


Uma das maiores atrações do VI Festival e Expo Brasil Off-Road, a exposição de veículos fora-de-estrada reuniu cerca de 100 exemplares vindos de várias partes do país, entre jipes antigos, viaturas militares, blindados e armamentos utilizados pelos exércitos brasileiro e americano, entre outros. Na área reservada à exposição, o público viu de perto e até mesmo tocou em veículos e objetos que até então só viviam na memória dos mais velhos e nos filmes de época mostrados na televisão. Em algumas centenas de metros dessa pequena viagem ao passado, gerações distintas das milhares de famílias presentes passearam pela História e mergulharam em um rico e emocionante capítulo das culturas automobilísticas brasileira e mundial.

Segundo o pesquisador e restaurador Ângelo Meliani, organizador da mostra, apesar da aparência e da mecânica rústicas, aquela edição do Jeep foi pioneira entre os veículos de série em recursos utilizados até hoje nos automóveis, como o sistema de junta homocinética da transmissão, extintor de incêndio e vaso de expansão para o sistema de refrigeração líquida do motor.



Outro espécime raro de anfíbio presente ao Centro de Exposições Imigrantes foi o VW Shwimmwagen, equivalente alemão do GPA. Destruídos junto com todo o armamento alemão após a derrota dos nazistas na Segunda Guerra, para o reaproveitamento do aço em propósitos mais nobres que os bélicos, atualmente existem apenas três exemplares no mundo, um deles este preservado no Brasil e exposto no VI Festival Brasil Off-Road.


No segmento dos pesados, o VI Brasil Off-Road também foi rico em diversidade. Os visitantes puderam admirar viaturas históricas como o GMC CCKW 352, destinado ao reboque de armamentos; e o caminhão auto-bomba International, pertencente ao acervo do Corpo de Bombeiros, fabricado em 1930 e carinhosamente apelidado de "Vovozinha", por causa de seu desenho típico do início do século 20.
Armamentos – Logo na entrada do pavilhão de exposições, o visitante se deparava com um herói da Segunda Guerra: o tanque de esteira M3A1 Stuart, construído nos EUA, em 1941. No interior do recinto, podiam ser vistos os blindados produzidos pela extinta indústria bélica brasileira Engesa, o EE9 6x6 Cascavel, na versão de ataque, e o protótipo do EET4 Ogun, projeto que teve apenas quatro unidades construídas.

Porém, se engana quem pensa que os tanques servem apenas para espalhar a destruição pelo mundo. Durante o VI Brasil Off-Road, o público pode conhecer e até entrar em um exemplar raríssimo do blindado Engesa EE11 6x6 Urutu, caracterizado com o branco e as iniciais da Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas). O veículo é um dos exemplares que conduziram os pentacampeões Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho durante o desfile que antecedeu a partida que ficou conhecida como o "Jogo da Paz", realizado no dia 18 de agosto de 2004, em Porto Príncipe, capital do Haiti.
O VI Festival e Expo Brasil Off-Road é organizado pela Brasil Off-Road Eventos e GBrazil Marketing, com apoio da Revista 4x4&Cia, TAM e São Paulo Visitors Bureau e a cobertura da Rede Bandeirantes de Rádio. A TAM Viagens elaborou pacotes especiais para passagens e hospedagem, para os visitantes, e de transporte dos veículos para os expositores. Mais informações sobre o VI Festival & Expo Brasil Off-Road podem ser conseguidas pelo site: http://www.brasiloffroad.com.br/.
Fotos: Wagner Göpfert / Divulgação
ReUnion Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário