COMPRE AGORA

quinta-feira, outubro 29, 2009

GP2: Temporada asiática inaugura autódromo de Abu Dhabi

Luiz Razia é um dos três brasileiros que participam das primeiras provas no moderno complexo na Yas Marina

O automobilismo mundial verá no próximo final de semana (30/10 a 01/11) a inauguração de mais um grandioso palco de corridas. O suntuoso autódromo de Yas Marina, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, estreia no cenário internacional das competições em grande estilo: recebe no mesmo final de semana a última etapa da temporada 2009 do Mundial de Fórmula 1 e a primeira prova do campeonato 2009/2010 da GP2 Ásia – divisão oriental da categoria de acesso à elite do automobilismo.

O Brasil estará representado dentro da pista por três pilotos nesta inauguração: Rubens Barrichello, na Fórmula 1, Luiz Razia e Diego Nunes, na GP2. Para Razia, a prova deste fim de semana representa a primeira oportunidade de competir pela equipe vice-campeã da temporada europeia da GP2 em 2009, a Barwa Addax – que teve como um dos seus pilotos o suíço Romain Grosjean, atual piloto da equipe Renault de Fórmula 1.

"O autódromo é fantástico, uma construção impressionante”, destaca Luiz Razia, que conheceu o circuito na semana passada, quando a GP2 Ásia realizou testes coletivos na pista de Abu Dhabi. "Os testes foram positivos no sentido de que pudemos conhecer bem o circuito e coletar alguns dados importantes do carro. Mas neste final de semana, com a Fórmula 1, a pista deve mudar bastante para o nosso acerto. Ela deve ficar cada vez mais emborrachada e os tempos devem despencar”, comenta o brasileiro.

Abu Dhabi é a capital – e o maior emirado – dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. Fica a nordeste da Península Árabe e com seus 75 mil metros quadrados, representa aproximadamente 86% de todo o território dos Emirados Árabes. O autódromo de Yas Marina, por sua vez, é parte de um ambicioso projeto de expansão do país, que dispõe de cerca de 6,8 bilhões de dólares para suas obras em busca do crescimento da indústria do turismo local.

De religião muçulmana, Abu Dhabi também é reconhecido pelas leis rígidas, que devem ser obedecidas inclusive por seus visitantes. Entre outras regras, restaurantes não podem vender bebidas alcoólicas, por exemplo – e ser flagrado dirigindo embriagado corresponde a um crime tão grave quanto o tráfico de drogas. Outra postura ética que deve ser adotada pelos turistas no país é a de não comer, beber ou fumar durante o dia no período que compreende o Ramadan – período no qual os muçulmanos praticam um ritual de jejum desde a alvorada até o pôr-do-sol obedecendo a um dos pilares do Islã.

A pista que recebe Fórmula 1 e GP2 Ásia no próximo final de semana tem 5,5 km de extensão, e curiosamente pode ser dividida em duas – uma com 3,1 e outra com 2,4 km – que operam simultaneamente se for preciso realizar dois eventos ao mesmo tempo. No traçado principal, a expectativa é que os carros da Fórmula 1 superem os 350 km/h de velocidade máxima. São nove curvas para a direita e 11 para a esquerda – além de um pequeno túnel que liga os boxes de volta à pista.

As duas categorias principais do final de semana começam seus treinos na sexta-feira (30). A GP2 realiza corridas no sábado e no domingo, enquanto a prova da Fórmula 1 – marcada para o período da manhã no horário de Brasília – começará no final da tarde local e deve terminar à noite, sob a iluminação artificial do circuito. Confira os horários da GP2 e da Fórmula 1 para o Brasil no final de semana.

Sexta-feira – 30/10
GP2 Ásia – Treino livre – 4h30 às 11h
Fórmula 1 – Treino livre 1 – 7h às 8h30
GP2 Ásia – Treino classificatório – 8h55 às 9h25
Fórmula 1 – Treino livre 2 – 11h às 12h30

Sábado – 31/10
GP2 Ásia – Corrida 1 – 5h
Fórmula 1 – Treino livre 3 – 8h às 9h
Fórmula 1 - Treino classificatório – 11h

Domingo – 01/11
GP2 Ásia – Corrida 2 – 7h30
Fórmula 1 – Corrida – 11h

Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044)

Nenhum comentário: