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segunda-feira, outubro 26, 2009

BRASIL OFF ROAD: UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA E PELA CULTURA AUTOMOBILÍSTICA

Heróis de guerra, trabalhadores, aventureiros lendários: o Brasil Off-Road apresentou ao público a imagem familiar de velhos personagens presentes apenas na memória dos mais velhos ou nos filmes de época

Uma das maiores atrações do VI Festival e Expo Brasil Off-Road, a exposição de veículos fora-de-estrada reuniu cerca de 100 exemplares vindos de várias partes do país, entre jipes antigos, viaturas militares, blindados e armamentos utilizados pelos exércitos brasileiro e americano, entre outros. Na área reservada à exposição, o público viu de perto e até mesmo tocou em veículos e objetos que até então só viviam na memória dos mais velhos e nos filmes de época mostrados na televisão. Em algumas centenas de metros dessa pequena viagem ao passado, gerações distintas das milhares de famílias presentes passearam pela História e mergulharam em um rico e emocionante capítulo das culturas automobilísticas brasileira e mundial.
Praticamente todas as gerações do Jeep foram representadas no festival. Modelo que deu origem à paixão pelo fora de estrada – que é a razão de ser do próprio evento – o Jeep Willys MB militar presente no salão é uma unidade pertencente à primeira série produzida nos EUA, em 1942. O exemplar ostentava todos os acessórios "de série", como pá, picareta e tanque de combustível sobressalente, e até um aparelho original do primeiro sistema de rádio incorporado ao modelo.
Segundo o pesquisador e restaurador Ângelo Meliani, organizador da mostra, apesar da aparência e da mecânica rústicas, aquela edição do Jeep foi pioneira entre os veículos de série em recursos utilizados até hoje nos automóveis, como o sistema de junta homocinética da transmissão, extintor de incêndio e vaso de expansão para o sistema de refrigeração líquida do motor.
Bom dia, Vietnã! – Outro membro importante da família presente ao evento é o Jeep M606, versão militar do Jeep civil CJ3B, fabricado somente pela Kaiser (empresa norte-americana que comprou a Willys), entre os anos de 1964 e 1967. O modelo nunca foi utilizado pelas forças armadas americanas, mas acabou largamente empregado pelas Forças aliadas aos EUA na Guerra do Vietnã. Por conta disso, o M606 também se tornou um dos principais personagens de "Bom Dia Vietnã", famoso filme estrelado pelo ator Robin Williams. O modelo ficou conhecido mundialmente como High Hood (capota alta) e aqui no Brasil como "cara-de-cavalo".
O VI Festival Off-Road apresentou não só modelos fora-de-estrada, mas também alguns que dispensam até mesmo a terra firme. É o caso do anfíbio GPA, derivado do Jeep, que apesar de não tão bensucedido como o seu irmão terrestre, teve 12.778 unidades produzidas.
Outro espécime raro de anfíbio presente ao Centro de Exposições Imigrantes foi o VW Shwimmwagen, equivalente alemão do GPA. Destruídos junto com todo o armamento alemão após a derrota dos nazistas na Segunda Guerra, para o reaproveitamento do aço em propósitos mais nobres que os bélicos, atualmente existem apenas três exemplares no mundo, um deles este preservado no Brasil e exposto no VI Festival Brasil Off-Road.
A serviço da FEB – Diversos exemplares históricos empregados pelo Exército brasileiro puderam ser conhecidos no evento. Entre eles, as picapes Dodge M37 utilizadas durante a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra e semelhante à usada pelo personagem de Sylvester Stallone, em Rambo IV. As picapes Dodge 1942 e Ford F-85 (primeira produzida no país, nas versões de carga e ambulância) e a Jeep Kaiser.
No segmento dos pesados, o VI Brasil Off-Road também foi rico em diversidade. Os visitantes puderam admirar viaturas históricas como o GMC CCKW 352, destinado ao reboque de armamentos; e o caminhão auto-bomba International, pertencente ao acervo do Corpo de Bombeiros, fabricado em 1930 e carinhosamente apelidado de "Vovozinha", por causa de seu desenho típico do início do século 20.

Armamentos – Logo na entrada do pavilhão de exposições, o visitante se deparava com um herói da Segunda Guerra: o tanque de esteira M3A1 Stuart, construído nos EUA, em 1941. No interior do recinto, podiam ser vistos os blindados produzidos pela extinta indústria bélica brasileira Engesa, o EE9 6x6 Cascavel, na versão de ataque, e o protótipo do EET4 Ogun, projeto que teve apenas quatro unidades construídas.
A mostra do Exército também incluiu o canhão de 37 mm utilizado pela FEB durante a Segunda Guerra, além do obuseiro Oto Melara, de 105 mm, e do morteiro de 120 mm. Um dos maiores vilões da história recente do Homem, a bomba de napalm, inventada também na Segunda Guerra tinha uma unidade em exibição. O uso do artefato foi proibido em 1980 por uma convenção da Organização das Nações Unidas.

Porém, se engana quem pensa que os tanques servem apenas para espalhar a destruição pelo mundo. Durante o VI Brasil Off-Road, o público pode conhecer e até entrar em um exemplar raríssimo do blindado Engesa EE11 6x6 Urutu, caracterizado com o branco e as iniciais da Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas). O veículo é um dos exemplares que conduziram os pentacampeões Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho durante o desfile que antecedeu a partida que ficou conhecida como o "Jogo da Paz", realizado no dia 18 de agosto de 2004, em Porto Príncipe, capital do Haiti.

O VI Festival e Expo Brasil Off-Road é organizado pela Brasil Off-Road Eventos e GBrazil Marketing, com apoio da Revista 4x4&Cia, TAM e São Paulo Visitors Bureau e a cobertura da Rede Bandeirantes de Rádio. A TAM Viagens elaborou pacotes especiais para passagens e hospedagem, para os visitantes, e de transporte dos veículos para os expositores. Mais informações sobre o VI Festival & Expo Brasil Off-Road podem ser conseguidas pelo site: http://www.brasiloffroad.com.br/.

Fotos: Wagner Göpfert / Divulgação

ReUnion Press

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