COMPRE AGORA

sábado, outubro 31, 2009

CBA promove curso no Rio com comissário técnico da FIA


Comissários técnicos e esportivos representando todas as federações automobilísticas do Brasil participaram de um curso ministrado pelo mexicano Jorge Rodriguez ontem e hoje, no Rio de Janeiro. Arquiteto de formação e há cerca de 40 anos envolvido com o automobilismo, Rodriguez há mais de uma década desenvolve, com apoio da FIA, um programa de aperfeiçoamento de comissários técnicos e esportivos em toda a América Latina; o curso do Rio de Janeiro marcou a primeira vez que os brasileiros tiveram acesso a esse projeto e ao conhecimento desenvolvido em mais de 30 de automobilismo esportivo. Segundo Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, esse curso é o primeiro passo de uma série de atividades para incrementar o padrão brasileiro de comissários:

"O comissário Rodriguez tem larga experiência em provas automobilísticas e acompanha de perto a categoria Nascar. Em muito breve a CBA promoverá cursos semelhantes para modalidades com o kart e o rally e estou certo que o aproveitamento e o entrosamento entre professor e alunos serão igualmente excelentes."

Apesar de sua experiência em lidar com platéias estrangeiras Jorge Rodriguez declarou-se surpreso com o padrão dos cerca de 50 brasileiros – entre eles o goiano Alencar Júnior e o paulista Felipe Giaffone - que participaram do curso ministrado no Rio.

"Fiquei impressionado com o conhecimento e a receptividade dos brasileiros. Conseguimos desenvolver uma ampla troca de experiências e conhecimento que raras vezes encontrei desde que iniciei esta ação. Tenho certeza que juntos poderemos contribuir de forma marcante para melhorar o automobilismo latino-americano", comentou Rodriguez

Antes do início do curso havia o temor de problemas de comunicação com um professor estrangeiro, algo que desapareceu nos primeiros minutos de aula. Segundo Alencar Júnior, indicado pela Federação Goiana de Automobilismo, "a didática e a maneira simples como ele ilustrou os temas abordados facilitaram a compreensão das técnicas e processos que ele nos apresentou. Seu trabalho foi aprovado por unanimidade." De volta aos seus Estados, os alunos terão o papel de multiplicadores dos ensinamentos adquiridos com Rodriguez.

Para Waldner de Oliveira, enviado pela federação de Pernambuco, "o comissário Rodriguez mostrou que além de muita teoria ele também tem muita vivência no meio, o que passou muita credibilidade, além de expor detalhes interessantes. Por exemplo, precisamos considerar todas as variáveis que possam impactar um evento, desde a hora e a posição que um motorhome estaciona no paddock até possíveis conseqüências de fenômenos naturais, como uma tempestade ou um tufão."

Crédito da foto: CBA

Wagner Gonzalez
Assessor de Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo

Nenhum comentário: