COMPRE AGORA

quinta-feira, novembro 29, 2007

* ANTES DO CASAMENTO, MASSA LUTA PELA POLE NA GRANJA VIANA.

Piloto da Ferrari tenta sair na frente das 500 Milhas pelo terceiro ano seguido

SÃO PAULO – Felipe Massa poderá dar à noiva Raffaela um último presente antes do casamento marcado para o início da noite desta sexta-feira em São Paulo. A partir das 13 horas, o astro da Ferrari tentará conquistar a terceira pole consecutiva nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana, a prova mais aguardada e concorrida do kartismo brasileiro. Como integrante de uma das 12 equipes convidadas, Massa entrará direto no Top Qualifying reunindo 22 pilotos – os cinco primeiros dos Grupos I e II nas tomadas classificatórias também garantirão presença.

Ocupado com os preparativos para a cerimônia, Massa nem apareceu na Granja Viana ns últimos dias. “Deixei a responsabilidade para a molecada. Só vou chegar em cima da hora para a tomada classificatória e a superclassificação”, explicou. O time do ano passado foi reduzido de quatro para três integrantes e será completado por João Paulo Bertuccelli e Ruben Carrapatoso. Bertuccelli, juntamente com Massa, é remanescente da equipe vencedora da primeira edição do evento em 1997. Passou pela Fórmula Renault em 2002, mas nos últimos anos praticamente só disputou as 500 Milhas. Carrapatoso foi campeão mundial de kart em 1998 e corre atualmente na Stock Car.

O Top Qualifying será uma espécie de “revanche” da sessão classificatória do Desafio Internacional das Estrelas no sábado passado em Florianópolis. Na capital catarinense, Nelsinho Piquet foi o mais rápido e se deu melhor em um confronto de gigantes contra Michael Schumacher, Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Luciano Burti, Felipe Giaffone e Vítor Meira. À exceção do alemão, todos terão a chance de desforra diante do provável piloto da Renault na Fórmula 1 em 2008.

Um dos recordistas de quilometragem nos treinos livres, Tony Kanaan minimizou a importância da preparação para a prova. “Os motores dos treinos classificatórios e da corrida serão sorteados. A idéia da equalização e sorteio é ótima, mas sabemos que é muito difícil nivelar todos os motores. Então, passa a ser também uma questão de sorte ou azar de pegar um motor pouquinho mais ou menos forte”, analisou o piloto a Fórmula Indy, que viaja domingo depois da prova para uma bateria de testes em Miami.

Campeão em seis das 10 edições, Kanaan é o recordista de títulos das 500 Milhas da Granja Viana ao lado do amigo e parceiro Rubens Barrichello. Neste ano, os dois estarão novamente juntos em duas equipes. Com o kart nº 72, ao lado do experiente Renato Russo, hexacampeão brasileiro e provavelmente o kartista há mais tempo em atividade em todo o mundo – são mais de 30 anos no esporte. No de nº 71, Kanaan e Barrichello terão a companhia de Ricardo Zonta e Antonio Pizzonia, ex-Fórmula 1 e atualmente na Stock Car.

Nelsinho Piquet também está inscrito em duas equipes, numa delas ao lado do irmão Geraldo e do primo Rodrigo. O tricampeão Christian Fittipaldi e o bi Mário Haberfeld reforçaram o time com Vítor Meira. Surpreendentes campeões de 2006, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti e Lucas Rodrigues trouxeram o catarinense Leonardo Nienkötter, que passou pela Fórmula 3 sul-americana na década de 90 e pela Fórmula 3.000 européia no começo desta década.

A programação desta sexta-feira na Granja Viana é esta:

08h50 às 09h20 – Treinos livres (Grupo I)
09h25 às 09h55 – Treinos livres (Grupo II)

11h00 às 11h15 – Tomada de tempos (Grupo I)
11h40 às 11h55 – Tomada de tempos (Grupo II)
12h05 às 12h20 – Tomada de tempos (Convidados)

13h00 – Top Qualifying (uma volta lançada por kart)

Como novidade, as 500 Milhas da Ganja Viana poderão ser acompanhadas em tempo real pelo site oficial www.kartodromogranjaviana.com.br. Além de informações e fotos atualizadas, os internautas terão acesso aos resultados na pista de qualquer parte do mundo. O serviço estará disponível no hot site da prova.

foto: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: