COMPRE AGORA

sábado, novembro 17, 2007

* STOCK CAR: "RICARDOS" DOMINAM PRIMEIRA FILA NO RIO.

Sperafico e Maurício saem na frente na penúltima etapa; líderes vão mal

RIO DE JANEIRO – Ricardo Sperafico, da Vivanz 307 Racing, e Ricardo Maurício, da Medley, ambas equipes comandadas pelo diretor-técnico Andreas Mattheis, largarão na primeira fila da 11ª e penúltima etapa da Stock Car neste domingo no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Sperafico sairá na pole pela segunda vez na temporada e Maurício parece estar recuperando-se do mau resultado nas provas anteriores em Buenos Aires e Tarumã. Foi o melhor dos 10 finalistas dos playoffs, enquanto o líder Cacá Bueno (RC) e o vice Thiago Camilo (Vogel/Texaco) decepcionaram e partirão apenas em 16º e 15º.

Sperafico confirmou a recuperação da Vivanz 307 Racing, que superou uma fase inicial de cinco corridas sem pontuar para se transformar num dos destaques da segunda metade do calendário. Entrou na superclassificação com o 6º tempo e superou o carro da coirmã por menos de dois décimos de segundo. “Soube que perdi a pole no último trecho, mas acredito que minha volta foi perfeita e sem erros”, comentou Maurício. O companheiro de equipe não levou a mesma sorte. Queixando-se do comportamento do carro, especialmente das saídas de traseira, Marcos Gomes terminou em 24º.
Maurício comemorou discretamente o resultado, mas sabe que suas chances na prova – largada às 11 horas com transmissão ao vivo pela TV Globo – são grandes. Pole em Jacarepaguá em 2006, ele foi um dos três pilotos – junto com Sperafico e Ruben Fontes – a usar um jogo de pneus novos na superclassificação. “Acho que a má fase está ficando para trás. Depois do que aconteceu na Argentina e em Porto Alegre, sair em segundo está bom demais”, lembrou. Em Buenos Aires, Maurício saiu sozinho da pista quando liderava a corrida; em Tarumã, a equipe foi excluída dos treinos classificatórios pela troca equivocada dos pneus esquerdos traseiros dos seus carros.

Além de Maurício, o único finalista com lugar entre os 10 primeiros do grid é Rodrigo, irmão de Ricardo Sperafico. Terceiro colocado no campeonato com 242 pontos, 30 a menos que Cacá e cinco atrás de Camilo, ele viu suas chances aumentarem com o mau desempenho dos líderes. Largando em 6º, e contando com a possibilidade dos rivais se envolverem em toques no meio do pelotão de 38 carros, pode reduzir acentuadamente a vantagem dos adversários e entrar no encerramento do calendário ainda sonhando com o título. De qualquer forma, Cacá ainda pode liquidar a fatura antecipadamente caso saia de Jacarepaguá pelo menos com os mesmos 25 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: