3 2008. A equipe Hot Car Competições, time defendido pela dupla desde o início da temporada, terá um segundo Dodge Viper Competition V10 nas provas de Curitiba e São Paulo. O bólido será pilotado por Amílcar Colares e o ex-campeão sul-americano de Fórmula 3 Affonsinho Giaffone Neto.

O supercarro, que até o início deste ano pertenceu a Xandy Negrão e Andreas Mattheis, já está na oficina da Hot Car em São Paulo, sendo preparado para a estréia. Na visão do chefe da equipe, Amadeu Rodrigues, a chegada de um segundo Viper é positiva por permitir troca de informações dentro do box, o que agiliza o desenvolvimento do carro em qualquer equipe.

“Acho importante termos dois carros da mesma marca, porque dessa maneira seremos uma equipe mais completa e eficiente. Temos um bom sistema de coleta de dados, e poderemos avaliar mudanças no equipamento com o dobro da velocidade. Além disso, teremos mais agilidade na troca de peças, já que os dois carros usarão o mesmo estoque”, avaliou Amadeu. Segundo ele, a Hot Car está se estruturando para atender os dois carros, no que diz respeito a equipamentos e peças reservas.

O experiente Amadeu acredita em bons resultados com a nova configuração de seu time. “A expectativa é positiva e acredito que todos os nossos pilotos farão um bom trabalho, acredito muito neles”, destacou. Amadeu frisou a experiência de Affonsinho – filho do campeão de Stock Car e vencedor da Mil Milhas, Affonso Giaffone. “Ele tem bastante vivência em diversas categorias, inclusive na F-Indy, e apesar de estar parado há algum tempo, deve rapidamente recuperar a forma”, encerrou o chefe da equipe.

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Foto: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
TONY TREINA EM INDIANÁPOLIS PENSANDO EM 2009


Brasileiro participa de ensaios na famosa pista norte-americana

Com o contrato renovado com a Andretti Green Racing por mais cinco temporadas, ou seja, até o final de 2013, o brasileiro Tony Kanaan já trabalha para o primeiro ano do seu novo compromisso, 2009. Tony faz nesta segunda e terça-feira (29 e 30) treinos livres no lendário Indianápolis Motor Speedway, circuito oval de 2,5 milhas onde é disputado a tradicional 500 Milhas de Indianápolis. O brasileiro, que foi o 3o colocado na temporada 2008, também testou em Richmond na semana passada, local de sua vitória nesse ano. Em Indiana, Kanaan terá a companhia de outras cinco equipes.

“Os trabalhos para 2009 já começaram há algum tempo e se intensificam com esses testes em Indianápolis. É sempre bom aprimorarmos nossos acertos e informações dessa pista, o que vale para as outras também. Como só teremos a prova na Austrália nesse ano, é importante ter um tempo a mais de pista para avaliarmos algumas mudanças e novos componentes. Posso dizer que estou trabalhando igual ou mais, mesmo depois da temporada encerrada. Mas isso é bom”, destacou o brasileiro, vencedor de 13 corridas na Fórmula Indy, além de 10 pole-
positions e o título de 2004. 

Junto com a AGR, representada por Kanaan, estarão também no superspeedway as equipes Penske, com Ryan Briscoe; Ganassi, com o recém campeão Scott Dixon; Panther, com a estréia de Dan Wheldon; Rahal Letterman, com o vencedor do GP de Watkins Glen, Ryan Hunter-Reay; e a Dreyer & Reinbold, com Buddy Rice. Há também treinos pro
gramados no Texas, em Sebring e em Miami antes de virarmos o ano. A Fórmula Indy ainda faz o GP da Austrália, no dia 26 de outubro, em Surfer’s Paradise, como encerramento da temporada que marcou a reunificação com a Champ Car. 
Anderson Marsili
Marsili Press Team


Equipe Petrobras Lubrax conquista pódios no Campeonato Paulista

Carro continua na liderança do Campeonato Brasileiro


Após a realização do Rally dos Bandeirantes neste final de semana, 27 e 28 de setembro, em Taubaté (SP), foram conhecidos os vencedores do Campeonato Paulista de Rally Cross Country. Carro (Mitsubishi L200 Evolution) e caminhão (Mercedes-Benz Atego) da Equipe Petrobras Lubrax conquistaram o pódio em suas respectivas categorias. A dupla do Mitsubishi Jean Azevedo/Youssef Haddad saiu vitoriosa na categoria Protótipos, enquanto André Azevedo terminou na vice-liderança. "Na verdade, como a pontuação dos pilotos e navegadores são feitas separadamente, eu obtive a vitória já que tenho mais competições disputadas em relação ao concorrente", explicou Maykel Justo, da Equipe Petrobras Lubrax, então líder entre os navegadores.

Entre os Carros, Jean Azevedo mostrou-se satisfeito com o seu resultado. "Estou muito contente já que é o meu primeiro ano na categoria Carros. Para um estreante está melhor do que imaginava, ainda mais porque continuamos líderes no Campeonato Brasileiro. Queremos manter essa posição até o Rally dos Amigos, em dezembro, última etapa do certame nacional e assim acumular mais títulos nessa estréia", concluiu o piloto que possui 20 anos de experiência na categoria Motos.

Segundo o navegador Maykel Justo a etapa de hoje foi uma corrida de recuperação, após os problemas enfrentados ontem. "Atingimos velocidades altas e não tivemos nenhuma dificuldade na navegação, que foi bem exigida. Além disso, foi um dia emocionante, pois quase atolamos em uma região de trial. Nesse ponto do percurso o André acelerava e o caminhão não saía do lugar.


Mas no final deu tudo certo", contou Maykel Justo, navegador do piloto André Azevedo.

De olho no Dakar - "Esta foi a minha última competição do ano. Agora estou me preparando para mais uma participação no Rally Dakar, que acontecerá em janeiro de 2009. Estou embarcando para a República Tcheca nesta semana para realizar treinos com nosso caminhão", ressaltou André.

Confira abaixo o resultado do Campeonato Paulista:

Carros – categoria Protótipos

1º Jean Azevedo/Youssef Haddad – 39 pontos (2º na Geral);
2º Roberto Reijers/Rogério Almeida – 30,5;
3º Cristiam Baungart/Beco Andreotti – 28.


Caminhões

1º Amable Barrasa – 48 pontos;
2º André Azevedo – 42 pontos (Maykel Justo é o líder entre os navegadores);
3º Felicio Bragante/Weidner Moreira – 36.


A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, YAMAHA, CCR/Nova Dutra, Renov, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina e Artfix.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira

Fórmula BWM Americana
QUATRO PILOTOS DECIDEM TÍTULO
DE ESTREANTE DO ANO NO BRASIL

Última rodada dupla da temporada será realizada na preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1.

O norte-americano Alexander Rossi, da EuroInternational, conquistou neste domingo (28), em Millville, nos Estados Unidos, o título da Fórmula BMW Americana. A conquista, com duas corridas de antecedência, veio com mais uma vitória, na 14ª etapa do campeonato. O canadense Mikael Grenier, da Apex-HBR, foi o segundo colocado e o brasileiro Giancarlo Vilarinho, também da EuroInternational, completou o pódio em terceiro lugar. Foi o quarto pódio dele no ano.

Com os resultados, a única disputa que permanece viva é a de Estreante do Ano, não menos importante porque rende ao vencedor um contrato de piloto oficial da BMW para 2009. E nesta briga estão dois canadenses, Gianmarco Raimondo e Mikael Grenier, e dois brasileiros, Alexandre Ruiz e Giancarlo Vilarinho. Os quatro separados por apenas 12 pontos. A decisão não poderia ter palco mais especial: serão realizadas duas corridas na preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, nos dias 1 e 2 de novembro.

Esta conquista, de preferência acompanhada da primeira vitória na categoria, correndo em casa, é a meta estabelecida por Giancarlo Vilarinho. Que teve um grande fim de semana em Millville. No sábado (27), ele já havia subido ao pódio em segundo lugar. E neste domingo levou mais um troféu para casa. Em circunstâncias bem diferentes, é verdade. Choveu durante a noite sobre o New Jersey Motorsport Park e, como a corrida foi realizada pela manhã, não houve tempo para o asfalto secar.

"Hoje as condições de pista estavam muito mais difíceis, mas a minha largada foi boa e tive um ritmo de corrida constante para me manter em terceiro lugar. Agradeço à equipe que nos deu um carro competitivo durante todo o fim de semana", comemorou Giancarlo Vilarinho, de 16 anos, autor da melhor volta da corrida. Agora, o piloto que está próximo de completar sua primeira temporada no automobilismo volta ao Brasil para se preparar para as duas provas que encerram o campeonato.

O resultado da 14ª etapa:

1 Alexander Rossi (EUA/EuroInternational)
2 Mikael Grenier (CAN/Apex-HBR)
3 Giancarlo Vilarinho (BRA/EuroInternational)
4 Alexandre Ruiz (BRA/Apex-HBR)
5 Jorge Goncalvez (VEN/Apex-HBR)
6 Gianmarco Raimondo (CAN/Autotecnica)


O campeonato após 14 de 16 etapas:

1 Alexander Rossi, 207 pontos
2 Ricardo Favoretto, 139
3 Gianmarco Raimondo, 116
4 Mikael Grenier, 111
5 Alexandre Ruiz, 110
6 Giancarlo Vilarinho, 104
A disputa de Estreante do Ano:
1 Gianmarco Raimondo, 116
2 Mikael Grenier, 111
3 Alexandre Ruiz, 110
4 Giancarlo Vilarinho, 104
5 David Ostella, 57
6 Velibor Jovanovic, 20


Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa

domingo, setembro 28, 2008


F1:Nelsinho Piquet não termina em Cingapura
Nelsinho Piquet disputou hoje o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1. O piloto abandonou na 14ª volta. Agora, o foco do piloto é o GP do Japão, que será realizado no dia 12 de outubro, no circuito de Fuji.

"Desde o começo da corrida as coisas estavam complicadas, eu tinha muita granulação nos pneus e a situação foi ficando pior e pior. A equipe me pediu para forçar, o que eu tentei fazer, mas felizmente eu perdi a traseira do carro. Bati forte no muro, mas estou bem. Estou desapontado com minha corrida, mas muito feliz pela equipe esta noite", afirma Nelsinho.

Resultado do GP de Cingapura

1. Fernando Alonso, Espanha, ING Renault
2. Nico Rosberg, Alemanha, Williams
3. Lewis Hamilton, Inglaterra, McLaren
4. Timo Glock, Alemanha, Toyota
5. Sebastian Vettel, Alemanha, Toro Rosso
6. Nick Heidfeld, Alemanha, BMW
7. David Coulthard, Escócia, Red Bull
8. Kazuki Nakajima, Japão, Williams
9. Jenson Button, Inglaterra, Honda
10. Heikki Kovalainen, Finlândia, McLaren
11. Robert Kubica, Polônia, BMW
12. Sébastien Bourdais, França, Toro Rosso
13. Felipe Massa, Brasil, Ferrari
14. Giancarlo Fisichella, Itália, Force India


Não completaram:

Kimi Raikkonen, Finlândia, Ferrari
Jarno Trulli, Itália, Toyota
Adrian Sutil, Alemanha, Force India
Mark Webber, Austrália, Red Bull
Rubens Barrichello, Brasil, Honda
Nelsinho Piquet, Brasil, ING Renault


Alessandro Mendes
Interlagos: trabalho intenso para o GP Brasil de Fórmula 1

Por Castilho de Andrade

O prefeito municipal Gilberto Kassab vistoriou neste sábado as obras do autódromo de Interlagos, observando principalmente as áreas do box e paddock. Kassab deixou o circuito, mais tarde, satisfeito com o andamento do trabalho.

"Vamos continuar investindo no autódromo de Interlagos. O objetivo é modernizá-lo e assegurar o máximo de conforto para o público", explicou.

Ao lado de Gilberto Kassab e do secretário de obras, Marcelo Branco, o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, fez um resumo das reformas anuais no autódromo, na atual gestão, destacando a redução gradativa das despesas e uma sensível melhoria na receita. Enquanto, por exemplo, em 2004, o déficit do autódromo foi de 5.2 milhões de Reais, em 2007 caiu para 799 mil Reais. E as obras prosseguem. Para o GP Brasil deste ano, dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, o circuito terá um novo hospital – uma solicitação da própria FIA – além da conclusão do módulo "M" da arquibancada com capacidade para mais 2.5 mil lugares. A adequação de Interlagos inclui ainda uma estrutura fixa para o Hospitality Centre, com possibilidades de uso para outras atividades, e melhorias na área de paddock.

"Estamos cumprindo rigorosamente tudo o que foi prometido. Interlagos estará ainda melhor este ano", disse Caio Luiz de Carvalho. A Prefeitura Municipal tem contrato com a FOM – Formula One Management - para a realização da corrida em Interlagos até 2014.

A reunião no autódromo, que marcou o início oficial dos trabalhos para a disputa da última etapa do Mundial de Fórmula 1, foi realizada sob clima de grande expectativa. Através de um telão, as autoridades e um grande número de jornalistas acompanharam a última sessão de classificação para o GP de Cingapura e aplaudiram a volta final quando Felipe Massa, com Ferrari, arrancou a pole position das mãos de Lewis Hamilton.

"Nossa esperança é que Massa possa decidir e vencer no Brasil", comentou depois o prefeito.
O presidente da CBA, Paulo Scaglione, agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal para atender aos pedidos da FIA . O diretor- geral da Rede Globo de Televisão, Octavio Florisbal também elogiou as condições da pista, prometendo uma excelente transmissão da corrida.

O presidente da International Promotions, Tamas Rohonyi, promotor do GP Brasil, disse que a corrida é o resultado do esforço conjunto da Prefeitura Municipal, patrocinadores, Polícia Militar e CET e uma grande emissora, a Globo. "Nós temos a única equipe brasileira especializada na realização de grandes eventos internacionais. Só assim se pode fazer um Grande Prêmio", concluiu.

Crédito foto: Piervi Fonseca/Divulgação

sábado, setembro 27, 2008

F1: Massa na pole-position para o primeiro Grande Prémio noturno
O brasileiro Felipe Massa conquistou a pole-position no Grande Prémio de Singapura. Com menos um ponto que o líder do mundial de pilotos, Lewis Hamilton, o homem da Ferrari bateu o rival da McLaren por cerca de seis décimos de segundo e sairá na frente da primeira corrida de Fórmula 1 disputada à noite.

Com o britânico no segundo posto, a segunda fila  será formada pelo campeão mundial Kimi Raikkonen (Ferrari) e pelo polonês Robert Kubica (BMW Sauber).

Fernando Alonso tinha liderado os treinos anteriores, mas o Renault do espanhol deixou-o em maus lençóis. Um problema eléctrico no carro atirou Alonso para o 15º posto. O bicampeão mundial deixou o Renault visivelmente frustrado com o sucedido.

Eis o grid de largada para o Grande Prémio de Singapura:

1-Felipe Massa (Ferrari) 
2-Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) 
3-Kimi Räikkönen (Ferrari) 
4-Robert Kubica (BMW Sauber) 
5-Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) 
6-Nick Heidfeld (BMW Sauber) 
7-Sebastian Vettel (STR-Ferrari) 
8-Timo Glock (Toyota) 
9-Nico Rosberg (Williams-Toyota) 
10-Kazuki Nakajima (Williams-Toyota) 
11-Jarno Trulli (Toyota) 
12-Jenson Button (Honda) 
13-Mark Webber (Red Bull-Renault) 
14-David Coulthard (Red Bull-Renault) 
15-Fernando Alonso (Renault) 
16-Nelsinho Piquet (Renault) 
17-Sebastien Bourdais (STR-Ferrari) 
18-Rubens Barrichello (Honda) 
19-Adrian Sutil Force (Force India) 
20-Giancarlo Fisichella (Force India)

foto: Motorsport


Fórmula Nippon: João Paulo celebra boa temporada em monoposto


Brasileiro quer brigar pelo título da categoria no ano que vem

A temporada 2008 da Fórmula Nippon foi marcante para o brasileiro João Paulo de Oliveira. Em seu segundo ano na principal categoria de monopostos do Japão, o piloto esteve entre os primeiros colocados em praticamente todas as pistas, culminado com alguns pódios e sua primeira vitória na competição, na sétima etapa, no autódromo de Fuji. "Esta foi indiscutivelmente uma temporada de grandes resultados para mim e para a equipe", conta o piloto, que terminou o campeonato em sexto lugar.
Após conquistar em 2007 o Japan Professional Sports Top Rookie Award – prêmio dado ao melhor estreante do ano nos esportes profissionais do Japão –, a meta de João Paulo para este ano era vencer pela primeira vez na categoria. "Meu objetivo desde o começo do ano era conquistar a primeira vitória da minha equipe na Fórmula Nippon. E ela veio em grande estilo, em um fim de semana onde dominamos tanto a classificação, quanto a corrida", relembra o titular da Kondo Racing. A escuderia levou quase 10 anos para conquistar sua primeira vitória.
Além de sua maior experiência dentro da categoria, o brasileiro acredita que os bons resultados vieram porque seu time mostrou bastante evolução em relação à temporada passada. "O crescimento de nossa equipe foi mais notável na segunda metade da temporada, quando tivemos além da vitória em Fuji, dois pódios em Motegi", conta.
Mesmo enfrentando alguns contratempos e não transformando totalmente seu bom desempenho em resultados, João Paulo ficou contente com sua classificação final no campeonato. "Sinto que realizei um bom trabalho este ano, e estou satisfeito em terminar a temporada entre os seis primeiros do campeonato", afirma JP, como ele é conhecido no Oriente.

Quanto a seu futuro na Nippon, João Paulo ainda não tem nada definido. Apesar de já ter recebido algumas sondagens, ele prefere esperar e analisar qual será a melhor opção para 2009. "Meu objetivo é vencer o campeonato, então preciso esperar para ver quem pode me oferecer as melhores condições para isso", completa João Paulo.

Esta foi a classificação final da Fórmula Nippon em 2008:

1º) Tsugio Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 93,5 pontos;
2º) Loic Duval (FRA), PIAA NAKAJIMA, 62;
3º) André Lotterer (ALE), PETRONAS TOM'S, 49;
4º) Kohei Hirate (JAP), TP CHECKER IMPUL, 42;
5º) Takashi Kogure (JAP), PIAA NAKAJIMA, 41;
6º) João Paulo Oliveira (BRA), KONDO RACING, 33;
7º) Yuji Tachikawa (JAP), CERUMO / INGING, 31;
8º) Benoit Treluyer (FRA), LAWSON IMPUL, 27;
9º) Ronnie Quintarelli (ITA), CERUMO / INGING, 21,5;
10º) Takuya Izawa (JAP), ARTA, 19;
11º) Satoshi Motoyama (JAP), TEAM LEMANS, 14;
12º) Naoki Yokomizo (JAP), KONDO RACING, 12;
13º) Robert Streit (BRA), STONEMARKET, 11;
14º) Seiji Ara (JAP), PETRONAS TOM'S, 9;
14º) Toshihiro Kaneishi (JAP), SG 5ZIGEN, 9;
14º) Hiroaki Ishiura (JAP), TEAM LEMANS, 9;
17º) Takeshi Tsuchiya (JAP), DOCOMO DANDELION, 4;
18º) Kosuke Matsuura (JAP), DOCOMO DANDELION, 3,5;
19º) Yuji Ide (JAP), ARTA, 2.


Visite www.joaopaulo.jp
Consulte:
www.f-nippon.co.jp

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

Volkswagen lança o Voyage, um autêntico sedan com excelente espaço, conforto e versatilidade


A Volkswagen do Brasil está lançando o Voyage, um sedan completamente novo que assinala a entrada da marca num dos mais importantes segmentos de mercado atualmente: o dos carros três volumes com opção de motor 1.0 litro. O Voyage é um automóvel espaçoso, versátil, confortável e acessível, que foi projetado desde o princípio como um autêntico sedan, e não como um modelo derivado da versão hatch.


Concebido, planejado e desenvolvido simultanemente ao Novo Gol, o Voyage oferece as mesmas inovações tecnológicas, soluções de engenharia e excelente dirigibilidade do hatch. O carro apresenta linhas e proporções harmoniosas, que dão ao sedan um toque de requinte, esportividade e originalidade.
O modelo está disponível em quatro versões de acabamento: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline, todos com quatro portas. Ele vem equipado com motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 e 1.6 litro, instalados na posição transversal, que proporcionam excelente desempenho e baixo consumo, com torque elevado mesmo em baixa rotação.
O VHT 1.0 é o motor de maior torque da categoria: 10,6 kgfm (104 Nm) com álcool e 9,7 kgfm (95 Nm) com gasolina, a 3.850 rpm. A potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina), é alcançada a apenas 5.250 rpm e também é elevada diante da concorrência. Já o torque máximo do motor VHT 1.6 é de 15,6 kgfm (153 Nm) com álcool e 15,4 kgfm (151 Nm) com gasolina, a 2.500 rpm. A potência máxima, alcançada a 5.250 rpm, é de 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina).
No desenvolvimento do Voyage, os engenheiros empenharam-se em proporcionar ao modelo a excelente dirigibilidade e comportamento do Novo Gol. Para isso, o sedan recebeu um reforço na suspensão traseira e também uma válvula reguladora de pressão nos freios traseiros, que ajusta a frenagem conforme o peso da carga.

O Voyage tem o porta-malas mais bem projetado da categoria, com capacidade para 480 litros, revestimento em carpete e luz de cortesia. Ele também é o único do segmento a oferecer a comodidade de um mecanismo elétrico de destravamento automático integral da tampa traseira, que pode ser acionado pela chave ou por um botão no painel. Trata-se de um sistema exclusivo, patenteado pela Volkswagen do Brasil.
Projetado para ter baixo custo de reparo em caso de colisão e preço reduzido de seguro, o Voyage obteve índice 14 no CAR Group (Cesvi Automotive Rating), situando-se entre os melhores da categoria. Segundo o indicador do Centro de Experimentação e Segurança Viária, o modelo tem características que tendem a tornar o seu conserto mais fácil, rápido e barato. Além disso, o Voyage oferece o novo imobilizador de motor Immo 4, que torna o furto praticamente impossível, e possui fechaduras das portas encapsuladas e protegidas – se forçado, o cilindro da chave gira em falso.
Excelente relação custo-benefício

O Voyage é o sedan que oferece a mais completa lista de opcionais de seu segmento, incluindo itens de segurança, estilo, conforto e tecnologia. Em todas as versões, o cliente pode optar por freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, rádio/CD player com Bluetooth e entrada USB, sistema I-System e banco traseiro rebatível, entre outros itens.

Com todos os seus recursos, o modelo apresenta uma excelente relação custo-benefício. Nesse sentido, as versões equipadas com motor 1.6 terão o mesmo posicionamento de preço que os modelos concorrentes dotados de motor 1.4, proporcionando a mesma economia de combustível, com mais potência e torque.

Em termos de perfil, o comprador do Voyage pode ser classificado como um "consumidor sensato", que age com racionalidade, e que ao mesmo tempo já procura por um certo status. Nas clínicas realizadas pela empresa, os consumidores destacaram como principais atributos do modelo a excelente posição de dirigir; flexibilidade e funcionalidade do espaço interno; conforto e design.

O Voyage é fabricado na mesma linha de produção do Novo Gol, na unidade de Taubaté, no interior paulista. Para receber os dois produtos, a fábrica foi ampliada e modernizada, com a implantação de 308 novos robôs. Dentre as inovações tecnológicas, o maior destaque é o Sistema Framer de armação da carroceria, com sensores a laser, que posiciona e solda laterais e teto ao assoalho do veículo. Patenteada pelo Grupo Volkswagen, o sistema garante ao Voyage e ao Novo Gol ajustes com precisão de décimos de milímetro.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Imprensa
Gilberto dos Santos
RaceTV será a Televisão oficial do Salão da Motocicleta


A RaceTV, o canal online para notícias do mundo da velocidade, será a Televisão Oficial do 1º Salão da Motocicleta. A emissora anunciará, ao longo do mês de outubro, chamadas sobre as principais notícias de motos, além de realizar a cobertura completa do evento. O programa "Roda de Box" também será transmitido ao vivo direto da feira. O Salão acontece na capital paulista, entre os dias 21 e 26 de outubro, no Expo Center Norte e reunirá as melhores novidades do setor.

O "Roda de Box", direto do Salão da Motocicleta, é um dos grandes destaques da programação do evento e mostrará as principais atrações da feira. Estas transmissões exclusivas estarão no ar dos dias 21 a 26 de outubro, às 19h. O programa é comandado pelo jornalista Edgard Mello Filho, que receberá convidados para uma mesa redonda para discutir as novidades do universo das motos. Além disso, a cobertura da RaceTV se estenderá por meio de chamadas diárias, de hora em hora, em sua programação.
A RaceTV (www.racetv.com.br) é a primeira TV pela Internet com uma programação de horários fixos e de conteúdo variado sobre o universo dos automóveis, motocicletas e karts, além de transmissões de provas e eventos. Com uma equipe 24 horas no ar, a emissora oferece informação em alta velocidade.
Em sua primeira edição, o Salão da Motocicleta (www.salaodamotocicleta.com.br) é organizado pelo bicampeão Emerson Fittipaldi, em parceria com a Megacycle, empresa que há 15 anos realiza eventos em diversas áreas, e a Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças).

Entre os expositores da 1º edição do Salão da Motocicleta estão a Suzuki, Benelli, Buell, Ducati, Harley-Davidson, MV Agusta, Malaguti, Triumph, Sundown, Michelin, Bridgestone, além de outras líderes do mercado. A organização do evento prevê recorde de expositores e visitantes para negócios. A estimativa de público para a feira é de 200 mil pessoas.

Graziela Voltarelli
Débora Cezarino
Printer Press Assessoria de Comunicação

Fórmula Master: Caminho de novatos e experientes para a Fórmula 1

Ex-campeão brasileiro de kart é o mais jovem piloto da categoria

O caminho natural de todo bom piloto brasileiro depois que desponta no kartismo é passar a competir de monopostos em alguma categoria nacional ou internacional. Uma das competições que vem atraindo jovens competidores de todo o mundo é a Fórmula Master. "A categoria é uma excelente opção para quem pretende começar a carreira no automobilismo internacional.
O carro é bom, com bastante tecnologia, e não é difícil de guiar", afirma o brasileiro Octávio Freitas (Cloe/Selenia/HMI/Vip), ex-campeão brasileiro de kart representando o estado de Tocantins.

Criada em 2007, a Fórmula Master é uma categoria intermediária entre a Fórmula 3, maior reveladora de talentos da história do automobilismo, e a GP2, último passo antes da Fórmula 1. "Isso ajuda muito o piloto que pretende seguir carreira no automobilismo. O carro é sabidamente bem nascido, e agrega segurança, velocidade, boa aerodinâmica, bons pneus e tecnologia de ponta", afirma Octávio Freitas. O chassi italiano Tatuus se enquadra nas normas da FIA para a F3, enquanto a parte eletrônica do carro é idêntica à da GP2, inclusive o câmbio com troca de marchas no volante, por borboleta. Os motores são Honda 2.0, que geram mais de 250 hp.

A temporada composta por 16 etapas, acontece em sistema de rodadas duplas, sempre como preliminar das provas européias do FIA WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, e são televisionadas pela Eurosport e pelo site oficial da categoria (www.formulamaster.net). "Isso garante sempre muito público e visibilidade nas corridas", afirma o piloto que aos 16 anos de idade foi o mais jovem a integrar a categoria neste ano. O campeonato tem provas na Espanha (Valência), França (Pau), República Tcheca (Brno), Portugal (Estoril), Inglaterra (Brands Hatch), Alemanha (Oschersleben) e Itália (Imola e Monza).

Com um pacote de alto nível técnico a bons custos, a Fórmula Master conta com 30 pilotos do mundo inteiro, representando 16 países, alguns deles que inclusive já testaram carros de Fórmula 1, caso do alemão Michael Ammermuller. "Aqui tem pilotos de todos os lugares do mundo. Só para se ter uma idéia, os 12 primeiros do campeonato são de 12 países diferentes. Por isso a competitividade é forte", garante o mineiro de Uberlândia. Neste ano, além de Freitas, o brasileiro Carlos Iaconelli também fez provas na categoria.

Os prêmios distribuídos aos destaques da temporada também impressionam. O campeão ganha um teste na equipe Honda de Fórmula 1, enquanto o vice-campeão poderá testar com o time italiano Trident na GP2. Já o terceiro colocado, poderá experimentar um carro da N.Technology no WTCC. Já o melhor estreante e a melhor dupla da temporada, terão a oportunidade de um teste com a equipe Cheever, na Indy Lights e na Grand-Am, respectivamente. "Esse é mais um dos muitos motivos de a categoria juntar pilotos novatos com outros experientes e campeões de outras modalidades, como Fórmula 3000, World Series, Fórmula 3, Fórmula Renault", finaliza Octávio.

A última rodada dupla da competição acontece nos dias 4 e 5 e outubro, no autódromo de Monza, na Itália.

A duas etapas do fim, assim está a tabela de pontuação da Fórmula Master:

1) Chris van der Drift (NZL), 83 pontos;
2) Michael Ammermuller (ALE), 70 pontos;
3) Fabio Leimer (SUI), 61 pontos;
4) Harald Schlegelmich (LET), 42 pontos;
5) Vladimir Arabadzhiev (BUL), 29 pontos;
6) Kasper Andersen (DIN), 27 pontos;
7) Sergey Afanasiev (RUS), 25 pontos;
8) Arturo Llobell (ESP), 24,5 pontos;
9) Norbert Siedler (AUT), 22 pontos;
10) Josef Kral (RTC), 21 pontos;
11) Marcello Puglisi (ITA), 19 pontos;
12) Pablo Sanchez Lopez (MEX), 14,5 pontos;
13) Daniel Mancinelli (ITA), 13 pontos;
14) Earl Bamber (NZL), 12 pontos;
15) Tim Sandtler (ALE), 10 pontos;
15) Alejandro Nunez (ESP), 10 pontos;
17) Michael Meadows (GBR), 9 pontos;
18) Esteban Gutierrez (MEX), 8 pontos
19) Alberto Costa (ITA), 7 pontos;
19) Yuhi Sekiguchi (JAP), 7 pontos;
21) Frankie Provenzano (ITA), 4 pontos;
22) Filip Salaquarda (RTC), 3 pontos;
22) Matei Mihaescu (ROM), 3 pontos;
24) Michele Caliendo (ITA), 2 pontos;
25) Fabrizio Crestani (ITA), 0,5 pontos.

Assista ao vivo em www.formulamaster.net, www.eurosport.com e www.fiawtcc.com.

MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

sexta-feira, setembro 26, 2008

f1:Nelsinho Piquet inicia trabalhos em Cingapura

Piloto utiliza treinos livres de hoje para conhecer o circuito e testar diferentes set-ups para o primeiro GP noturno da história da Fórmula 1
Nelsinho Piquet participou hoje do primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio de Cingapura, primeira corrida noturna da história da Fórmula 1. O piloto realizou trabalho de set-up e avaliou os dois tipos de pneus que serão disponibilizados pela Bridgestone para a prova.

"Foi uma experiência interessante pilotar hoje durante a noite. Os organizadores fizeram um trabalho incrível para tornar isso possível. O comportamento do carro estava bom, ele reagiu bem às diferentes opções de set-up que tentamos. Ainda temos muito a fazer antes do treino de classificação amanhã, mas os primeiros sinais são encorajadores", afirma Nelsinho.
O piloto volta à pista amanhã, às 08 horas de Brasília, para o terceiro e último treino livre. A classificação está marcada para 11 horas. O objetivo de Nelsinho é tentar chegar ao Q3. "Para ter um bom resultado, principalmente em um circuito de rua como este, é muito importante conquistar um bom lugar no grid de largada. Essa é a minha meta para amanhã", destaca.

Alessandro Mendes

Novo túnel de vento da Volvo reduz emissões de CO2 e consumo de combustível



Um dos túneis de vento mais modernos do mundo é a nova alternativa da Volvo na busca pela redução de consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono.

A Volvo Car Corporation é a primeira fabricante de carros a possuir um túnel de vento que simula o fluxo de ar ao redor e no interior do carro, juntamente com a rotação das rodas, em uma superfície plana. "Nosso investimento de 20 milhões de euros já está dando retorno. Conseguimos reduzir em mais de 10% a resistência do ar no novo C30 DRIVe. Isso resulta em uma diminuição aproximada de 3% na emissão de CO2 por quilômetro percorrido", explica Tim Walker, especialista em aerodinâmica da Volvo Cars.

Em termos de combustível, a redução gira em torno de 0,1 litro a cada 100 quilômetros rodados, de acordo com o EU Combined Driving Cycle. Em situações reais de condução, porém, nas quais a velocidade e a resistência do ar são geralmente maiores, a economia de combustível pode ser até três vezes maior, atingindo cerca de 0,3 litro em 100 quilômetros. Isso significa que um motorista que percorre 15 mil quilômetros por ano terá uma economia final de 45 litros de combustível, volume que equivale a quase um tanque cheio do C30. .

O benefício também contribui diretamente com a preservação do meio-ambiente. "Com o foco voltado para a sustentabilidade ambiental, a modernização do nosso túnel de vento representa uma ferramenta particularmente valiosa. Os aprimoramentos de aerodinâmica nos ajudarão a reduzir as emissões de CO2 em todos os modelos da nossa linha de veículos" diz Magnus Jonsson, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.

Pioneirismo

Construído em 1986, o primeiro túnel de vento da Volvo representou uma inovação pioneira da marca na época. Hoje, mais de 20 anos depois e totalmente reformado, o equipamento está novamente se tornando uma referência para a indústria automotiva na busca da precisão em aerodinâmica.
Uma vez que a parte inferior e as rodas respondem por mais de 50% do total de resistência de ar do carro, um túnel de vento tradicional, no qual o veículo permanece parado diante de um fluxo de ar, pode proporcionar uma leitura incompleta das propriedades gerais de aerodinâmica do carro.


"Seria como medir as propriedades aerodinâmicas de um carro parado durante um forte furacão", compara Tim Walker. "Com técnicas sofisticadas e tecnologia de aerodinâmica de última geração, o nosso novo túnel de vento, por outro lado, foi concebido para replicar exatamente o fluxo de ar em volta e abaixo do carro, simulando a condução em pistas reais em uma velocidade de até 250 km/h".
Pista rolante e rodas em giro

As principais mudanças do novo túnel de vento da Volvo em relação ao aparelho anterior podem ser resumidas em três aspectos:

· Quatro cintas de aço plano que fazem todas as rodas girar.
· Um cinto central de aço plano, com 5,3 metros de comprimento e 1 metro de largura, que simula a pista em movimento.
· Um ventilador de 8,15 metros, com nove lâminas de fibra de carbono, que proporciona vento com velocidade de até 250 km/h.


O carro é conectado a uma balança de alta sensibilidade por meio de quatro pequenos suportes. Eles seguram o carro na posição enquanto o peso do carro é transferido dos pneus à balança através dos cintos de aço.

"Isso torna possível carregar as rodas e os pneus exatamente como eles ficam durante a condução nas pistas normais. A balança é tão sensível que reage, por exemplo, à presença de um pequeno aparelho celular no banco da frente" diz Walker. Os especialistas da Volvo podem realizar mais de 100 diferentes configurações de testes em apenas 16 horas.

Potencial considerável
De acordo com o EU Combined Driving Cycle, em uma velocidade média de apenas 33 km/h, a resistência do ar é responsável por cerca de 25% do total de combustível consumido. A 90 km/h, isso sobe para mais de 50%. Esses exemplos indicam como a eficiência em aerodinâmica é importante para o consumo de combustível e para a preservação ambiental.


Para os novos modelos DRIVe, com emissões de CO2 de 115 g/km (C30) e 118 g/km (S40 e V50), os testes no túnel de vento resultaram em pequenas, porém efetivas, mudanças nos spoilers frontais, nas guias de ar do assoalho, no teto e na tampa traseira, que variam de acordo com cada modelo. No Volvo C30 DRIVe, por exemplo, ajustes coordenados no spoiler do teto, nos amortecedores traseiros e na parte inferior do carro possibilitaram a redução de resistência de ar em mais de 10% na comparação com o C30 1.6 D.

"No túnel de vento anterior, o foco estava no carro. Com o novo equipamento, podemos obter uma visão geral que inclui a parte inferior e as rodas. Graças às melhores técnicas de simulação que o novo túnel oferece, conseguimos aprimorar em um terço a aerodinâmica de resistência do ar, o que indica que resultados ainda melhores serão vistos no futuro. Eu aponto o desenvolvimento na eficiência das rodas e da parte inferior dos carros como uma revolução", conclui Walker.

Números do novo túnel de vento da Volvo:

Potência do ventilador: 5 MW (6.800 hp)
Dimensão do ventilador (diâmetro): 8,15 m
Tipo de ventilador: Fibra de carbono com 9 lâminas
Velocidade do vento: 250 km/h
Movimento da pista: 260 km/h
Dimensões do túnel: Comprimento (15,8 m), largura (6,6 m) e altura (4,1 m)
Diâmetro da base: 6,6 m
Angulo de rotação: +/- 30 graus
Carga máxima na balança: 3.000 kg
Carga máxima por roda: 1.000 kg
Sensibilidade da balança: +/- 30 gramas




Régis Cavinato / Grazielle Lago
Imagem Corporativa

quinta-feira, setembro 25, 2008

“Arte na Fórmula 1” reúne 26 artistas plásticos para retratar a ousadia e a velocidade do mundo automobilístico
Com curadoria de Paulo Solaris, conhecido por seus trabalhos sobre Ayrton Senna, exposição terá pintores e escultores renomados que prometem reproduzir em suas obras a habilidade e o arrojo usados por pilotos na busca pela vitória. Vernissage acontece dia 28 de outubro, na semana de início dos treinos para o GP Brasil de Fórmula 1.  

No mês de outubro, São Paulo receberá olhares de todo o planeta graças ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. E este fascinante mundo do automobilismo ganhará uma exclusiva leitura artística através das obras criadas por 26 artistas plásticos que mostrarão suas pinturas e esculturas na exposição “Arte na Fórmula 1”, com vernissage marcada para o dia 28 de outubro e que acontece até 12 de novembro, no Hotel Transamérica, em São Paulo. A mostra tem curadoria de Paulo Solaris, artista plástico conhecido pelas pinturas sobre automobilismo e, principalmente, pelos trabalhos realizados sobre Ayrton Senna. 
O ano de 2008 marca o início da atuação de Solaris como organizador de exposições de arte, já que estreou a nova função em “Sensuale”, onde 22 artistas fizeram obras com o tema sensualidade. Paulo repete a dose em “Arte na Fórmula 1” e já pensa em criar uma série de mostras coletivas sempre se tratando de um único tema. “Creio que esta é a melhor maneira de alcançar um bom resultado, pois sai da monotonia de certas exposições, que se tornam muito repetitivas e tiram totalmente o interesse das pessoas”, diz Solaris.

Em “Arte na Fórmula 1”, o desafio das pistas de corrida e da competição da Fórmula 1 passa dos pilotos para os artistas plásticos, que darão sua visão sobre o universo da velocidade abusando das linhas arrojadas, das formas inusitadas e dos grafismos intensos para reproduzir fielmente a audácia e a precisão necessárias para levar um piloto à vitória. Outro fator que faz crescer a expectativa pela exposição é a presença de 16 mulheres entre os artistas convidados, que certamente empregarão o toque e o olhar feminino em obras que têm um tema admirado, em sua maioria, pelo público masculino.

Confira os artistas que irão participar da exposição “Arte na Fórmula 1”: Adina Worcman (escultura), Anita Kaufmann (escultura), Aniz Tadeu (pintura), Carlos Borsa (pintura), Cássio Lázaro (escultura), Cecília Centurion (escultura), Eduardo Shamó (escultura), Helena Coluccini (escultura), Heloize Rosa (pintura), Luis Bayon (escultura), Luana Taylor (escultura), Marli Zweibil (escultura), Martha Farias (pintura), Nanci Marconi (pintura), Paulo Solaris (escultura), Regina Cheida (pintura), Richard Hideaki (escultura), Rubem Duailibi (escultura), Saulo Mota (pintura), Sônia Valério (pintura), Telma Ramos (pintura), Toso (escultura), Vânia Vergamini (escultura), Virgínia Sé (escultura), Vivian Marin (escultura) e Yara Miriam (escultura).


Exposição “Arte na Fórmula 1”
Curadoria: Paulo Solaris
Críticas: Oscar D’Ambrosio (Jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA - Seção Brasil).

Vernissage
Data:  terça-feira, dia 28 de Outubro
Horário: a partir das 20hs

Exposição
Data: de 29 de Outubro à 12 de Novembro
Local: Hotel Transamérica
Endereço: Av. das Nações Unidas, 18.591 – Santo Amaro – São Paulo - SP
Entrada: gratuita



Dayan Chiodo 
Ralcoh