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sábado, outubro 31, 2009

Pajero Full: mais forte para 2010

Modelo top da marca ganha motor diesel mais potente

Em sua quarta geração o Pajero Full tem sua trajetória marcada pelo sucesso e pela tradição vitoriosa nas principais provas off-road do mundo. Esses resultados são frutos das mais modernas tecnologias de fabricação, controle de tração e estabilidade que, desenvolvidas para enfrentar o rigor das competições, foram transferidas para o modelo de rua. O Pajero Full possui um conjunto de tecnologia único, tão "inteligente" que toma diversas decisões no sentido de preservar a integridade dos seus ocupantes nas situações mais difíceis e inusitadas.

Um SUV "que dirige" por você

A Mitsubishi Motors desenvolveu para o Pajero Full um conjunto de tecnologias chamado AWC-R (All Wheel Control + Rise), que reúne o que há de mais moderno e eficiente em termos de tecnologia ativa e passiva. Sua carroceria monobloco com chassi integrado garante grande resistência a torções nas situações extremas do off-road, proporciona melhores condições de dirigibilidade e baixos níveis de ruído interno. É importante ressaltar que a ausência do chassi tradicional proporciona aumento do vão livre do solo e diminuição da altura total do veículo. Também foi dotada do sistema Rise de deformação controlada, ou seja, ele tem uma estrutura que melhor absorve os impactos frontais ou traseiros em caso de colisão.

O sistema de subframe, conjunto das suspensões independentes da carroceria, colabora com o aumento da rigidez estrutural e contribui com a redução de peso da carroceria. Essa tecnologia também permitiu a possibilidade de se explorar ao máximo a suspensão All Purpose, independente nas quatro rodas. Na dianteira, o Pajero Full tem braços triangulares duplos com molas helicoidais e, na traseira, sistema Multilink, que se caracteriza pela notável capacidade de "copiar" o solo e manter o mais tempo possível as rodas em contato com ele. Esse conjunto de suspensões foi exaustivamente testado em várias edições do Rally Dakar.

O sistema de tração Super Select SS4-II permite a escolha de quatro modos distintos de tração: 2H (tração traseira), 4H (tração integral), 4HLc (tração integral com diferencial central bloqueado) e 4LLc (tração integral com diferencial central bloqueado e reduzida). O câmbio é o automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de cinco velocidades com sistema seqüencial Sports Mode. Ou seja, pode ser operado automaticamente ou manualmente. O INVECS-II analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de conduzir. Esses sistemas permitem 24 combinações de marchas para serem utilizadas nas mais diversas situações de ambiente urbano ou off-road.

O Pajero Full também conta com o M-ASTC (Mitsubishi Active Stability Traction Control), dispositivo que acrescenta um item na questão de segurança. Trata-se de controle de tração e estabilidade que atua a partir do momento em que detecta que alguma das rodas deixa de ter aderência. O sistema pode ser desligado por intermédio de um botão localizado no console do veículo, mas para evitar esquecimentos por parte do motorista, ao atingir a velocidade de 80 km/h, ele volta a ser acionado automaticamente. E, a partir de 40 km/h, não se consegue mais desligá-lo. Outra situação onde o M-ASTC permanece desligado é com o sistema de tração engatado em 4x4 reduzida. Esse controle ativo de estabilidade e tração auxilia o veículo a manter a trajetória correta e mais segura nas curvas, nas mudanças bruscas de direção, em pisos escorregadios ou em velocidades elevadas.


Motores mais potentes


O Mitsubishi Pajero Full chega a 2010 com uma nova e mais potente motorização diesel para as versões de três e de cinco portas. Os 200 cv a 3.750 rpm desse diesel de 3,2 litros com injeção direta Common Rail DI-D de alta pressão, além da confiabilidade presente nos propulsores da marca, possui características que o deixam mais silencioso, econômico e com menor índice de emissão de poluentes. Outra particularidade do novo motor é o fato do seu torque máximo de 49 kgf.m estar presente já a 2.000 rotações, o que garante excelentes acelerações e retomadas de velocidade e facilidade para superar obstáculos.

Para as versões equipadas com motorização gasolina; HPE de três e cinco portas ele vem equipado com o robusto V6 de 24 válvulas, com 3,8 litros, SOHC, de 250 cv a 6.000 rpm de potência e torque de 33,6 kgf.m a 2.750 rpm. Esse motor conta, ainda, com o sofisticado sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system), desenvolvido pela Mitsubishi, que atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão para aperfeiçoar seu desempenho nos mais diferentes regimes de rotação. Assegura ganho de torque e economia de combustível nas baixas rotações e gera maior potência e desempenho nas altas. Ambas as versões ― gasolina ou diesel ― passam vir com ponteira de escapamento inox.


Mitsubishi Motors - Comunicação Social
Giorgia Torello
Renata Muller

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