COMPRE AGORA

sexta-feira, outubro 23, 2009

Stock Car: pilotos do "limbo” também sonham nos playoffs

Xandinho Negrão e William Starostik mantêm motivação mesmo fora da decisão

CURITIBA – Não será com o espírito de almas penadas, vagando sem rumo em meio aos 10 finalistas, que o paulista Xandinho Negrão e o paranaense William Starostik vão encarar a abertura dos playoffs decisivos da Stock Car neste domingo em Curitiba. Com os últimos cartuchos queimados há duas semanas em Campo Grande, os companheiros na Equipe Medley prometem conservar a motivação até à bandeirada da última corrida, marcada para 6 de dezembro em Interlagos.

"Ainda há muita coisa em jogo mesmo para quem ficou de fora da festa”, lembra Xandinho, estreante na categoria que chegou a ocupar a 9ª posição da classificação geral até à metade da prova no Mato Grosso do Sul, mas que acabou despencando para 12º depois de completar as 29 voltas em 10º lugar. O parceiro William Starostik cumpriu uma trajetória irregular e, com apenas cinco pontos, não tinha mais chances matemáticas desde a etapa anterior em Jacarepaguá. "Confesso que fiquei surpreso com os maus resultados. Fiz um campeonato bastante regular no ano passado e a expectativa agora era bem maior. Infelizmente, as coisas não encaixaram”, comentou.

Depois de quatro anos no automobilismo internacional, onde competiu na Fórmula GP2 e no FIA GT, Xandinho voltou ao Brasil com a meta de garantir vaga nas superfinais. "Não deu. O que acabou pesando foram os abandonos em duas corridas nas quais eu estava na zona de pontos. Eles seriam suficientes para me levar aos playoffs, mas é o tal negócio. O ‘se’ não existe e não fui o único a ter problemas”, lembrou o campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2004.

Xandinho tem agora quatro corridas para alcançar outro sonho: subir ao pódio em seu primeiro ano na mais importante categoria nacional. "Acho que venho evoluindo a cada corrida, largando e chegando consistentemente entre os 10”, analisou Xandinho, que obteve com o 4º lugar em Campo Grande a melhor posição no grid. "Além disso, temos responsabilidades com o patrocinador. Todas estas provas terão transmissão ao vivo pela TV Globo e a exposição da marca é o retorno que as empresas esperam.”

Starostik acrescenta que a última imagem é a que fica. Por isso, também pretende aproveitar as últimas etapas para aumentar seu cacife no mercado de pilotos com vistas à próxima temporada. "Quero continuar na Stock Car em 2010. Um bom desempenho nestas corridas pode me ajudar nas conversações com as equipes.”

foto: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: